UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Programa de Incentivo à Monitoria mobiliza cursos

Publicado em: 11/03/2011 às 14:50

Estudantes de Ciências Contábeis, Campus Umuarama, já começaram com as atividades

O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, fala sobre o PIM aos novos monitores
Clóvis Uliana (de azul) com professores do curso e os monitores
Professor Gervaldo Campos entrega material a um dos monitores
O Programa será realizado por onze monitores
Os monitores Darene Francieli Calegari e Flávio Augusto Valoro

Com o começo de mais um ano letivo, a Universidade Paranaense – Unipar deu início ao PIM (Programa de Incentivo à Monitoria Acadêmica) em todos os seus sete Campi. Em Umuarama, a coordenação do curso de Ciências Contábeis já começou com as atividades. A entrega do material aos novos monitores aconteceu no Núcleo de Ciências Contábeis, do Campus Tiradentes (28/02).

O PIM, estimulado pela Reitoria da Unipar, beneficia estudantes. Cada curso faz uma seleção. O selecionado, normalmente o que consegue as melhores notas, recebe a incumbência de ajudar os colegas a eliminar dúvidas. As vantagens vêm em dose dupla: ao mesmo tempo em que promove a cooperação acadêmica entre alunos, professores e Instituição, o Programa colabora para despertar no monitor o interesse pela carreira docente.

A coordenação de Ciências Contábeis selecionou 11 monitores. Um deles, Flávio Augusto Valoro, vai monitorar os colegas do terceiro ano na disciplina de Controladoria e Orçamento Empresarial. “É uma oportunidade de recapitular, reforçar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, também, um ótimo preparo para quem pretende ser professor, que é o meu caso”, comenta orgulhoso.

Darene Francieli Calegari está participando pela segunda vez e concorda com o colega: “Está sendo uma experiência única. Não sabia que tinha o dom de ensinar e descobri durante o Programa. É uma troca; ao mesmo tempo em que ensino, também aprendo”.

As monitorias estão programadas para os sábados, das 8h às 12h. O grupo será supervisionado pelos professores Gervaldo Campos, Izabel Gozer, Adriano Rodrigues e Régio Toesca. “O Programa é uma iniciativa importante porque melhora o processo ensino aprendizagem e traz diversos benefícios. Cria-se uma discussão entre colegas e, assim, os alunos ficam mais à vontade para tirar as dúvidas”, afirma Campos.

O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, diz que é importante ressaltar, para os monitores, que a experiência passa a ser um diferencial no currículo, contando pontos na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Fizemos questão de frisar esta vantagem, que é valorizada pelos nossos monitores por serem alunos dedicados e conscientes. Todos sabem que irão agregar mais conhecimento dos conteúdos e das experiências em atividades técnicas, didáticas e cientificas das disciplinas componentes da matriz curricular”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 11h28 às 17h48
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031