Você está aqui: Serviços > Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (PIBIA)
Serviços
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (PIBIA)
Objetivos do Programa:
- Estimular a formação de grupos artísticos que possam representar a instituição em diversos eventos, otimizando a orientação e participação de estudantes na montagem de espetáculos;
- Despertar a vocação artística e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos institucionais, introduzindo o jovem universitário no domínio do método artístico, suas linguagens e formas;
- Proporcionar ao bolsista orientado por coordenador capacitado, aprendizagem de técnicas artísticas, bem como estimular o desenvolvimento de pensar artisticamente e da criatividade, decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de montagem de espetáculos;
- Qualificar quadros para os projetos de solidificação de grupos artísticos mantidos pela instituição;
- Contribuir para diminuição as disparidades regionais na distribuição da competência cultural do país e;
- Disseminar as informações obtidas pelos bolsistas, através de ações sócio-culturais previstas nos projetos de arte e cultura.
Beneficiários
- Receber certificado de participação do Programa de Iniciação Artística – PIBIA/UNIPAR, com carga-horária proporcional à vigência da Bolsa, desde que integralmente cumprida.
- Bolsa no valor estabelecido pela Reitoria e DEGCD, durante os meses de vigência do projeto, conforme Edital do ano.
- Participação em atividades de aprendizagem técnica e de treinamento na área artística de sua opção, orientadas por coordenador capacitado, em ambientes específicos.
REQUISITOS DO ACADÊMICO
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UNIPAR, exceto na última série.
- Não ter sido reprovado em qualquer disciplina ou série/período (Não estar cumprindo dependência no ano em que estiver recebendo a bolsa).
- Não estar em débito com a Tesouraria da UNIPAR.
- Possuir disponibilidade de 06 (seis) horas semanais para o desenvolvimento do projeto artístico apresentado, além da disponibilidade para o cumprimento das horas destinadas à pesquisa, encontros, ensaios e/ou apresentações solicitadas e para deslocamentos em excursões que implicam apresentações em outros municípios.
- Não manter qualquer vínculo empregatício ou estágio remunerado que ultrapasse 20h/semanais.
- Possuir habilidades artísticas necessárias para o desenvolvimento do projeto, seja: Teatro, Música/Canto e/ou Dança, a serem verificadas em testes práticos.
- Preencher e protocolar o formulário de inscrição dentro do prazo regulamentado pelo edital.
- Apresentação dos documentos exigidos em edital.