UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Pós Operatório em Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Pós Operatório em Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 370,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Objetivo Geral:

  • Aperfeiçoar profissionais da área da Estética e da saúde, enriquecendo o conhecimento através da aquisição de novos conceitos, do desenvolvimento intelectual, das competências e habilidades, para atuação nos segmentos dos procedimentos de cuidados no pós – operatório de cirurgias plásticas faciais e corporais, como também para atuação nos segmentos da estética corporal e facial.

    Objetivos Específicos:

     

  • Proporcionar, através de embasamentos teóricos e práticos, a aplicabilidade dos recursos para procedimentos nos cuidados em pós – operatório de cirurgias plásticas faciais e corporais, bem como nos tratamentos faciais e corporais;
  • Capacitar profissionais inseridos no mercado de trabalho a acompanhar e aplicar os avanços dentro da área da estética e cosmética;
  • Reciclar conhecimentos para os profissionais Tecnólogos em Estética e Cosmética e de outras áreas da saúde.

Público alvo

  • Profissionais formados em: CST em Estética e Cosmética, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e áreas afins.

Área

Ciências da SaúdeEstética e CosméticaBiomedicinaEnfermagem Fisioterapia

Disciplinas

Nome Carga horária
Anatomia Palpatória. 30 horas

Anatomia Palpatória.

Utilização do tato para obter ou completar informações corporais obtidas. Extrair informações através da pele e fáscias por meio da palpação. Apresentação do aparelho locomotor; Estudo e reconhecimento das estruturas dos sistemas esquelético, articular, muscular, tegumentar, vascular e linfático; Compreensão amplitude de movimento (ADM); detalhamento das estruturas anatômicas envolvidas nesses sistemas; Palpação e identificação investigativa tátil das estruturas anatômicas do sistema musculoesquelético e suas variações anatômicas; Relação entre sistema musculoesquelético e os sistemas tegumentar e linfático em diagnósticos clínicos que requer o profissional atuante no pós-operatório. 

Atenção estética ao paciente queimado e oncológico. 15 horas

Atenção estética ao paciente queimado e oncológico.

Introdução aos cuidados com pacientes oncológicos. Introdução aos cuidados com pacientes queimados. Resposta corporal ao calor. Noções sobre extensão e profundidade de queimaduras. Fases de tratamento. Sequelas. Atuação do profissional da estética com paciente queimado e oncológico. Aplicação de protocolos.

Cirurgias Plásticas: técnicas faciais, corporais e reparadoras. 15 horas

Cirurgias Plásticas: técnicas faciais, corporais e reparadoras.

Apresentações descritivas e ilustradas das principais cirurgias plásticas faciais: ritidoplastia, rinoplastia, blefaroplastia e preenchimentos. Apresentações descritivas e ilustrativas das principais as técnicas cirúrgicas: abdominoplastia, lipoaspiração e lipoescultura, lipo light, mastoplastias e matopexias, ginecomastia, cicatrizes. Retalhos cutâneos. Tipos de anestesias, fios cirúrgicos. Noções teóricas de como são realizadas as técnicas cirúrgicas reparadoras como: bariátrica, reconstrução de pós- traumas diversos. Reconstrução de regiões afetadas pelo câncer. Riscos e complicações pós-cirúrgicas.

Cuidados no Pós - Operatório imediato de cirurgias plásticas faciais e corporais. 15 horas

Cuidados no Pós - Operatório imediato de cirurgias plásticas faciais e corporais.

Direcionamento do profissional nas complicações do pós-operatório. Demonstração de curativos e trocas dos mesmos, orientação para o primeiro banho do paciente, cuidados com dreno. Posicionamento do profissional com relação ao paciente em pós-operatório imediato, orientações de como ser um cuidador nesse período.

Drenagem linfática Manual 40 horas

Drenagem linfática Manual

Conceito teórico de drenagem linfática manual. Práticas de Técnicas de Drenagem linfática: Pós operatórios de cirurgias plástica estéticas e reparadoras e linfedema pós mastectomias.

Eletrotermofototerapia no Pós Operatório de Cirurgias plásticas estéticas e Reparadoras corporais. 30 horas

Eletrotermofototerapia no Pós Operatório de Cirurgias plásticas estéticas e Reparadoras corporais.

Princípios físicos da eletroterapia e seus efeitos fisiológicos relacionados ao pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras. Formas de aplicação e prática de equipamentos utilizados no pós operatório.  Recursos eletrotermofototerápicos aplicados ao pós-operatório das cirurgias plásticas estéticas e reparadoras corporais.  Ultracavitação, Leds e Laser, Manthus, Radiofrequencia, Ultra-som, Microcorrentes, entre outros.

Eletrotermofototerapia no Pós Operatório de Cirurgias plásticas estéticas e Reparadoras Faciais. 30 horas

Eletrotermofototerapia no Pós Operatório de Cirurgias plásticas estéticas e Reparadoras Faciais.

Princípios físicos da eletroterapia e seus efeitos fisiológicos relacionados ao pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras. Formas de aplicação e prática de equipamentos utilizados no pós-operatório.  Recursos eletrotermofototerápicos aplicados ao pós-operatório das cirurgias plásticas estéticas e reparadoras faciais.  Ultracavitação, Leds e Laser, Manthus, Radiofrequencia, Ultra-som, Microcorrentes, entre outros.

Estética aplicada ao pós-operatório de cirurgias plásticas corporais. 30 horas

Estética aplicada ao pós-operatório de cirurgias plásticas corporais.

Procedimentos práticos com aplicação de protocolos estéticos aplicados no pré e pós-operatórios de cirurgia plástica corporal e reparadora. Considerações sobre os diferentes procedimentos estéticos utilizados no auxílio do ato cirúrgico, no pós-operatório imediato e tardio. Diferentes problemas relacionados ao pós-operatório de cirurgia plástica estética e reparadora corporal. Aplicação prática da massagem de drenagem linfática manual aplicada ao pré e pós-operatório.

Estética aplicada ao pós-operatório de cirurgias plásticas faciais. 30 horas

Estética aplicada ao pós-operatório de cirurgias plásticas faciais.

Procedimentos práticos com aplicações de protocolos estéticos aplicados ao pré e pós-operatório da cirurgia plástica estética e reparadora. Considerações estéticas sobre os diferentes procedimentos utilizados no auxílio do ato cirúrgico, no pós-operatório imediato e tardio. Diferentes problemas relacionados ao pós-operatório de cirurgia plástica estética e reparadora facial. Aplicação prática da massagem de drenagem linfática manual aplicada ao pré e pós-operatório.

Fisiologia Humana 40 horas

Fisiologia Humana

Aspectos funcionais do Sistema Nervoso, Muscular, Endócrino. Hormônios e a mulher nas diferentes fases da vida. Mecanismos reguladores da lipólise e lipogênese. Obesidade. Sistema cardiovascular: coração, vasos sanguíneos. Sistema linfático.

Metodologia do Trabalho Científico. 30 horas

Metodologia do Trabalho Científico.

Introdução ao Conhecimento científico e à pesquisa. Estrutura do trabalho Científico.  Base de Dados.  Montagem de Projeto de Pesquisa. Comitês de Ética envolvendo seres humanos e animais.  Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Tipos de pesquisa quanto ao gênero e o delineamento. Etapas na elaboração de Artigos Científicos. 

Pós Operatório em Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras. 10 horas

Pós Operatório em Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.

Aula Inaugural. Conceito de Cirurgias Plásticas no Brasil e no mundo. Importância pessoal da cirurgia para o paciente. Expectativas e realidades da cirurgia plástica. Importância do acompanhamento do Pós – Operatório para recuperação do paciente. Conscientização e ética do profissional terapeuta com o atendimento de um Pós-operatório.

Processo Cicatricial. 15 horas

Processo Cicatricial.

Introdução à embriologia da pele.  Anatomia e histologia da pele e seus anexos.  Fisiologia da pele: queratinização, melanogênese, manto hidrolipídico. Sistema vascular arteriovenosa e linfática. Alterações vasculares decorrentes a cirurgias plásticas. Sistema Imunológico. Cicatrização: Reparo tecidual, tipos de cicatrizes; tratamentos.

Saúde e Bem Estar aplicada as disfunções estéticas e ao pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. 15 horas

Saúde e Bem Estar aplicada as disfunções estéticas e ao pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

Nutrição nas disfunções estéticas faciais e corporais bem como, pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras. Dietas. Principais nutrientes que auxiliam nas disfunções estéticas e no processo de cicatrização e reparo tecidual.

Taping aplicada ao pós - operatório de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. 15 horas

Taping aplicada ao pós - operatório de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras.

Fundamentação teórica. Mecanismo de ação da técnica e efeitos no pós-operatório de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Técnicas de Aplicação.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Glaciane Pozza Soares Especialista
Jean Paulus Nowotny Mestre
José Aparecido de Souza Mestre
Larissa Telles de Carvalho Especialista
Paula Rebola Mestre
Poliana Galindo de Almeida Milreu Mestre
Ricardo de Melo Germano Doutor
Thiago Daross Stefanello Especialista
Vivian Franciele Franca Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 21/04/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00 às 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 370,00 (trezentos e setenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 296,00 (duzentos e noventa e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 314,50 (trezentos e quatorze reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 296,00 (duzentos e noventa e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 333,00 (trezentos e trinta e três reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cianorte

Coordenador

Paula Rebola

Fale com Paula Rebola

Redes sociais