OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Serviços  >  Centro de Informações de Medicamentos - CIM

Centro de Informações de Medicamentos - CIM

Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) são definidos como unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna, constituindo uma ótima estratégia para atender necessidades particulares de informação. Para isso, contam com fontes de informação sobre medicamentos apropriadas e com profissionais especialmente capacitados que geram informação independente e pertinente às solicitações formuladas ou à necessidade que se identifique.

Projeto de extensão da UNIPAR do curso de Farmácia em parceria com o Instituto Nossa Senhora Aparecida de Umuarama, o CIM foi fundado em 16 de Agosto de 1996. É um local que reúne, analisa e fornece informações sobre medicamentos, visando o seu uso racional, está orientado a fornecer informações e assessoramento científico e técnico a todos os interessados, tanto profissionais de saúde como a comunidade em geral, principalmente no intuito de coibir a automedicação.

Informação e Assessoramento

• Fornecer aos profissionais da área da saúde informação técnico-científica imparcial atualizada, objetiva e oportuna sobre medicamentos;

• Apoiar a prática profissional e cooperar com o processo de inserção do farmacêutico na equipe de saúde;

• Fornecer informação e assessoramento para a instituição à qual estiver vinculado e as suas comissões técnico-científicas;

• Fornecer informação mediante informes técnicos, pareceres ou suporte documental a órgãos do Estado, quando solicitado, para fundamentar decisões a respeito do medicamento;

• Fornecer informação e assessoramento sobre medicamentos ás instituições que fizerem solicitação;

• Fornecer informação de caráter orientador e educativo ao paciente sobre aspectos específicos relacionados com seu tratamento.

Pesquisa

• Executar, participar ou cooperar com programas de farmacoepidemiologia e especial os programas de farmacovigilância;

• Participar de programas de investigação relacionados com o consumo e utilização de medicamentos que se desenvolvam no País;

• Usar as estatísticas do CIM e dos programas de vigilância para fazer alertas aos profissionais de saúde, à população, às instituições em geral e ao Ministério da Saúde.

Prazo de resposta

• O prazo dependerá da complexidade da pergunta, da demanda de solicitações e de outros eventos em que o CIM esteja participando;

• Solicitações envolvendo um paciente específico terão prioridade na resposta;

• A maior parte das solicitações têm sido respondidas em até 24 horas após seu recebimento.

Uso das Informações

• O papel do CIM é fornecer informações confiáveis, atualizadas e independentes sobre medicamentos, porém, o usuário do serviço é que tomará a decisão final sobre como proceder perante o problema apresentado;

• Os medicamentos devem ser utilizados rigorosamente dentro das recomendações estabelecidas por seus fabricantes.

Condições

Serão atendidas apenas as solicitações de informação que observarem as seguintes regras:

•Devem ser específicas, objetivas e relacionadas com medicamentos (dentro das áreas de farmacologia e terapêutica);

• Devem conter informações detalhadas sobre o medicamento que está sendo utilizado (ex: nome comercial, nome genérico, via de administração, concentração, forma farmacêutica);

• Devem conter informações detalhadas sobre o paciente que está utilizando o medicamento (ex: diagnóstico, idade, peso, altura, outros problemas de saúde, histórico de problemas relacionados ao uso de medicamentos).

Não serão respondidas questões sobre os seguintes temas:

• Questões de concursos públicos;

• Questões para trabalhos acadêmicos;

• Preços de medicamentos;

Aline Oliveira Duque

Farmacêutica Generalista pela UNIPAR

Pós Graduanda em Farmacologia Aplicada a Clínica e a Terapêutica pela UNIPAR

Marina Gimenes

Professora de Farmácia Hospitalar, Deontologia e Saúde Pública – UNIPAR

Conselheira CRF/PR

Mestre em Biociência Aplicada a Farmácia pela UEM/Maringá

Segunda a Sexta-feira das 07h30min às 11h30min

Rua Guadiana, 4095, Centro. Umuarama – Pr.

Email: cimunipar@hotmail.com

Histórico

Criado pela Universidade Paranaense - UNIPAR, em parceria com o Hospital Nossa Aparecida, em 16 de agosto de 1996. Foi o terceiro projeto brasileiro a ser implantado. Pelo Convênio, a UNIPAR disponibiliza os estagiários e acesso à Internet. Os acadêmicos utilizam ainda toda a estrutura física do Serviço de Farmácia Hospitalar.

Beneficiários

População de Umuarama e região.

Atendimento Médio/Mês: 100 alunos e aproximadamente 40 orientações.