UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Professora da Unipar é homenageada em São Paulo pela OAB

Publicado em: 08/06/2021 às 09:00

Láurea ‘Luana Barbosa’ foi entregue durante Congresso Internacional de Direito da Diversidade

Láurea ‘Luana Barbosa’
Congresso Internacional de Direito da Diversidade

No último dia 2, a professora do mestrado em Direito Processual e Cidadania e dos cursos de graduação de Direito e Medicina da Universidade Paranaense – Unipar, Dra. Tereza Rodrigues Vieira, foi a primeira homenageada com a láurea ‘Luana Barbos’, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Paulo, durante o 4° Congresso Internacional de Direito da Diversidade - o maior evento do gênero já realizado no Brasil. O congresso terá duração de 30 dias, com transmissão on-line via YouTube.

Participam do evento figuras públicas, especialistas, deputados, vereadores, militantes, representantes de organizações sociais, movimentos coletivos em defesa de direitos e entidades representativas das minorias.

A OAB São Paulo elegeu alguns profissionais do Direito no país e no mundo para homenagear o trabalho desenvolvido nas últimas décadas, demonstrando o compromisso com a defesa das minorias vulneráveis.

Além da Dra. Tereza Vieira, durante a realização do Congresso também receberão a mesma homenagem, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso, a jurista Maria Berenice Dias, a cantora Daniela Mercury e a Ministra da Suprema Corte da Califórnia, Victoria Kolakowski.

O objetivo da organização do evento é romper com o preconceito e promover o enfrentamento da discriminação por meio do conhecimento, levantando temas atuais e relevantes pertinentes a cada uma das siglas representadas por LGBTQIAP+ (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e mulheres trans, homens trans, pessoas não-binárias e queer, intersexo, assexuais, pansexuais e outros).  

A professora ainda palestrou acerca do tema ‘Pessoas Transgêneros: lutas, conquistas e novos desafios’.

E ao receber a homenagem, agradeceu o reconhecimento em conceder-lhe tamanha honraria e tributo. “Essa homenagem vem coroar um trabalho pioneiro desenvolvido desde a defesa do meu doutorado na PUC-SP, em 1995. Realizei pesquisas para a minha tese, com uma bolsa do governo brasileiro em 14 países europeus, quando morei em Paris. Munida de muito material encontrado nas livrarias e bibliotecas dos cursos de Direito, Medicina, Ciências Sociais voltei para o Brasil cheia de energia para escrever um trabalho que beneficiasse a sociedade e, principalmente, que fizesse diferença na vida das minorias vulneráveis. Vi que valeu a pena”.

Dra. Tereza ainda destacou a Unipar como um espaço importante para o seu trabalho. “Na UNIPAR eu sempre tive liberdade de cátedra para trabalhar os temas relativos às minorias religiosas, sexuais, étnicas e sociais, seja em pesquisas ou docência.  Posso dizer que me sinto feliz com as lutas e conquistas, mas ainda tenho muitos desafios, os quais pretendo enfrentar com o apoio dos meus alunos e colegas”, finalizou.

Luana Barbosa

Luana Barbosa dos Reis, uma mulher brasileira, negra e lésbica que foi assassinada durante uma violenta abordagem da Polícia Militar, em Ribeirão Preto-SP.

Redes sociais>