UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Professora é convidada pelo MEC para compor equipe que desenvolve projeto do ensino fundamental

Publicado em: 06/01/2011 às 11:00

Silvia Sucupira Sarto é um dos quatorze profissionais escolhidos em todo o Brasil. A docente também irá coordenar o componente curricular ‘Educação Física’

Equipe na primeira reunião em Brasília: objetivo foi iniciar o documento
Em Belo Horizonte: Silvia Sucupira (de azul) ladeada pelas professoras Nilma, Edna e Aricélia

A coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, professora Silvia Sucupira Sarto está eufórica com sua mais nova conquista: ela foi uma das convidadas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para compor a equipe que irá desenvolver o projeto ‘Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental’.

Através do projeto será elaborado o documento ‘Expectativas de aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano)’. “De acordo com a nova legislação que regulamenta a educação no país, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação – (MEC), Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares (DCOCEB), Coordenação geral de Ensino Fundamental (COEF) e Secretaria de Educação Básica (SEB), constituiu uma equipe de pesquisadores e professores especialistas na área da educação de todo país para elaborar este documento”, explica a professora.

Segundo a docente, foram convidados quatorze profissionais: dois para cada componente curricular que compreendem as áreas de Linguagem (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física), Ciência da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). A professora também foi designada pelo MEC para coordenar o componente curricular ‘Educação Física’.

“Este convite é um reflexo da seriedade com que a Unipar potencializa a educação, pois o público alvo deste projeto serão os gestores e professores das redes estaduais e municipais de educação básica do Brasil”, comenta.

Ela ainda pôde convidar outros docentes para compor sua equipe de trabalho. Lucyelena Amaral Picelli, Solmara Castelo Branco de Oliveira, Fábio Massamitsu Sakata, Jeferson Alves Ferreira e Diva Elrich foram os escolhidos.

A primeira reunião do projeto já foi realizada em Brasília, para elaboração da primeira versão do documento. “Integrar esta comissão é uma honra, pois temos a possibilidade de discutir e colaborar para a construção de um documento que norteará o processo de evolução educacional do país. Representei a Educação Física de todo o país e, é uma grande honra, visto que, é a primeira vez que uma universidade particular participa de um grupo de trabalho do MEC, no desenvolvimento de documentos”, ressalta Silvia.

Seminário em Belo Horizonte

Em novembro, a professora Silvia Sucupira Sarto participou do I Seminário Nacional Currículo em Movimento: Perspectivas Atuais, realizado em Belo Horizonte/MG. Segundo ela, o encontro teve como objetivo propiciar maior integração entre a pesquisa educacional e as práticas escolares.

“Neste encontro foram discutidos as contribuições recentes da produção das diferentes áreas do conhecimento no campo da educação escolar”, informa.

No evento estiveram presentes, representando o MEC, os professores Carlos Simões Artexes, Edna Martins Borges (coordenadora geral do ensino fundamental), Aricélia do Nascimento (assessora pedagógica do ensino fundamental) e Maria Eveline Pinheiro Villar de Queiroz (coordenadora do ensino médio).

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h