UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Atendimento odontológico na Apae beneficia mais de 300 alunos

Publicado em: 13/09/2021 às 14:00

Serviços incluem restaurações, raspagem periodontal, extrações dentárias, entre outros

Momento da escovação com os alunos da Apae e acompanhamento dos acadêmicos da Unipar.
Os acadêmicos de Odontologia supervisionados realizam os procedimentos no consultório odontológico da Apae.
Atendimento humanizado para garantir saúde bucal aos alunos da entidade.

Uma parceria entre o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) beneficia os assistidos pela entidade desde 2016, com tratamentos odontológicos e prevenção em saúde bucal.

São mais de 300 alunos entre crianças, jovens e adultos. Há um consultório odontológico no local e com a supervisão técnica mantida pela Unipar, são feitos atendimentos e orientações, a fim de promover hábitos saudáveis e ações preventivas.

“Principalmente quando tratamos pacientes portadores de necessidades especiais, os quais apresentam, em sua maioria, dificuldades em aspectos motores, cognitivos e de aceitação dos tratamentos odontológicos convencionais, tornam-se fundamentais as ações voltadas à educação e à prevenção em saúde bucal”, comenta a cirurgiã-dentista e responsável técnica Heloisa Werlang. 

Durante a semana, os acadêmicos de Odontologia supervisionados realizam os procedimentos no consultório odontológico da Apae. Os serviços incluem restaurações, raspagem periodontal, extrações dentárias, entre outros, além do encaminhamento dos pacientes que necessitam de atendimentos mais complexos e de especialidades para a clínica Odontológica da Unipar e aos hospitais.

O consultório odontológico da Apae está passando por adequações e melhorias em sua estrutura física com reformas viabilizadas pela atual diretoria da entidade e demais apoiadores.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia, professor Fabrício Abel Paganini, os atendimentos preconizam garantir ações preventivas implementadas no objetivo do estágio profissional, como ações educativas, palestras e atividades lúdicas. “Todo este trabalho inclui ações preventivas baseadas nas orientações, motivação, evidenciação de biofilme dental e exercícios de escovação supervisionada com os alunos, para prevenção da cárie e promoção de saúde bucal”. Conforme disse, os estágios mantidos pela Unipar reforçam um padrão de formação consistente e que os prepara o futuro profissional no mercado de trabalho real.

Redes sociais>