Curso Evento em Umuarama

LUIS IRAJA NOGUEIRA DE SA JUNIOR

iraja@prof.unipar.br

Informações

O Responsável pelo projeto é o professor Luís Irajá Nogueira de Sá Júnior, podendo ser encontrado pelo fone 44-36212839 ou email iraja@prof.unipar.br.

O presente projeto é de suma importância para o desenvolvimento técnico profissional do acadêmico de direito, pois o mesmo proporcionará a integração entre a sala de aula, atendimento a clientes e a sala de audiências fazendo com que o acadêmico, possuidor do conhecimento sobre o direito material, visualize na prática sua aplicação. Observe-se, também, que o profissional quanto mais bem preparado, mais irá contribuir para a valorização da profissão de advogado. Ressalta-se que o presente irá trazer benefícios para a sociedade, pois fará com que o aluno recém formado tenha maior segurança na sua atuação profissional. Terão acesso ao SAJUG, pessoas carentes, cujo conceito de carência deverá ser interpretado de forma ampla, nele se contendo todo aquele que não tenha condições de efetuar o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, sem ter seus rendimentos atingidos, de forma a prejudicar-lhe a alimentação, saúde, trabalho, habitação, segurança social, transporte coletivo e educação. Ainda, face às incontáveis dificuldades existentes no cárcere, necessário se faz o estudo do homem preso e o seu habitat, em seus aspectos jurídicos e também sociais, promovendo o desapego aos preconceitos e também a motivação à pesquisa no fenômeno que o encarcerado representa para a sociedade. Não fosse somente a justificativa acadêmica, há uma outra relevante, qual seja, a solução dos problemas advindos do cárcere, através da obtenção de informações processuais e sociais, e ao final, a propositura dos benefícios cabíveis para cada caso. Verifica-se também que quanto aos problemas dos idosos, internos de asilo, a falta de documentos pessoais impede a identificação do cidadão, tornando-se um problema para o exercício da cidadania, bem como, faz com que os mesmos sejam impedidos de pleitear junto ao órgão previdenciário os benefícios a que têm direito e este projeto tem como proposta também, viabilizar aos internos a expedição de documentos e a concessão de benefícios, além de fornecer às entidades assistenciais assessoria jurídica. O presente projeto justifica-se de forma fundamental para resgatar a importância dos princípios fundamentais expressos pela Lei; amparar aos menos favorecidos o acesso à Justiça; resgatar a cidadania. Tal projeto evidencia-se os operadores do Direito junto à comunidade carente, preenchendo a responsabilidade social apregoado como um dos princípios norteadores em vigência no País. O atendimento ao público é realizado na sede do Sajug - Serviço de Assistência Judiciária Gratuita da Unipar, nos sete Campi da Unipar, de segunda a sexta-feira, no seguinte horário: das 9:00 hs às 11:00 hs e das 14:00 hs às 16:00 hs.