UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Educação Física retoma atividades de pesquisa e extensão

Publicado em: 09/03/2011 às 17:19

Avaliações na Associação de Futebol da Amerios e Projeto Viva Mais movimentam começo do ano letivo

 Na AFA, estudantes realizam avaliações nos atletas
 Na AFA, estudantes realizam avaliações nos atletas
 Na AFA, estudantes realizam avaliações nos atletas
Na praça, o grupo distribuiu o ‘Agitol’ e orientou sobre exercícios físicos
Na praça, o grupo distribuiu o ‘Agitol’ e orientou sobre exercícios físicos
Na praça, o grupo distribuiu o ‘Agitol’ e orientou sobre exercícios físicos

O ano letivo da Universidade Paranaense – Unipar começou com força total e agitado. Os cursos já se mobilizam e dão início às atividades e projetos. No curso de Educação Física, Campus Umuarama, não foi diferente. Sob coordenação do professor doutor Hélcio Gonçalves, os estudantes já deram o ‘ponta pé’ inicial em dois projetos de pesquisa e extensão.

‘Determinação das intensidades de atividades desenvolvidas em programas de exercícios físicos realizados por adultos e jovens atletas, fatores de risco e características dos programas’ é um deles e conta com a participação de estudantes do Pic (Programa de Iniciação Científica), Pibic (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica) e Pebic (Programa Externo de Bolsa de Iniciação Científica).

O objetivo do projeto é determinar a condição física de atletas para que os treinamentos possam ser prescritos de acordo com o resultado das avaliações realizadas. Neste começo de ano, a atividade foi aplicada na equipe de Futebol AFA (Associação de Futebol da Amerios), no intuito de estabelecer parâmetros para o grupo começar com os treinos.

Os estudantes realizaram testes antropométricos e motores, que determinaram aspectos ligados à composição corporal, variáveis de flexibilidade, força, velocidade, agilidade e resistência, entre outros. “Devem acontecer ainda mais duas avaliações, sendo que uma delas antecede as competições do campeonato de futebol”, explica o professor.

“A próxima etapa será reunir a equipe para a apresentação e explicação dos resultados. Pois, com isso, esperamos que os atletas, além de conhecer seus resultados também se conscientizem da importância de se dedicarem ao máximo neste período de preparação”, emenda. As atividades do projeto de extensão Viva Mais – Agita Umuarama também já foram retomadas no mês passado. Com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e o Sesc, os estudantes promoveram trabalhos na Praça Miguel Rossafa: “Atendemos mais de cem pessoas com distribuição do ‘Agitol’ e orientações sobre exercícios físicos”, informa o professor, ressaltando que a atividade consolida os conhecimentos adquiridos no curso. Segundo ele, mais atividades estão previstas para os próximos dias em diferentes locais da cidade.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h