UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Psicologia e Políticas Públicas

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Psicologia e Políticas Públicas

Carga Horária:

380 horas

Investimento:

20 parcelas de
R$ 430,00 - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Objetivos:

  • O Curso de Especialização em Psicologia e Políticas Públicas assume como objetivo formar profissionais psicólogos (as) e de áreas afins mais qualificados para a atuação nas Políticas Públicas, instrumentalizando-os teórico e tecnicamente para problematizar a dimensão social e política da Psicologia.
  • Possibilitar a historicização, compreensão, problematização e estudo dos princípios de legislações que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as políticas educacionais e outras políticas;
  • Capacitar e instrumentalizar psicólogos (as) para desenvolver projetos e intervenções que visam colaborar com a construção de Políticas Públicas.
  • Promover o aprimoramento profissional, apoiando teórica e tecnicamente os profissionais sobre as diversas possibilidades de atuação do (a) psicólogo (a) na área das Políticas Públicas;

Público alvo

Profissionais formados em: Psicologia, Terapia ocupacional, Educação física, Assistência social, Pedagogia e áreas afins.

Área

Psicologia

Disciplinas

Nome Carga horária
Atuação do(a) psicólogo(a) escolar: instituição, família e escola 15 horas

Atuação do(a) psicólogo(a) escolar: instituição, família e escola

A escola, origem e função social. Relações: instituição, escola, família e psicólogo (a). Fracasso escolar. Necessidades de intervenção.

Educação em Direitos Humanos 15 horas

Educação em Direitos Humanos

Configuração histórica dos direitos humanos na contemporaneidade. Concepções dos Direitos Individuais e Coletivos. Concepção Integral/Multidimensional dos Direitos Humanos. Direitos humanos, meio ambiente e a prática psicológica. A violação dos direitos humanos e a relação com a produção de sofrimento mental.

Ética profissional 15 horas

Ética profissional

Ética: história e fundamentos. A Ética profissional nos diferentes contextos de atuação do(a) psicólogo(a)

Gestão de políticas, projetos e programas sociais 15 horas

Gestão de políticas, projetos e programas sociais

Gestão Social: princípios e diretrizes para a sua aplicação. A identificação das ferramentas de gestão utilizadas no processo de trabalho para a efetivação de direitos. Participação efetiva do cidadão nos processos de planejamento, implementação e avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais. O projeto social como instrumento de intervenção profissional.

Introdução à Psicologia nas Políticas Públicas 15 horas

Introdução à Psicologia nas Políticas Públicas

Introdução ao programa de Pós-graduação e normas do curso; Conceituar Estado, direitos, políticas sociais e políticas públicas. Estudo das macro políticas em diferentes áreas, legislação e programas em políticas públicas sociais, bem como dos mecanismos de controle social e participação. Análise e historicização da relação Psicologia e Políticas Públicas.

Metodologia da Pesquisa em Psicologia 15 horas

Metodologia da Pesquisa em Psicologia

Paradigmas de pesquisa em Psicologias contemporâneas. Abordagens teórico-metodológicas, projetos de pesquisa e produção do conhecimento científico. Orientações sobre elaboração de artigo científico.

Políticas da Cultura 15 horas

Políticas da Cultura

O processo criativo e a concepção de cultura como uma visão psicossocial. Políticas culturais como suporte para educação, redução de violência, saúde, entre outros. Capacitação profissional, criação, produção, circulação e financiamento da cultura dirigidas a diferentes públicos ou segmentos culturais.

Políticas da Educação Inclusiva 15 horas

Políticas da Educação Inclusiva

Políticas públicas para a Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade a escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologias assistidas. Panorama geral de atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais.

Políticas da infância e adolescência 15 horas

Políticas da infância e adolescência

Psicologia, Estado e Políticas públicas. Evolução na legislação e mudanças institucionais relativas à proteção da infância e adolescência. Instituições, programas, experiências e políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Políticas de álcool e drogas 15 horas

Políticas de álcool e drogas

Política de Álcool e outras drogas: princípios, diretrizes e normativas. A organização do processo de trabalho nos pontos de atenção a Rede Psicossocial. Política de redução de danos. Acolhimento. Abordagem e manejo. Vinculação da clientela.

Políticas de atenção ao idoso 15 horas

Políticas de atenção ao idoso

Conceitos e fundamentos sobre o envelhecimento da sociedade. Políticas Públicas voltadas aos idosos, os mitos em relação à velhice, a legislação social (Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso). Estudo dos temas relacionados ao envelhecimento psicológico (identidade, personalidade, afetividade, intimidade, memória, sexualidade, luto, viuvez e socialização grupal na velhice). Possibilidades de intervenção em diversos contextos de atuação do(a) psicólogo(a).

Políticas de Saúde Mental 15 horas

Políticas de Saúde Mental

Políticas de Saúde mental. Saúde mental, reforma psiquiátrica e atenção psicossocial. Intervenção em saúde mental nos diversos níveis: primário, secundário e terciário. Matriciamento, projeto terapêutico singular e trabalho com grupos.

Políticas Públicas da Educação: fundamentos e intervenções 30 horas

Políticas Públicas da Educação: fundamentos e intervenções

Princípios e fundamentos das políticas educacionais. As políticas educacionais contemporâneas, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Atuação do(a) psicólogo(a) no contexto escolar.

Políticas Públicas da Saúde: fundamentos e intervenções 30 horas

Políticas Públicas da Saúde: fundamentos e intervenções

Psicologia e políticas de saúde do SUS. Intersetorialidade e determinantes de saúde e doença. Campos de atuação do(a) psicólogo(a) no SUS. Avaliação, análise, intervenção, aplicação e elaboração de políticas públicas de saúde, a partir de contextos específicos.

Políticas públicas do SUAS: fundamentos e intervenções do (a) psicólogo (a) 30 horas

Políticas públicas do SUAS: fundamentos e intervenções do (a) psicólogo (a)

Princípios e fundamentos do SUAS. A atuação interdisciplinar no campo da política pública de Assistência Social. Estratégias metodológicas contextualizadas e comprometidas com a realidade concreta vivenciada pela população atendida.

Políticas Públicas e interseccionalidades: Gênero e sexualidades 15 horas

Políticas Públicas e interseccionalidades: Gênero e sexualidades

Conceituações teóricas pós-estruturalistas e pós-coloniais sobre gêneros e sexualidades; Políticas da mulher e para sexualidades em diversos contextos. Promoção, elaboração e intervenção de políticas integrais para sexualidades e gêneros.

Políticas Públicas e interseccionalidades: Raça/Etnia 15 horas

Políticas Públicas e interseccionalidades: Raça/Etnia

As interseccionalidades e processos de subjetivação. Etnocentrismo e seus reflexos nas instituições públicas. Minorias raciais e comunidade. Perspectivas descolonizadoras. Atuação do (a) psicólogo (a) nas Políticas Públicas frente às demandas das minorias raciais/étnicas.

Psicologia da Família 15 horas

Psicologia da Família

Família: natureza e cultura. Estudos sobre a família contemporânea. Papéis sociais e relações de gênero. Casamento - a lógica da fusão e da individualização. Apoios simbólicos sociais e funções parentais. Filiação e parentalidade no contexto contemporâneo.

Psicologia e análise institucional 15 horas

Psicologia e análise institucional

Estratégias de análise e problematização das instituições. tomando por base os referenciais do movimento institucionalista no Brasil, priorizando-se referenciais da Análise Institucional Francesa e possíveis articulações desta com os estudos de Michel Foucault no que se relaciona à desnaturalização das práticas. A transformação das instituições a partir das práticas e discursos dos sujeitos.

Seminários 20 horas

Seminários

Apresentação dos trabalhos finais produzidos pelos alunos e supervisionados pelos professores supervisores.

Trabalho e equipes multiprofissionais 15 horas

Trabalho e equipes multiprofissionais

Fundamentos da atuação multiprofissional; Equipes multiprofissionais, interdisciplinares e transdisciplinares. Metodologias de atuação de equipes multidisciplinares; Estudo e problematização da relação entre Políticas Públicas e atuação multiprofissional.

Trabalho e processos grupais 15 horas

Trabalho e processos grupais

Fundamentos básicos da formação de grupos. Os grupos e sua dinâmica: organização, funcionamento e mudanças. A comunicação e seus problemas. Percepção de si e do outro. As intervenções em grupos e técnicas de dinâmica de grupo. Aplicação de técnicas orientadas.

Carga horário total: 380 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Alayde Maria Pinto Digiovanni – professora convidada Doutora
Aline Ariana Alcantara Anacleto Marchesan Doutora
Camila Cuencas Funari Mendes e Silva – professora convidada Mestre
Clarice Regina Catelan Ferreira Mestre
Claudia Lopes Perpétuo Mestre
Claudia Maio Antonelli Especialista
Claudia Regina Magnabosco Martins – professora convidada Doutora
Danielle Jardim Barreto Doutora
Flávia Fernandes de Carvalhes – professora convidada Doutora
Helder Lima Gussi - professor convidado Doutor
José Alexandre de Lucca – professor convidado Doutor
Karina Ambrozio – professora convidada Especialista
Kátia Alexandra dos Santos– professora convidada Doutora
Lara Hauser dos Santos Nepomuceno - – professora convidada Mestre
Leonardo Lemos de Souza – professor convidado Doutor
Marcos Leandro Kiplan - professor convidado Doutor
Molise de Bem Magnabosco – professora convidada Mestre
Paulo Caldas Ribeiro Ramon – professor convidado Mestre
Rafael Siqueira de Guimarães – professor convidado Doutor
Ruth T. Ap. Piveta – professora convidada Mestre
Tânia Marques Cardoso – professora convidada Mestre
Tatiane Pecoraro Mestre
Thaís Cristina Gutstein Nazar Mestre
Thaís Cristina Gutstein Nazar Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 05/08/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

11 de Agosto de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quizenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 12:00 e das 13:00 as 18:00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 344,00 (trezentos e quarenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 365,50 (trezentos e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 344,00 (trezentos e quarenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 387,00 (trezentos e oitenta e sete reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Francisco Beltrão

Coordenador

Tatiane Pecoraro

Fale com Tatiane Pecoraro

Redes sociais