UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Toledo: Imigração paraguaia é tema de dissertação

Publicado em: 06/12/2010 às 16:45

Defendida pela professora Marta Fiorentin em programa de mestrado desenvolvido entre Universidade Federal do Paraná e Unipar, o estudo se concentra nas relações culturais e materiais entre os brasileiros radicados no Paraguai e o povo daquele país

Marta Schneider Fiorentin ladeada pelos professores José Roberto Portela, Valdir Gregory e Antônio Cesar Santos

‘A Experiência da Imigração de Agricultores Brasileiros no Paraguai (1970-2010)’ foi o tema da dissertação defendida pela professora Marta Schneider Fiorentin, da Universidade Paranaense – Unipar, CampusToledo. Durante o mestrado de História, a docente estudou as relações entre agricultores brasileiros radicados no Paraguai e a sociedade paraguaia.

O curso é realizado na Unipar em parceria com a Universidade Federal do Paraná dentro do programa Minter (Mestrado Interinstitucional). As aulas foram ministradas no Campus de Francisco Beltrão. De acordo com a professora, a pesquisa proporcionou uma análise das interações, adaptações, conflitos e ideologias como elemento de identidade e síntese dos brasiguaios.

“Concluí que, além das mudanças do espaço no qual os brasileiros são os agentes da modernização, como o crescimento da produção de soja no país, percebe-se também as transformações no campo da cultura imaterial. Evidenciam-se no cruzamento das duas culturas, características da construção e reconstrução de identidades e alteridades”.

O mestrado foi realizado sob orientação do professor doutor da UFPR, Antônio Cesar Santos. A professora acrescenta que o trabalho foi uma experiência que contribuiu para o crescimento de sua carreira de docente e pesquisadora. “Trabalhei com história oral e, ao dar voz às fontes, concluí que é preciso abrir o campo de análise sobre as questões dos brasiguaios”.

O curso terminou em novembro e 14 mestrandos defenderam as dissertações. O coordenador, professor Carlos Antonio Bonamigo, ressalta a importância desta parceria com a UFPR. “A Unipar conquistou a confiança de uma das maiores universidades do país e o curso é um sucesso”.

O coordenador destaca ainda que o mestrado é pioneiro na região e fortalece o desenvolvimento intelectual da comunidade. “O conteúdo, a metodologia e as pesquisas fazem do curso um campo de conhecimento que proporciona capacidade de análise, de crítica e, sobretudo, qualidade no desempenho do ensino e pesquisa”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h