UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Nutrição Esportiva

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Nutrição Esportiva

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

20 parcelas de
R$ 390,00 - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

  • Oferecer capacitação/habilitação para que o profissional nutricionista se desenvolva como conhecedor das bases científicas sobre bioquímica da nutrição, fisiologia da nutrição, do exercício e do treinamento além de capacitar o profissional com técnicas dietéticas, que fundamentam a elaboração e aplicação da nutrição a indivíduos praticantes de diferentes tipos de treinamento e/ou modalidades esportivas, preocupando-se com uma atuação segura, eficiente e ética.
  • Especializar o nutricionista para atuar no âmbito da nutrição no esporte;
  • Proporcionar uma atualização e aprofundamento de conhecimentos relacionados à avaliação física e nutricional;
  • Proporcionar uma atualização e aprofundamento de conhecimentos relacionados ao Planejamento e à Prescrição Dietética para diferentes tipos de treinamento e modalidades esportivas;
  • Possibilitar a reflexão crítica sobre as questões relacionadas à aplicação da bioética em Nutrição Esportiva;
  • Possibilitar a realização de práticas de observação e de atuação na especialidade que propicie articulações entre teoria e prática, visando uma capacitação profissional qualificada.

Público alvo

Profissionais formados em: Nutrição.

Área

Ciências da Saúde Nutrição

Disciplinas

Nome Carga horária
Adaptações ao treinamento aeróbico e demandas energéticas 15 horas

Adaptações ao treinamento aeróbico e demandas energéticas

Compreensão do conceito: Atividade aeróbia. Compreensão dos ajustes metabólicos e cárdio-respiratórios durante a realização do exercício aeróbio. Adaptação cardiovascular, respiratória, muscular e metabólica ao treinamento/exercício aeróbio. Classificação dos diferentes tipos de exercício aeróbio. Identificação dos Aspectos Fisiológicos, metabólicos e demandas energéticas aplicados ao exercício aeróbio.

Adaptações ao treinamento de força e demandas energéticas 15 horas

Adaptações ao treinamento de força e demandas energéticas

Adaptações neuromusculares e fisiológicas ao treinamento de força. Princípios do Treinamento físico aplicado ao Treinamento resistido com pesos. Variáveis de controle da intensidade e volume no treinamento resistidos com pesos.  Treino e magnitude de lesão à célula, respostas inflamatórias, composição corporal, força muscular (FM), resistência de força (RF), consumo máximo de oxigênio (VO2max), limiar ventilatório, e ponto de compensação respiratório. Demandas energéticas aplicados ao exercício de força.

Alimentos Funcionais no Exercício e na Saúde 15 horas

Alimentos Funcionais no Exercício e na Saúde

Conceitos de alimento funcional, compostos bioativos e alegação funcional; lista de alegações funcionais da Anvisa; discussão sobre os efeitos biológicos do alimento funcional per si versus compostos bioativos isolados Fitoquímicos: propriedades e principais fontes; Influência da cocção na atividade antioxidante de vegetais. Alimentos/compostos funcionais.

Avaliação da composição corporal e predição do gasto energético 30 horas

Avaliação da composição corporal e predição do gasto energético

Avaliação física, composição corporal e predição de gasto energético. Métodos para o cálculo da necessidade energética de atleta. Avaliação nutricional e antropométrica de atletas e indivíduos fisicamente ativos. Dobras cutâneas, bioimpedância, percentual de gordura, massa magra, cálculo da faixa recomendável da massa corporal. Necessidade de nutrientes de acordo com a avaliação física para o melhor desempenho dos atletas das diferentes modalidades esportivas e faixa etária dos praticantes.

Bioética e humanização da Saúde 15 horas

Bioética e humanização da Saúde

Estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito. Caracterização da Bioética como uma Ética Inserida na Prática. Comparação entre os diferentes modelos explicativos utilizados na Bioética. Reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade aplicada a nutrição esportiva, respeito à pessoa e tomada de decisão e pesquisa.

Bioquímica da nutrição 15 horas

Bioquímica da nutrição

Aminoácidos, peptídeos e proteína. Enzimas e coenzimas. Vitaminas e minerais. Lipídios, ácidos graxos, colesterol. Carboidratos.

Coaching em nutrição esportiva 15 horas

Coaching em nutrição esportiva

Conhecimentos, técnicas e ferramentas de coaching para propiciar mudanças de pensamento e comportamento. Marketing em nutrição esportiva.

Exercício físico e implicações no sistema imunológico 15 horas

Exercício físico e implicações no sistema imunológico

Anatomia do Sistema Imunológico. Fisiologia do Sistema Imunológico. Estresse oxidativo e inflamação. Sistema Imunológico: adaptação ao exercício físico, implicações clínicas respostas agudas e crônicas do exercício físico. Imunonutrição.

Fisiologia do exercício 15 horas

Fisiologia do exercício

Aspectos gerais do funcionamento do sistema motor aplicada ao exercício. Fisiologia cardiovascular: ciclo cardíaco, controle do debito cardíaco, controle da pressão arterial, características do sistema vascular e microcirculação aplicada ao exercício. Fisiologia respiratória: ventilação pulmonar, circulação pulmonar e trocas gasosas, transporte de gases e controle da respiração aplicada ao exercício

Fisiologia humana 15 horas

Fisiologia humana

Fisiologia endócrina: mecanismos celulares de ação hormonal, tireoide, regulação de minerais, regulação do metabolismo de glicídios, lipídios e proteínas. Fisiologia digestória: motilidade do trato intestinal, e regulação das secreções digestórias. Fisiologia Renal: anatomia funcional do rim, filtração glomerular e formação da urina.

Fitoterápicos aplicados à nutrição esportiva 15 horas

Fitoterápicos aplicados à nutrição esportiva

Práticas terapêuticas integrativas: fitoterapia aplicada à Nutrição Esportiva. Conceitos em fitoterapia; Resoluções do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Nutrição; Formas de apresentação e biodisponibilidade dos elementos. Aplicação de fitoterápicos e fitoquímicos: nomenclatura botânica, parte utilizada, forma de utilização e modo de preparo, posologia e modo de usar, tempo de uso.

Gastronomia fitness 15 horas

Gastronomia fitness

Gastronomia Aplicada ao Esporte (24h) » Segurança Alimentar » Produtos Alimentícios Aplicados ao Esporte » Gastronomia Aplicada ao Esporte.

Interpretação dos exames Bioquímicos Laboratoriais 30 horas

Interpretação dos exames Bioquímicos Laboratoriais

Introdução à interpretação clínica dos exames laboratoriais.· Interpretação clínica do Hemograma. Interpretação laboratorial das principais alterações metabólicas: diabetes, dislipidemias, síndrome metabólica. Interpretação de exames laboratoriais utilizados para avaliar as alterações da função renal e hepática. Interpretação e correlação clínica nutricional das dislipidemias. Marcadores laboratoriais utilizados nas alterações cardíacas.

Metodologia de Pesquisa 30 horas

Metodologia de Pesquisa

Subsídios para realização de trabalho monográfico e artigo científico

Nutrição e metabolismo aplicado à nutrição esportiva 15 horas

Nutrição e metabolismo aplicado à nutrição esportiva

Introdução à Bioenergética. Metabolismo de glicídios, lipídios, aminoácidos e proteínas, anabolismo e catabolismo.  Inter-relações metabólicas. 

Nutrição, exercícios e patologias 15 horas

Nutrição, exercícios e patologias

Impacto do Envelhecimento sobre Saúde. Envelhecimento e Exercício. Aspectos Nutricionais: Doenças crônicas, Obesidade, Diabetes, Hipertensão, Síndrome Metabólica, Doenças Cardiovasculares, Doenças Reumáticas, Doença de Parkinson, Alzheimer.

Prescrição de suplementos nutricionais 30 horas

Prescrição de suplementos nutricionais

Prescrição de suplementos nutricionais conforme inciso II, do artigo 1º, da Resolução CFN nº 390/2006. Formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si.

Prescrição dietética e nutricional para atletas 15 horas

Prescrição dietética e nutricional para atletas

Prescrição dietoterápica de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e antioxidantes na prática clínica esportiva plicada a atletas. 

Prescrição dietética e nutricional para praticantes de atividade física 15 horas

Prescrição dietética e nutricional para praticantes de atividade física

Prescrição dietoterápica de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e antioxidantes na prática clínica aplicada a atividade física

Recursos ergogênicos 15 horas

Recursos ergogênicos

Ergogênicos Nutricionais. Recursos Ergogênicos Farmacológicos. Utilização e principais efeitos sobre o organismo. Melhor Utilização Para Potencialização no Exercício. 

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Aedra Carla Bufalo Mestre
Bianca Oliveira Especialista
Carlos Maneck Ricardo Malfatti Doutor
Débora Giaretta Zatta Mestre
Denis Foschini Doutor
Durcelina Schiavoni Bortoloti Doutor
Eda Maria Scur Mestre
Fernanda Garcia Velasquez Mestre
Hellen Clair Garcêz Nabuco Mestre
João Alfredo Pedroso Doutor
Juliana Pizzi Doutor
Luciana Pellizzaro Mestre
Michel Carlos Mocelin Mestre
Michele Caroline da Costa Trindade Doutor
Paula G K Colleoni Mestre
Priscila Dabaghi Mestre
Vanderli Marchiori Especialista
Vilma Panza Doutora
Vivian França Doutor

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 30/04/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

07 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 12:00 e das 13:00 as 18:00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 331,50 (trezentos e trinta e um reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 351,00 (trezentos e cinquenta e um reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Francisco Beltrão

Redes sociais