Você está aqui: Graduação > Engenharia Elétrica de Paranavaí
Engenharia Elétrica
Descrição
DESCRIÇÃO
O profissional Engenheiro Eletricista atua de forma generalista e reflexiva no setor de telecomunicações e no projeto e dimensionamento para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Na UNIPAR, esse profissional irá desenvolver habilidades com base em conhecimentos teóricos e práticos, adquirindo atribuições em projeto, instalação, manutenção e operação de sistemas elétricos, eletrônicos, de automação, instrumentação e microeletrônica. A nossa metodologia de ensino e aprendizagem é centrada no aluno, baseada em projetos práticos e desenvolve profissionais que solucionam problemas reais. Trabalho em equipe, design, empreendedorismo e aprendizagem contínua também estão presentes durante todo o curso. Nos dois primeiros anos, no Ciclo Básico, os alunos de engenharia estudam juntos. Nas demais séries começos alunos começam a ter disciplina do ciclo específico e profissionalizante.
POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?
- Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
- Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
- Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
- Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
- Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
- Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
- Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
- Ensino baseado em problemas reais da profissão;
- Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
- Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
- Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
- Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
- Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação.
INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA
Os ambientes do curso de Engenharia Elétrica da Unipar são estruturados para proporcionar o aprendizado prático, reforçando os principais elementos vistos durante as disciplinas do curso. A estrutura diferenciada proporciona a aprendizagem em áreas como programação e simulação numérica, desenho técnico 2D e 3D, práticas em eletricidade e eletrônica analógica, práticas em painéis de controle e sistemas. Além disso, conta com a avançada tecnologia de ensino e aprendizagem da plataforma Google for Education, amparado pelas ferramentas como G-mail e Google Drive com espaço ilimitado, ferramentas como Google Planilhas, Documentos e Apresentação, que permitem a realização de atividades em grupo de forma dinâmica, entre outras ferramentas para impulsionar o aprendizado. Confira você mesmo em https://edu.google.com/intl/pt-BR/
AMBIENTES
- Biblioteca
- Salas de aula
- Sala de atendimento acadêmico
- Laboratório de Química
- Laboratório de Física
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Desenho Técnico
- Laboratório de Mecânica dos Fluídos
- Laboratório de Automação
- Laboratório de Eletrônica Digital e Analógica
Informações Gerais
COORDENADOR(A) | Núcleo de Engenharia III |
---|---|
TITULAÇÃO | Bacharel |
MODALIDADE | Semipresencial |
PERÍODO | Noturno |
DURAÇÃO MÁXIMA | 8 anos |
DURAÇÃO MÍNIMA | 5 anos |
CARGA HORÁRIA | 4320 h/a |
MENSALIDADE ATUAL | R$ 943,00 |
LOCAL | Paranavaí - Campus I |
Objetivo geral
Formação de profissionais qualificados nos âmbitos: tecnológico, científico e intelectual, capacitados a atender às diversas solicitações profissionais nos segmentos de telecomunicações, produção, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, colaborando para o desenvolvimento racional e sustentável da sociedade e do ambiente.
Objetivo específico
O curso de Engenharia Elétrica visa a formação técnica com caráter humanístico e reflexivo, levando sempre em consideração os fatores sociais e ambientais, a fim de atuar de forma competente nas áreas de sua formação, seja elas na elaboração de procedimentos técnicos, estudos de viabilidade econômica, relatórios técnicos científicos; no projeto e coordenação de equipes de trabalho; ou na identificação e solução de problemas relacionados a área do Engenheiro Eletricista.
Perfil do egresso
O Engenheiro Eletricista possui formação generalista, e atua em projetos, aperfeiçoamento, implementação e manutenção de sistemas envolvidos no processamento de energia elétrica e de informação, na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Dentro desses aspectos, o profissional desenvolve competências para atuar com especificação de materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos e de potência. Em suas atividades aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera máquinas e sistemas elétricos, de instrumentação, de proteção contra descargas elétricas e de iluminação, tudo isso levando em conta aspectos econômicas, sociais e ambientais. Atua também na coordenação e supervisão de equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica, estudos de viabilidade técnico-econômica, fontes alternativas e renováveis de energia, além do melhor aproveitamento energético. Pode também atuar de forma autônoma.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para a Engenharia Elétrica é amplo e com perspectiva de crescimento, podendo o profissional atuar em indústria de geração e distribuição de energia, como hidrelétricas, parque eólicos e usinas termelétricas e de biomassa. Também atua no setor de transformação de produtos ao consumidor, como em indústrias de alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, açúcar e álcool. Possui campo de trabalho em serviços de telecomunicação, como na produção de dados digitais para geração de imagem e transmissão de dados. Além disso, pode atuar no campo do ensino e da pesquisa, de forma a criar e analisar experimentos e ensaios, ou ainda trabalhar de forma autônoma.