UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  MBA Executivo em Gestão Pública

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

MBA Executivo em Gestão Pública

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 330,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

  • Qualificar profissionais para administrar organizações do setor público, nos diversos níveis do governo, conservando e utilizando os bens e recursos confiados à sua gestão, buscando sempre um fim único– o bem comum da coletividade administrada –, tendo capacidade de identificar problemas e buscar alternativas para a construção de soluções a partir de instrumentos que permitam a avaliação de políticas públicas locais.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Entender sobre orçamento, produtos e serviços públicos;
  • Entender sobre políticas públicas, abordando diretrizes e metas governamentais;
  • Analisar a viabilidade e aplicação das fontes de financiamento dos recursos públicos e privados;
  • Aperfeiçoamento do conhecimento de licitações e contratos administrativos;
  • Entender sobre Regime Próprio de Previdência;
  • Análise e Estudo sobre enfoque patrimonial;
  • Aspectos Legais e Jurídicos envolvendo administração pública.

Público alvo

  • Profissionais formados em: Profissionais com formação em Administração, Contábeis, Economia, Direito, Sistemas de Informação e áreas afins.

Área

Ciências Sociais AplicadasAdministração Ciências ContábeisDireito Sistemas de Informação

Disciplinas

Nome Carga horária
Atividades Legislativas e Lei Eleitoral 30 horas

Atividades Legislativas e Lei Eleitoral

Estudo dos elementos constitutivos das atividades inerentes ao Poder Legislativo, os procedimentos técnicos e as iniciativas cabíveis. Contextualiza a prática e as leis legitimadoras do processo legislativo. Apresenta cada um dos atos legislativos, as atribuições dos parlamentares, suas competências, a composição das mesas e a relação de equivalência de forças entre Legislativo e Executivo. Efeitos e a aplicabilidade da legislação eleitoral brasileira quanto ao sistema eleitoral e partidário.

Controle Interno e Externo da Administração Pública 30 horas

Controle Interno e Externo da Administração Pública

Probidade administrativa. Princípios e sistema de controle na administração pública. Controle social e transparência no Brasil. Fiscalização orçamentária, financeira, contábil e patrimonial do Estado. Organização e funcionamento do controle externo e interno na administração pública Fluxo da gestão governamental (PPA, LDO, LOA). Conceitos de Auditoria Governamental. Tipos de Auditoria Governamental. Controles da Administração Pública. Elaboração de Relatório de Auditoria; Prestação de Contas.

Direito Administrativo 30 horas

Direito Administrativo

Conceito; Histórico; Fontes; Relações do direito administrativo com outros ramos do direito; Princípios do direito administrativo; Atos administrativos; Conceito; Requisitos; Classificação; Espécies de atos administrativos; Administração pública; Conceito; Atividade administrativa; Princípios da administração pública; Bens públicos; Órgãos e agentes públicos; Administração direita e indireta; Noções gerais; Autarquias; Fundações; Concessão e permissão de serviço público; Entidades estatais; Controle da administração pública; Poderes da administração pública; Poderes administrativos; Poder vinculado; Poder discricionário; Poder hierárquico; Poder disciplinar; Poder regulamentar; Poder de polícia; O administrador público; Os poderes e deveres do administrador público; Poder/dever de agir; Dever de probidade; Dever de eficiência; Dever de prestar contas; O uso e abuso de poder; Excesso de poder; Omissão da administração.

Economia do Setor Público 30 horas

Economia do Setor Público

Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro (O setor público na República Velha (1889-1930); Era Vargas, governo JK e o Regime Militar; Nova República (crises, estabilização e desenvolvimento econômico); Funções do Governo - Falhas de Mercado (bens públicos, externalidades, poder de mercado e informação assimétrica) O Estado Provedor e o Estado Regulador; Gastos do Setor Público - Classificação dos gastos públicos; Ciclo orçamentário; Quadro atual dos gastos governamentais no Brasil; Estrutura Tributária - Receitas orçamentárias; Princípios teóricos de tributação; Tributos; Evolução da estrutura tributária brasileira; Políticas Econômicas - Fundamentos Macroeconômicos (PIB, taxa de juros, consumo, investimento, demanda, oferta, moeda, importação, exportação e inflação); Política Monetária e Cambial; Política Fiscal.

Gestão de Projetos no Serviço Público – Recursos na área de Saúde e Assistência Social 30 horas

Gestão de Projetos no Serviço Público – Recursos na área de Saúde e Assistência Social

Articulação entre Instrumentos de Planejamento e Gestão fiscal (PPA, LDO, LOA) com os instrumentos de gestão e planejamento em saúde (Plano Municipal de Saúde - PMS, Programação Anual de Saúde - PAS, Relatório Anual de Gestão - RAG). Financiamento do SUS (Ações e Instrumentalização); Formas de Transferência de Recursos; Regulamentação dos Blocos; Aspectos Legais e Exigências; Prestação de Contas; Fiscalização da Gestão da Saúde.

Gestão de Recursos Humanos no Setor Público 30 horas

Gestão de Recursos Humanos no Setor Público

Princípios Constitucionais Gestão de Pessoas; Atos administrativos; Concursos Públicos e Testes Seletivos; Plano de Cargos e Salários; - Avaliação de Desempenho; Nomeação/Contração de Servidores Públicos; Previdência Regime Geral e Regime Próprio; Orçamento; Contabilização de Folha de Pagamento; - Sistemas Informatizados,

Documentos Eletrônicos e Certificação Digital; Rotinas de Folha de Pagamento.

Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público 30 horas

Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público

Noções gerais e específicas inerentes a gestão orçamentária e financeira aplicada ao setor público. Princípios básicos de planejamento e orçamento, o ciclo orçamentário, a gestão das receitas e despesas, os créditos adicionais, transferências de recursos e operações de crédito, os controles da gestão fiscal e a responsabilidade administrativa e penal dos gestores.

Legislação em Regimes Próprios de Previdência 30 horas

Legislação em Regimes Próprios de Previdência

- Tipos de Regime Previdenciário (Geral, Complementar e Próprio, mais o regime complementar do serviço público);

- Normas que regulamentam o RPPS (CF, Leis Federais, normas de cada ente, normas regulamentares do MPS);

- Regras dos benefícios no RPPS;

- Questões controvertidas e decisões dos tribunais superiores e TCE-PR.

Licitações e Contratos administrativos 30 horas

Licitações e Contratos administrativos

Licitação e contratos públicos: conceitos, modalidades, tipos. Comissões de licitação. Procedimentos internos e externos. Edital: redação, análise e interpretação. Pregão e Pregoeiro. Responsabilidades objetivas da administração pública.

Mercado de Capitais com Ênfase em CPA 10 30 horas

Mercado de Capitais com Ênfase em CPA 10

Sistema financeiro nacional. Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor. Noções de economia e finanças. Princípios de investimento. Produtos do investimento. Fundos de investimento.

Metodologia de Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia de Pesquisa Científica

Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; Dados e Normas da ABNT; elaboração de artigo científico.

Responsabilidade Fiscal 30 horas

Responsabilidade Fiscal

Lei de Responsabilidade Fiscal. Objetivo. Noções de Responsabilidade; Execução Fiscal; Renúncia de Receita; Benefícios e Perdas Fiscais; Cumprimento das metas. Transparência. Punições fiscais e penalidades pelo cumprimento da lei. A lei de Responsabilidade Fiscal e a instituição, previsão e arrecadação da receita municipal. A sociedade como fiscal da Gestão Pública. Estrutura da Lei quanto às normas sobre despesa de pessoal; Terceirização de Mão de Obra; Lei da Transparência.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Claudemir Batista de Souza Especialista
Cláudia Cristiane Jedilscka Mestre
Décio Vicente Galdino Cardin Especialista
Edson Custódio Especialista
Edson Gustavo Faxina Mestre
Erica Aparecida Romero Ortega Mestre
Fabiano Higor Martins de Faria Especialista
Gilson Ávela Tavares Especialista
Guilherme Druciak de Castro Mestre
José Aparecido de Souza Mestre
Marina Sidineia Ricardo Martins Especialista
Paulo Cesar de Souza Mestre
Rafael Milani da Costa Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 21/04/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 330,00 (trezentos e trinta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 264,00 (duzentos e sessenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 280,50 (duzentos e oitenta reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 264,00 (duzentos e sessenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 297,00 (duzentos e noventa e sete reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cianorte

Redes sociais