UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Projeto Arquitetônico e Tecnologias

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Projeto Arquitetônico e Tecnologias

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 375,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Objetivo Geral:

 

  • Apresentar parâmetros, procedimentos técnicos e metodológicos que contribuam à qualificação do edifício com eficiência projetual e executiva, e nesse cenário valorizar as formas de aprendizagem que levem à autonomia intelectual e à iniciativa de manter-se atualizado no mercado de trabalho.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Otimizar e racionalizar o exercício projetual a partir das seguintes ações:
  • Estruturar o conhecimento processual e analítico do edifício de pré-projeto ao espaço construído. Avaliar com método próprio o desempenho dos edifícios em Pré-Projeto (APP) e em Avaliação Pós-Ocupação (APO);
  • Discutir a ética e legislação do exercício profissional, compreender os direitos urbanísticos e imobiliários;
  • Promover as atualizações tecnológicas em estruturas de madeira, aço e concreto;
  • Incentivar as práticas empreendedoras, o planejamento executivo, orçamento e prevenção de patologias construtivas.
  • Aplicar os procedimentos projetuais e aferidores do conforto ambiental e da eficiência térmica, acústica e luminotécnica.

Público alvo

  • Profissionais formados em: Arquitetos e urbanistas, engenheiros e outros diplomados de nível superior com interesse em se especializar na área de , visando à prática do projeto voltado à qualidade de vida. Salienta-se que de acordo com a lei Federal nº. 5.194/66, as atribuições profissionais não sofrem acréscimos em função de Pós-Graduação, isto é, no sistema CONFEA/CREAs/CAU as atribuições profissionais são dadas de acordo com o curso de graduação.

Área

Engenharias Arquitetura e Urbanismo

Disciplinas

Nome Carga horária
Aspectos Sócio Culturais Na Concepção Arquitetônica. 15 horas

Aspectos Sócio Culturais Na Concepção Arquitetônica.

A materialização cultural no patrimônio edificado, traços históricos, sociológicos, culturais e econômicos na formação e desenvolvimento regional. Métodos de investigação para inserção do edifício no tecido urbano.

Conforto e Eficiência Térmica, Acústica e Luminotécnica. 45 horas

Conforto e Eficiência Térmica, Acústica e Luminotécnica.

Adequação da qualidade acústica do ambiente construído. Princípios de acústica para concepção, a organização e o dimensionamento do ambiente construído (projeto bioclimático). Desempenho acústico de componentes construtivos para qualificação do espaço. Qualidade e normativas da acústica em edificações.

Conforto lumínico: níveis de iluminação, relação luz/cor/trabalho. Princípios da iluminação artificial e seus efeitos na concepção dos espaços do projeto arquitetônico. Novas tecnologias de iluminação de baixo gasto energético. Elementos da automação para iluminação.

Arquitetura bioclimática. Desempenho térmico de paredes, coberturas e janelas. Proteções solares. Ventilação: ventilação de inverno e verão, mecanismos de ventilação. Novos materiais e novas tecnologias aplicadas ao projeto. Elementos de automação. Adequação da qualidade acústica do ambiente construído. Princípios de acústica para concepção, a organização e o dimensionamento do ambiente construído (projeto bioclimático). Desempenho acústico de componentes construtivos para qualificação do espaço. Qualidade e normativas da acústica em edificações. 

Empreendedorismo. 15 horas

Empreendedorismo.

Conceitos de empreendedorismo. Criatrividade, invenção e inovação na atividade profissional em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Estruturas de Aço. 15 horas

Estruturas de Aço.

Estruturas de Aço: Aspectos gerais e campo de aplicação das estruturas de aço. Fundamentos sobre projetos estruturais em aço.

Estruturas Em Madeira. 15 horas

Estruturas Em Madeira.

Técnicas inovadoras em sistemas estruturais em madeira de reflorestamento, madeira roliça e laminar. Propriedades de resistência e rigidez de peças roliças de eucalipto e de pinus, sistemas de classe de uso e métodos de tratamento da madeira a fim de garantir sua durabilidade, os tipos de ligações usuais entre os elementos estruturais, e tipos de sistemas estruturais e construtivos. Projetos e obras construídas no Brasil e no exterior utilizando peças roliças como exemplos de projetos de arquitetura e de engenharia, com ênfase no potencial da utilização do material como uma alternativa sustentável para a construção civil.

Ética e Legislação. 15 horas

Ética e Legislação.

Fundamentos.  Conduta.  Obrigações e responsabilidades. Cidadania e organização profissional. Profissão do arquiteto e urbanista. Codificação ética da profissão. Legislação profissional.  Atribuições. Exercício profissional e controle.

Habitação Coletiva: Tipologias E Tecnologias Inovadoras. 30 horas

Habitação Coletiva: Tipologias E Tecnologias Inovadoras.

A produção de habitação coletiva, aspectos quantitativos e qualitativos, estudos tipológicos, a contextualização urbana, aspectos físicos, ambientais e comportamentais que influenciam na decisão projetual com vistas à qualificação. Análises críticas sobre as gestões urbanas, a especulação imobiliária, a segregação socioespacial, a sobrecarga da infraestrutura urbana e concentração de tráfego dos processos de verticalização descontrolada.

Legislação Aplicada a Arquitetura E Engenharia. 30 horas

Legislação Aplicada a Arquitetura E Engenharia.

Direito imobiliário. Bens imóveis. Teoria geral dos contratos. Contratos imobiliários. Zoneamento urbano e estatuto da cidade. Direito do consumidor. Direito notarial e registral. Incorporações e loteamentos imobiliários. Lei de locações.

Metodologia da Pesquisa Científica. 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica.

A prática da pesquisa e o processo de investigação aplicados à arquitetura e ao urbanismo: elementos conceituais de metodologia e exercícios práticos direcionados para a elaboração de artigos científicos e monografias de conclusão de curso. Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; elaboração de artigo científico.

Metodologia do Projeto Arquitetônico. 15 horas

Metodologia do Projeto Arquitetônico.

Procedimentos Metodológicos integrados para a elaboração de projetos arquitetônicos considerando os aspectos formais, técnicos e funcionais de caráter integrador e interdisciplinar. Estudos dos elementos físicos, comportamentais e socioambientais que interagem na concepção do espaço arquitetônico.

O Processo de Projeto e a Qualidade do Lugar - Avaliação de Desempenho do Edifício. 15 horas

O Processo de Projeto e a Qualidade do Lugar - Avaliação de Desempenho do Edifício.

Estudo da Avaliação Pré-Projeto (APP) e da Avaliação Pós-Ocupação (APO) na concepção e análise de ambientes existentes. O atendimento da complexidade e qualidade dos lugares, a partir do entendimento da complexidade das redes que envolvem o lugar e seus usuários.

Patologias Construtivas. 15 horas

Patologias Construtivas.

Conceito de patologia. Agentes causadores de patologias. Patologia das estruturas de concreto e das fundações. Patologia dos revestimentos: argamassas, cerâmicas e pintura. Problemas em impermeabilizações. Análise da influência do projeto arquitetônico como causador de patologias.

Planejamento, Controle de Obras e Orçamentação. 15 horas

Planejamento, Controle de Obras e Orçamentação.

Planejamento, Controle de Obras e Orçamentação
Levantamento de quantitativos. Cronograma físico-financeiro. Orçamentos de custos, reajustes e organização administrativa do canteiro de obra.

Projeto Arquitetônico E Sistema Construtivo Em Madeira. 30 horas

Projeto Arquitetônico E Sistema Construtivo Em Madeira.

Inovações tecnológicas. Sistemas construtivos em madeira relacionados às características estéticas e atendendo as necessidades humanas e ambientais.

Projeto Arquitetônico. 15 horas

Projeto Arquitetônico.

Projeto integralizador e pesquisa orientada em projeto arquitetônico. Exercício prático projetual de edifício de porte médio, programa configurado para atender demandas regionais.

Tecnologias Inovadoras Em Concreto. 30 horas

Tecnologias Inovadoras Em Concreto.

Estruturas de concreto: aspectos gerais e aplicação das estruturas de concreto. Inovações e fundamentos sobre projetos de estruturais em concreto.

Tecnologias Virtuais Aplicadas a Gestão Projetual. 15 horas

Tecnologias Virtuais Aplicadas a Gestão Projetual.

Abordagem sobre o uso de tecnologias virtuais como ferramenta de trabalho para o desenvolvimento integral do projeto compreendido da idealização e apresentação à execução.

Fabricação digital – Integração do projeto com a industrialização

Prototipagem digital – Uso de equipamentos de prototipagem na representação (Impressoras 3D, cortadoras a laser, Equipamentos de CNC). Realidade Aumentada – Uso de modelos virtuais na visualização do projeto.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Aníbal Verri Júnior Mestre
Carlos Augusto de Melo Tamanini Doutor
Cesar Imai Doutor
Christhian Rodrigo Pellacani Mestre
Everaldo Pletz Doutor
Everlei Câmara Mestre
Everton Nazareth Rossete Junior Mestre
Gerson Guariente Junior Especialista
Luciano Jorge de Andrade Junior Doutor
Márcia Valéria Aguilar Carraro Seixas Especialista
Mauricio Azuma Doutor
Regina de Held Doutora
Ricardo Dias Silva Doutor
Sidnei Junior Guadanhim Doutor
Valéria Tramontini Freitas Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 21/04/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 375,00 (trezentos e setenta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 318,75 (trezentos e dezoito reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 337,50 (trezentos e trinta e sete reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cianorte

Coordenador

Márcia Valéria Aguilar Carraro Seixas

Fale com Márcia Valéria Aguilar Carraro Seixas

Redes sociais