UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Saúde Coletiva

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Saúde Coletiva

Carga Horária:

375 horas

Investimento:

20 parcelas de
R$ 340,00 - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

  • Instrumentalizar profissionais da área de saúde para a realização de ações atenção primária em saúde, visando às redes de atenção a saúde.
  • Discutir e reconhecer a prática do profissional de saúde no modo de pensar saúde como um fenômeno social fundamentado na proteção e defesa dos direitos humanos e suas relações com a qualidade de vida dos grupos humanos nas diferentes faixas do ciclo vital, bem como suas relações com o Sistema Único de Saúde.

    Específico(s):

  • Estimular reflexão sobre a temática Atenção Primária à Saúde de qualidade e resolutiva;
  • Propor ao especializando a utilização de instrumentos para intervenção no processo saúde/doença;
  • Analisar o campo da saúde coletiva enquanto espaço de produção de saberes e práticas em referência à saúde como fenômeno social;
  • Identificar a organização do setor saúde no Brasil através das diretrizes organizacionais e políticas de saúde;
  • Ressaltar a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, considerando o empoderamento dos atores sociais envolvidos;
  • Desenvolver competências técnicas científicas para o trabalho em saúde nos serviços de Atenção Primária de Saúde, com foco no trabalho interdisciplinar.

Público alvo

Profissionais formados em: O curso destina-se a profissionais portadores de diploma de curso superior na área da saúde como: enfermeiro, médico, biomédico, farmacêutico, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, gestores públicos e demais profissionais com formação na área da saúde que atuam ou pretendem atuar na atenção primária em saúde.

Área

Ciências da Saúde

Disciplinas

Nome Carga horária
Acolhimento e Classificação de Risco 30 horas

Acolhimento e Classificação de Risco

Politica Nacional de Humanização: Princípios e diretrizes. Acolhimento. Gestão participativa e cogestão. Ambiência. Clinica Ampliada e Compartilhada. Valorização do trabalhador. Classificação de risco: objetivos, processo de classificação, critérios de classificação, avaliação, classificação conforme prioridade e fluxogramas.

Educação em Saúde e Práticas Educativas 30 horas

Educação em Saúde e Práticas Educativas

Instrumentalizar os profissionais da Saúde, para o desenvolvimento do processo educativo problematizador, em especial, na inclusão do componente educativo, no planejamento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde no Sistema Único de Saúde.

Ética e Bioética em Saúde 15 horas

Ética e Bioética em Saúde

O conceito de ética, moral e bioética. O ser humano e os seus direitos na condição de indivíduo sadio e/ou doente. As diversas situações que exigirão criticidade, reflexão e por vezes tomada de decisão. A dignidade da pessoa humana e a promoção do bem e da vida. Estudos fundamentais da ética, bioética, sigilo e postura profissional. A humanização nos serviços de saúde pública.

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional na Atenção Primária a Saúde 15 horas

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional na Atenção Primária a Saúde

Abordagem da Psicologia nas Organizações; Conceito, fundamentos e elementos de comportamento organizacional. Demandas da contemporaneidade: globalização, multiculturalismo, diversidade e complexidade. Diversidade: igualdade de oportunidades, diferenças individuais, discriminação e preconceito nas organizações. Contrato psicológico e motivação: a transformação do potencial em atitudes; as diferenças individuais e a satisfação das necessidades; a importância da motivação no grupo. Temas emergentes em comportamento organizacional (uso abusivo da tecnologia virtual, compulsões e adições, etc.). Conflito organizacional, interequipes e interpessoal e as formas de lidar com conflitos.

Matriciamento na Atenção Primária em Saúde 30 horas

Matriciamento na Atenção Primária em Saúde

O conceito de ética, moral e bioética. O ser humano e os seus direitos na condição de indivíduo sadio e/ou doente. As diversas situações que exigirão criticidade, reflexão e por vezes tomada de decisão. A dignidade da pessoa humana e a promoção do bem e da vida. Estudos fundamentais da ética, bioética, sigilo e postura profissional. A humanização nos serviços de saúde pública.

Metodologia da Pesquisa 30 horas

Metodologia da Pesquisa

A origem da ciência moderna. Principais referenciais teórico-metodológico no campo das ciências humanas e da saúde. A construção do projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa em saúde. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Aspectos Éticos da Pesquisa envolvendo seres humanos.

Modelos Conceituais de Saúde 15 horas

Modelos Conceituais de Saúde

Os modelos conceituais de saúde: Modelo biomédico. Modelo processual. Modelo sistêmico. Modelo mágico-religioso e Modelo de determinação social da doença.

O Sistema Único de Saúde e as Vigilâncias do campo da saúde: construção e estruturação 30 horas

O Sistema Único de Saúde e as Vigilâncias do campo da saúde: construção e estruturação

As vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde do trabalhador e ambiental do ponto de vista das suas definições legais. Vigilâncias do campo da saúde: caracterização e processo de trabalho. Estruturação das vigilâncias do campo da saúde no nível nacional.

Políticas Públicas de Saúde no Brasil e o Sistema Único de Saúde 30 horas

Políticas Públicas de Saúde no Brasil e o Sistema Único de Saúde

Políticas de Saúde ao longo da história. Sistema Único de Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Determinantes do processo Saúde doença. Aspectos da história das políticas de saúde no Brasil, tendo como principal eixo de análise o direito à saúde. Origens e marcos legais/normativos para a conformação do sistema. Fatores estruturais e conjunturais que condicionam a política de saúde desde o início dos anos 90. Os avanços e dificuldades enfrentadas para a implantação do SUS.

Processo Saúde-Doença e Perfis Epidemiológicos no Brasil 30 horas

Processo Saúde-Doença e Perfis Epidemiológicos no Brasil

O processo saúde-doença e o cuidado. As diferentes concepções do processo saúde-doença. Perfis epidemiológicos no Brasil. A saúde e a doença como processos complexos, inerentes à reprodução da vida, e os diferentes marcos conceituais propostos. As principais características da crise da saúde na atualidade.

Programas e Estratégias na Atenção Primária a Saúde. 30 horas

Programas e Estratégias na Atenção Primária a Saúde.

Abordar os Programas atuais desenvolvidos na Atenção Básica e suas estratégias. PSE. ESF. PMAQ. NASF. Rede Cegonha.

Promoção de Saúde na Atenção Primária 30 horas

Promoção de Saúde na Atenção Primária

O Sistema Único de Saúde (SUS) e a Atenção Primária em Saúde (APS), a organização da rede de serviços, formas de organização e operacionalização da APS organização serviços de saúde, compreensão da complexidade dos fenômenos organizacionais em saúde. Avanços e desafios do SUS na promoção da saúde, refletir sobre conceitos e práticas da promoção da saúde nos serviços de saúde.

Redes de Atenção Primária a Saúde: historicidade e definições de conceitos 30 horas

Redes de Atenção Primária a Saúde: historicidade e definições de conceitos

Sistemas de saúde e sistemas de proteção social: o surgimento dos sistemas de saúde. As redes de atenção à saúde: histórico, conceitos e atributos. Organizando redes de atenção à saúde: perfis assistenciais, articulação entre níveis e organização de linhas de cuidado. Planejamento e os mecanismos de gestão de redes.

Sistema de informação em saúde e os instrumentos de gestão nas redes de atenção primária à saúde 30 horas

Sistema de informação em saúde e os instrumentos de gestão nas redes de atenção primária à saúde

Conceituação, diferenciação de dados e informação. Sistemas Nacionais de Informação. Aplicabilidade no uso das informações no processo de decisão-ação nos serviços de saúde. Atributos para a gestão de redes de atenção à saúde. Os instrumentos para a gestão de redes de atenção. Os indicadores para o monitoramento das redes de atenção à saúde.  A importância dos indicadores de qualidade da atenção à saúde para a avaliação das redes de atenção à saúde.

Carga horário total: 375 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Ana Cristina Geiss Casarolli Mestre
Anália Fiorini Ogura Mestre
Claudia Silveira Vieira Doutora
Debora Tatiane Feiber Girardello Especialista
Eder Luiz dos Santos Especialista
Gilson Fernandes da Silva Mestre
Iara Agnes Bach Especialista
Luciana Osório Cavalli Mestre
Maristela Salete Maraschin Mestre
Monique Farber Especialista
Rosa Maria Rodrigues Doutora
Rubens Griep Mestre
Sebastião Caldeira Doutor

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 25/08/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Início do curso

01 de Setembro de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 340,00 (trezentos e quarenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 272,00 (duzentos e setenta e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 289,00 (duzentos e oitenta e nove reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 272,00 (duzentos e setenta e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 306,00 (trezentos e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cascavel

Coordenador

Gilson Fernandes da Silva

Fale com Gilson Fernandes da Silva

Redes sociais