UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

De aluno a professor: a trajetória de Geraldo Scramin Neto na Unipar

Publicado em: 24/03/2021 às 14:00

Atualmente, ele é docente e coordenador na Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte

Geraldo Scramin Neto, egresso e, atualmente, docente da Unipar.
Geraldo leciona as disciplinas de ciência política, pesquisa jurídica. direito processual civil, direito de família e sucessões.

Definir qual profissão seguir pode não ser uma escolha fácil. Às vezes, não é possível enxergar as infinitas possibilidades de atuação em determinada área. Outras vezes a escolha se faz por meio de questões pessoais, como foi o caso do egresso do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, Geraldo Scramin Neto.

O ingresso na Unipar ocorreu em 2009 e a decisão pelo curso de Direito se deu, como ele mesmo diz, “por questões da vida”. O que Geraldo não esperava era que havia um leque de possibilidades que o mundo jurídico poderia oferecer.

Geraldo lembra o quanto os projetos de pesquisa e extensão foram importantes durante o período da graduação “Funcionou muito bem tem participado, desde o início, de Projetos de Extensão e ainda mais, de Projeto de Pesquisa, especificamente o PIC, com os consequentes Encontros Científicos. As atividades me aproximaram dos professores, da coordenação, e da própria Instituição de Ensino, além, de outras tantas outras pessoas fora do ambiente acadêmico. ”

O último ano da graduação foi marcado por conquistas importantes: o Trabalho de Conclusão do Curso, a aprovação no Exame da Ordem no último ano e o ingresso em seu primeiro estágio prático-profissional.

Após estar formado veio a aprovação no processo seletivo para ser responsável técnico no SAJUG ” foi uma experiência única em minha vida, e logicamente, minha porta de entrada profissional na Unipar/Cianorte. Passei nas provas seletivas para Mestrado da UEL e da UNIPAR... optei pela “minha casa” e pelo excelente programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania.” lembra Geraldo.

O mundo jurídico é uma caixa de surpresas e foi uma dessas que levou o Geraldo às salas de aula. Ele lembra que o começo foi com medo, mas a vocação o escolheu “lá se vão alguns anos como professor, essa minha nova profissão/vocação que me escolheu, aliás, com o impulso de meus sempre presentes professores de toda vida.

E é justamente com nossos alunos, do primeiro ao último ano, das aulas teóricas e práticas, dos estágios simulado e real, que eu fui aprendendo e me dando conta de quanto eu ainda precisava crescer pessoal e profissionalmente. Tenho feito isso a cada ano letivo que inicio e com muito orgulho”.

Atualmente, Geraldo leciona as disciplinas de ciência política, pesquisa jurídica, direito processual civil, direito de família e sucessões e é professor de estágio simulado e real. Ele lembra que mesmo com a docência não deixou de lado o advogar.

“ É uma função essencial à justiça e que exerce verdadeira simbiose com a docência; uma acresce à outra; e isso me ajuda em minha carreira como professor-advogado. Nossa vida é um misto de desafios e conquistas. Para tanto, me permito continuar advogando, lecionando na graduação e pós-graduação, a fim de atingir meus tantos outros sonhos e metas, que ainda e sempre, irão mover a minha vida, planejamentos e ações! ”

 

Redes sociais>