UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Curso de Psicologia desenvolve ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo

Publicado em: 01/10/2021 às 10:00

Nas redes sociais do curso estão sendo publicados semanalmente conteúdos sobre a campanha

Ações desenvolvidas durante o Setembro Amarelo pelos alunos da Unipar.

O dia 10 de setembro é considerado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio, e por esta razão, durante o mês de setembro é realizada a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, conhecida nacionalmente como Setembro Amarelo.

Neste ano, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, através de disciplinas e projetos de extensão, envolveu seus acadêmicos no desenvolvimento de ações que abrangem toda a comunidade interna e externa da instituição.

Nas redes sociais do curso estão sendo publicados semanalmente conteúdos sobre a campanha, desenvolvidos pelo 4º ano de graduação e pelo projeto de extensão “Ações Extramuros”.

Além disso, o 3º ano do curso desenvolveu cartazes e bilhetes com mensagens de carinho e esperança, que foram distribuídos pela instituição, envolvendo alunos dos outros cursos.

A equipe do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) também desenvolveu algumas ações voltadas às comunidades interna e externa da universidade, bem como realizou palestra em um município da região acerca desta temática.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Taíse Signorini, o objetivo maior dessas ações é levar informações responsáveis acerca do tema, prevenir e promover saúde mental em diferentes espaços, com diferentes públicos. “Estas ações podem auxiliar as pessoas a procurarem por ajuda e a conhecerem os serviços disponíveis, além de combater o estigma associado ao tema”, enfatizou.

Serviço

Quem precisar de ajuda pode contar com alguns serviços de apoio disponíveis na rede pública de saúde como: UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e CVV (Centro de Valorização da Vida), com ligações gratuitas em todo o território nacional, através do número 188. O CPA também atende a comunidade com agendamento prévio.

Redes sociais>