Curso Evento em Umuarama

MARCOS JOSE ALVES DE LIMA

marcosdelima@prof.unipar.br

Informações

O Projeto Inovação, Atualidades e Conhecimentos Transversais - Aprendendo com Filmes, tem seu enfoque no Desenvolvimento humano, Desenvolvimento regional e urbano, questões ambientais, no empreendedorismo e trabalho.

Tem como alvo o público interno e externo da UNIPAR, pois traz discussões e reflexões importantes para desenvolvimento pessoal e tomada de decisões na carreira e no trabalho.

Tem por indicadores a Valorização da Diversidade, Valorização do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Responsabilidade Social.

Utilizar obras cinematográficas como recurso para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula ou para sensibilizar os alunos tem sido bastante utilizado e é notoriamente válido. No entanto, é importante vincular os alunos aos objetivos explícitos ou implícitos naquele roteiro para evitar dispersão e desinteresse.
Para Reis e Strohschoen (2018) apud Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEEMG: 2016) explicam que o cinema não apenas para lazer, mas que também constitui-se uma importante fonte de conhecimento e reflexão. também atribuem o conceito de ferramenta, base e material de suporte para conteúdos curriculares, extracurriculares, interdisciplinares.

Segundo Lovato et al.(2018) o conhecimento é construído quando o estudante interage com os conteúdos - ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando, resultando em aprendizagem ativa, norteada por metodologias ativas, nesse sentido, o projeto propõe extrapolar
a aprendizagem com um recurso acessível - os FILMES, bem como discutir questões de Consumo e Consumismo, de Comportamento, Moda, Meio-ambiente, Marketing, Moda, Empreendedorismo, questões étnico-raciais.
Outro aspecto que reforça o uso deste recurso ou ferramenta é o que está indicado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mais especificamente no parágrafo 8º do Artigo 26, está escrito que a exibição de filmes de produção nacional se constitui componente curricular complementar que deverá estar integrado à proposta pedagógica da escola (Brasil, 1996). A Lei enfatiza que a exibição de filmes de produção nacional é obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais. Todavia, apesar da ênfase da LDB apoiar-se em produções nacionais, o presente projeto não privilegia o cinema nacional visto a escassez de títulos que possam ser vinculados aos conteúdos propostos.
Alguns filmes como “Bonequinha de Luxo” e “Josi e as gatinhas” abordarão a temática de marketing “merchandising” e como ele impacta as decisões de compra e posicionamentos de consumidores.
Outros filmes serão arrolados para propor a discussão sobre outras temáticas.

Como OBJETIVO GERAL deseja-se Proporcionar Aprendizagem por meio de filmes, abordando o aluno com roteiros que levem a reflexão sobre inovação, temas da atualidade e conhecimentos transversais.

Deseja-se também fortalecer no alunado da UNIPAR a importância da reflexão sobre suas práticas no exercício profissional, destacando assuntos curriculares, extracurriculares.
Apresentar a Comunidade Externa, seja ela qual for, a oportunidade de ter acesso a obras cinematográficas que educam de maneira lúdica sobre assuntos que são relevantes na vida pessoal e profissional.

AO PARTICIPAR DO PROJETO VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER E ASSISTIR 5 FILMES, RESPONDENDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS.

O PRAZO DE CONCLUIR O PROJETO É ATÉ O DIA 05 DE NOVEMBRO.

QUALQUER DÚVIDA,

Entre em contato com o Professor Marcos Lima - marcosdelima@prof.unipar.br

Paralelamente se desenvolverá a produção de artigos resultantes da pesquisa bibliográfica e das observações participativa.