Você está aqui: Graduação > Publicidade e Propaganda de Umuarama
Publicidade e Propaganda
Descrição
Um profissional completo
O curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda da Unipar prepara você para ter uma ampla visão do processo comunicativo integrado ao marketing, fazendo de você um profissional completo e com tudo para se destacar no mercado. Dentre as habilidades que você vai desenvolver estão: criatividade, visão estratégica, capacidade de criar soluções e medir resultados, domínio de ferramentas de comunicação e novas tecnologias, empreendedorismo e ainda habilidades de gestão e inovação. Como publicitário, você será capaz de realizar planejamentos de campanhas, pesquisas, análises de comportamento do consumidor, planos de mídia, fotografia, criação, incluindo redação e direção de arte, e produção de peças publicitárias em quaisquer meios, como rádio, tv, revista e internet.
Um amplo mercado esperando por você
O mercado para um profissional de comunicação é um dos mais extensos e abertos. Você poderá atuar em agências de publicidade, veículos de comunicação, produtoras de som, cinema e vídeo, agências promocionais e de eventos, webagências, institutos de pesquisa, empresas de consultoria ou ainda integrando departamentos de marketing em qualquer tipo de organização, onde você terá a oportunidade de gerenciar a comunicação de marcas, produtos e serviços.
Por que escolher a Unipar
-
Matriz curricular moderna e dinâmica;
-
Práticas pedagógicas de acordo com a realidade do mercado regional e nacional;
-
Realização de atividades e eventos culturais que desenvolvem a criatividade, a prática, e incentivam você na busca pelo conhecimento;
-
Professores com grande experiência e vivência prática;
-
Laboratórios equipados com a mesma tecnologia que você vai encontrar no mercado de trabalho.
Infraestrutura diferenciada
A Unipar oferece uma estrutura completa com equipamentos de última geração, para que você possa aproveitar ao máximo todo o conteúdo aprendido em sala e fazer da Universidade um verdadeiro estágio para a vida profissional. Inclui modernos Laboratórios de Fotografia, Áudio, Vídeo, e ainda a Rádio Universitária Paranaense, onde você participa da criação e realização de diversos programas que ajudam a comunidade. Na Unipar você também vai encontrar a Agência Experimental de Propaganda, que permite viver na prática o atendimento a diversas empresas.
Informações Gerais
COORDENADOR(A) | Rodrigo Oliva |
---|---|
TITULAÇÃO | Bacharel em Comunicação Social |
MODALIDADE | Presencial |
PERÍODO | Noturno |
DURAÇÃO MÁXIMA | 06 anos |
DURAÇÃO MÍNIMA | 04 anos |
CARGA HORÁRIA | 3240 h/a |
LOCAL | Umuarama - Campus III |
comunsocial-umu@unipar.br |
Objetivo geral
O Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. CNE/CES n.º 16, de 13 de março de 2002, tem como objetivo geral:
Formar publicitários com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área da Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.
Objetivo específico
-
Oportunizar o crescimento integral do ser humano;
-
Proporcionar a fundamentação teórica em comunicação, psicologia, sociologia, administração, realidade política e cultural brasileira, história e arte;
-
Proporcionar a fundamentação teórica e prática em Publicidade e Propaganda;
-
Possibilitar ao educando o contato com novas tecnologias em comunicação;
-
Possibilitar ao educando o domínio das diferentes linguagens comunicacionais;
-
Fornecer o conhecimento da realidade, dos fenômenos e do sistema de comunicação, permitindo assim, a análise e interpretação da evolução social e dos sistemas sociais e produtivos;
-
Proporcionar o conhecimento das técnicas de comunicação e suas linguagens de operação através da prática em laboratórios e estúdios;
-
Oferecer estrutura humana, técnica e material para a prática em laboratório e estúdios;
-
Despertar para a reflexão ética sobre a ação do homem em sua estrutura de valores;
-
Contribuir com a profissionalização do mercado publicitário local e regional;
-
Formar profissionais capacitados para atender as exigências do mercado;
-
Contribuir para a formação de uma cultura de comunicação entre os empresários locais e regionais;
-
Desenvolver projetos de extensão e pesquisa que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Perfil do egresso
O Egresso do cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 2.º, da Resolução CNE/CES n.º 16, de 13/03/2002, deve ser assegurado, no perfil do formando egresso, a busca:
-
Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
-
Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
-
Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design, e de assessoria publicitária de informação.
Competências e Habilidades
Assim, o Curso de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades:
-
Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;
-
Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos, etc;
-
Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;
-
Conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;
-
Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;
-
Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;
-
Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;
-
Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
-
Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;
-
Identificar a responsabilidade s ocial da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;
-
Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e a propaganda.
Mercado de trabalho
Para o profissional de Publicidade e Propaganda, o campo de trabalho é bastante amplo, pois pode abarcar desde as áreas empresarias em seus diversos departamentos, como as agências de publicidade, propriamente ditas.
O comunicador publicitário atua como peça-chave na elaboração de soluções estratégicas nas campanhas de comunicação de todos os segmentos da sociedade.
A produção de materiais publicitários para serem veiculados nos meios de comunicação exige planejamento, pesquisa, criatividade e conhecimento teórico. Esses são domínios que um profissional de publicidade e propaganda possui.
Ambientes
- Laboratório de Informática lV
- Laboratório de Informática 1
- Laboratório de Informática X
- Anfiteatro Central
- Audiovisual I
- Audiovisual II
- Biblioteca do Campus III
- Estúdio de TV
- Laboratório de Fotografia
- Laboratório de Video e Audio
- Rádio Universitária
- Secretaria Acadêmica Setorial - 1B
- Agência Experimental de Propaganda
- UP-TV Televisão Universitária
- Audiovisual A
- Audiovisual E