UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes se destacam e chegam a final estadual do Desafio Sebrae 2010

Publicado em: 29/12/2010 às 15:55

Equipe ficou em quinto lugar no Estado. Em sua décima primeira edição, jogo virtual propôs como tema o setor de fabricação de instrumentos musicais

Professor Leonardo e os estudantes Rayane, Camila, Paulo e Tiago  na final estadual do Desafio

Quatro estudantes da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama fizeram bonito na 11ª edição do Desafio Sebrae 2010. O grupo mostrou que entrou pra valer na graduação e pretende aproveitar ao máximo as chances e os novos desafios ofertados.

Ewerton Leandro, do 4º ano de Educação Física, Paulo Celso de Brito Júnior, Rayane Marcossi Garret e Tiago Barroso Marquezini, do 2º ano de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, acompanhados da estudante do 2º ano de Tecnologia Ambiental da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Camila de Castro Mozena Cavalcante, superaram as etapas iniciais e chegaram à final estadual do Desafio, realizado na Mansão Palhano, em Londrina (em 10/11).

O evento reuniu as vinte equipes finalistas de todo o Estado, professores, coordenadores de cursos universitários e outros representantes da comunidade acadêmica. Orientada pelo professor Leonardo Delgado, do curso de Comunicação Social, a equipe, nomeada ‘SDV’, teve a missão de gerenciar uma empresa fabricante de instrumentos musicais.

O desempenho e a visão empreendedora levou os futuros profissionais longe. Juntos, eles conquistaram o quinto lugar na final estadual. “O Desafio com toda certeza é um ponto muito grandioso na formação de qualquer estudante, não importa o curso, o que vale ressaltar é que a iniciativa torna qualquer universitário um empreendedor”, comenta o representante da equipe, Paulo Celso de Brito Júnior. E ressalta: “O mercado tem que ser totalmente analisado; as estratégias devem ser pensadas e bem estudas, pois qualquer deslize faz com que suas vendas caiam e automaticamente sua pontuação no jogo também”.

Para o professor Leonardo Delgado, “o desempenho e dedicação de cada um durante todo o jogo foi muito bom”. Ele afirma, ainda, que é de extrema importância o aluno participar de atividades como esta, porque ele consegue desenvolver conhecimentos teóricos na prática.

“O Desafio Sebrae proporciona isso; eles se tornam gestores de uma empresa e, quanto mais participam, mais conhecimentos adquirem. Pois vivenciam situações que não são aplicadas em sala de aula”.

O Jogo

Considerado o maior jogo de empreendedorismo do mundo, é promovido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A proposta, segundo dados do Desafio, é disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes, difundir conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolver a capacidade gerencial para conduzir pequenos e médios negócios.

Dividido em cinco fases, o desafio consiste em etapas virtuais (três) presenciais (duas). Nas três primeiras, as equipes divididas em chaves jogam via internet, competindo com participantes de seu Estado. Os classificados enfrentam então as presenciais, semifinal nacional e final nacional, onde a estrutura do jogo muda, sendo adotado o regime de imersão. Este ano, a final nacional aconteceu em Recife/PE (entre 3 a 6/12). Na décima primeira edição, o Desafio Sebrae propôs como tema o setor de fabricação de instrumentos musicais. O objetivo é promover a gestão empreendedora junto ao público universitário, de onde surgirão os futuros profissionais e empresários deste setor. Os participantes devem tomar decisões que compreendem os setores de recepção, desenvolvimento de produtos, gestão de produção, recursos humanos, design, sala de reunião da diretoria e oficina. Todas as atividades e decisões realizadas pelas equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado são avaliadas por meio de um software de gerenciamento. As decisões são comparadas com as dos concorrentes e resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, tais pontuações são acumuladas e utilizadas para gerar o ranking. Os vencedores da final nacional ganharam uma viagem de dez dias na Europa para conhecer o centro de referência mundial em empreendedorismo. Recorde no Paraná O número de inscritos no Estado para o Desafio Sebrae 2010, mais uma vez, superou as expectativas. Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná registrou recorde de inscrições; foram 21.196 universitários. Segundo dados do Desafio, o Estado ficou na frente em números absolutos de outros estados brasileiros com populações universitárias maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Sistemas de Informática, Engenharia da Produção, Agronomia, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental foram os cursos com maior índice de participações. O desafio é promovido em sete países sul-americanos: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai, além do Brasil

Redes sociais>