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MBA em Design e Criação de Moda

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 440,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Geral:

Qualificar e aperfeiçoar a atuação de profissionais de Moda e outros de áreas afins através de conhecimentos e habilidades específicas, para a criação e domínio dos elementos e princípios da criação de moda, arte e design.

Específico(s):

  • Facilitar o entendimento dos processos de criação e de Moda, levando os participantes do curso a identificarem as principais ações de planejamento e execução.
  • Viabilizar o acesso as principais estratégias e metodologias, voltados direta e exclusivamente para casos de moda. Oferecer ferramentas das áreas de administração, com o objetivo de proporcionar aos integrantes do curso ampliação de seu leque de conhecimentos, a fim de criarem planos de negócio que tornem suas empresas, produtos e serviços relevantes e que se destaquem no mercado.
  • Propor novos métodos e olhares sobre a criação, o design, a direção de arte;

Público alvo

Profissionais graduados em áreas diversas como Artes, Design de Moda, Design, Marketing, Comunicação Social, entre outras.

Área

Ciências Sociais Aplicadas

Disciplinas

Nome Carga horária
ARTE, DESIGN E MODA: historicidade e conexões criativas 15 horas

ARTE, DESIGN E MODA: historicidade e conexões criativas

Relação entre a História da Arte e a História do Design e suas implicações com a Moda. Prática de projetos de produtos embasados na tríade Arte, Design e Moda.

BRANDING 15 horas

BRANDING

A marca hoje transcende seu papel no relacionamento entre produto e público para ganhar novas dimensões ao inserir-se no projeto de vida dos indivíduos. Construir uma marca de sucesso, nos dias de hoje, implica agregar sentidos e significados, arquitetar mundos possíveis, cuja viabilidade e sustentabilidade dependem de um projeto de marca consistente, abrangendo objetivos estratégicos da empresa, concepção da marca e seus pilares, implantação e gerenciamento de seus diálogos com o público em todos os pontos de contato. Para tanto a disciplina apresenta os principais conceitos de marcas e analisa sua importância. Discute as tendências de branding no Brasil e no mundo apresentando diversos modelos de projetos e de gestão de marcas, desde o Brand Equity, de Aaker e Brand Equity baseado no cliente, de Keller até o modelo de mundos possíveis no projeto-manifestação de marca, de Semprini. Discorre, ainda, sobre a importância da experiência de marca no varejo, "momento da verdade" para as marcas de moda.

CRIAÇÃO E IMAGEM PESSOAL 15 horas

CRIAÇÃO E IMAGEM PESSOAL

Importância da apresentação pessoal, Análise de estilo pessoal, Identificação do tipo físico, Vestuário como valorização pessoal, Colorimetria e teoria das cores, Planejamento e organização do guarda-roupa, Composições e tipos de roupas. Comunicação visual. Maquiagem e cortes de cabelo, Postura e comportamento. Atividades do Consultor de Imagem.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 15 horas

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

O processo de desenvolvimento de produto de acordo com seu aspecto visual, o projeto de fabricação, as necessidades do mercado, redução de custos, viabilidade, confiabilidade e preocupação ecológica.

DESIGN GRÁFICO 15 horas

DESIGN GRÁFICO

Implementar estudo direcionado a teoria e prática do Design Gráfico no ambiente de moda, relacionando a ideologia do Design, que envolve a exploração de formas, cores e composição com as discriminações práticas no ambiente gráfico, abordando a elaboração de identidades visuais de uma marca e suas implicações técnicas, tipografias, criação de embalagens, layout corporativo e mídias digitais. Todo o conteúdo da disciplina estará relacionado ao universo da moda e seus desdobramentos no universo gráfico. 

DESIGN THINKING 15 horas

DESIGN THINKING

Design Thinking (DT) ou "Pensamento do Design" é uma metodologia derivada do Processo de Projeto (Design Process). O pensamento de design significa a maneira como os designers pensam e tem sido um tema de pesquisa, aplicação comercial, industrial, acadêmica e em gestão e educação . O DT, pensamento de design tem sido estudado e abordado sob diferentes pontos de vista para a solução de problemas centrados no usuário e para gerar soluções e ideias inovadoras . O que é o DT - Design Thinking do ponto de vista do design e do designer? Que tipo de métodos são comumente usados para o pensamento de design? Pontos de vista predominantes sobre o pensamento de design, prestando especial atenção à perspectiva da pesquisa de design e educação de design. O paradigma do design como forma de pensamento. Métodos atualmente empregados de DT, pensamento do projeto.

FOTOGRAFIA 15 horas

FOTOGRAFIA

As fotografias de moda e estilo são frutos da união dos esforços de profissionais altamente especializados e qualificados: o fotógrafo, o designer de moda e o tratador/manipulador de imagens.  Apresentar os procedimentos e técnicas de produção fotográfica e de pós-produção digital capazes de promover os melhores resultados dentro desse cenário. 

GESTÃO DE MÍDIAS 15 horas

GESTÃO DE MÍDIAS

Conceito de Mídia. Atividades relacionadas com mídia impressa, eletrônica e digital. Meios de comunicação: TV, jornal, revista, out-door, rádio, internet e outros. Estratégia e tática, cronograma de veiculação. Estudo de seleção de meios e veículos. Institutos de aferição de audiência. Administração e controle de mídias. Compras de espaço e análise operacional. Estratégias de veiculação e público alvo. Técnicas de aferição e pesquisa. Canais de difusão da mensagem publicitária ao veículo e ao público alvo. Concentração e dispersão. Posições e horários. Relações Públicas. Press Release. Redes Sociais.

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E CRIAÇÃO 30 horas

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E CRIAÇÃO

Métodos, processos e condicionantes do ato de projetar. A metodologia com base do projeto de produto de moda. Técnicas de registro de trabalho, exploração do processo criativo, de controlo de tempo, de geração e seleção de alternativas de levantamento e necessidades. Desenvolvimento de exercícios projetuais. Apresentação de esboços, representação de conceitos e memorial descritivo.

Processo e produto criativo. A pessoa criativa e as variáveis influenciadoras. Criatividade e inteligência. Criatividade e intuição. Técnicas de criatividade aplicadas na prática de novas matérias e formas. Técnicas clássicas utilizáveis na prática no momento de se criar moda.

Inovações Têxteis 15 horas

Inovações Têxteis

Acabamentos têxteis, Têxteis inteligentes e tecnológicos, Têxteis técnicos, Têxteis sustentáveis, Ficha técnica têxtil, Elaboração de testes, Couros, entre outros.

LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO 15 horas

LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo e espírito empreendedor. Habilidades, atitudes e características dos empreendedores. Início e ciclo de vida de uma empresa. Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio. Elementos essenciais para iniciar um novo negócio: o plano de negócio. Natureza da Iniciativa Empresarial. Oportunidades e os riscos. Inovação e o espírito empreendedor. As possibilidades de empreendimentos na publicidade. A autonomia do publicitário. Criação de projetos e novos negócios em publicidade. Como abrir a sua própria empresa. Plano de negócios.

MARKETING DE MODA 15 horas

MARKETING DE MODA

A disciplina oferece aos alunos a possibilidade de discutir as ferramentas utilizadas na gestão de Marketing. São abordados os conceitos fundamentais relacionados à política e formação de um plano de marketing. Aborda o desenvolvimento de estratégias de marketing e da definição de adequado posicionamento competitivo. O composto de marketing voltado para empresas do vestuário.    

MERCHANDISING 15 horas

MERCHANDISING

Conceitos Gerais de Marketing e Merchandising; a atmosfera de compras; locais de exposição de produtos; Exibitécnica; Vitrinismo; Espaços customizados; Modelos e hábitos de compra do consumidor brasileiro;  Materiais de merchandising ponto de vendas. As técnicas de merchandising utilizadas no ponto de venda para influenciar o comportamento de compra do consumidor. O atendimento como principal ponto de venda. As ações promocionais dentro do ponto de venda. A mão de obra promocional. Logística e distribuição de materiais de PDV. O uso do ponto de venda como mídia e sua comercialização. O impacto visual: vitrinismo, gôndolas, facing, visual merchandising, exposição, disposição e exibição de produtos.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 30 horas

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Os métodos e a metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas. A prática da pesquisa. Conceituação e função social da pesquisa em moda, priorizando os métodos e técnicas de pesquisa e seu planejamento.

MODA E CONSUMO DE LUXO 15 horas

MODA E CONSUMO DE LUXO

Principais conceitos referentes ao mercado de luxo, sua importância, características, comportamento do consumidor de luxo e suas inter-relações com o ambiente de negócios, enfatizando-se a gestão e estratégias desenvolvidas pelas marcas e empresas que atuam neste segmento. Cenário do luxo no mundo e no Brasil, o mercado e marcas Fashion Luxury, estratégias de branding e produto. O futuro do luxo e as suas profissões. Como traduzir as levas do luxo para o mainstream. Luxo online.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS 15 horas

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Histórico; conceituação, tipologia e classificação dos eventos; perfil do organizador; legislação; cerimonial; protocolo; etiqueta; fases do planejamento - controle, execução e avaliação; Etapas do planejamento de eventos. Fases específicas do planejamento de eventos. Pré evento, trans evento, pós evento. Importância do planejamento na organização de eventos. Requisitos para a estruturação de um bom projeto de eventos. Montagem de eventos.

PRODUÇÃO DE MODA 15 horas

PRODUÇÃO DE MODA

Realizado em conjunto com a assessoria de imprensa, o trabalho dos produtores de moda é o de sugerir e emprestar produtos para editoriais de revistas de moda, figurinos de novelas e programas de TV. A disciplina abordará todas as fases do desenvolvimento para a realização da produção de moda, voltada para as mídias em questão, desenvolvendo nos alunos a capacidade para analisar, criticar e executar projetos que envolvam os processos da rotina de um produtor.

SEMIÓTICA E MODA 30 horas

SEMIÓTICA E MODA

Conceitos fundamentais. Estudo de signos. Semiótica e Design de Moda. O produto de Moda como linguagem de comunicação. Os processos de comunicação humana.

TARGET E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 15 horas

TARGET E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Introdução ao Comportamento do Consumidor, importância e perspectivas; Papéis desempenhados pelo consumidor; Processo Decisório do Consumidor; Influências Ambientais; Diferenças Individuais; Mercados de consumo e mercados organizacionais. Classificação, análise e posicionamento de mercado; Análise estratégica do mercado. Delimitação do mercado de referência e a unidade produto-mercado. Segmentação e posicionamento. Processo de segmentação de mercados. A seleção e a segmentação de mercado e as bases de consumidores; Requisitos para uma segmentação eficaz.

TENDÊNCIAS E PESQUISAS 30 horas

TENDÊNCIAS E PESQUISAS

Estudo das mediações entre os desfiles de moda e desdobramentos das tendências nas ruas, produzindo conhecimento, processos criativos, culturais, técnicos da imagem de moda para as passarelas. Inserindo o aluno nos procedimentos de visibilidade do criador, da moda, do corpo a partir do florescimento da linguagem performática no século XX, o aluno é levado transitar da criação de desfiles de moda à análise dos desfiles com destaques para as conceituações, elaborações narrativas, artimanhas do convencimento e persuasão, procedimentos de interdiscursividade, de intertextualidade, os recursos performáticos e tecnológicos que participam da elaboração de desfiles enquanto ambientações da moda e do estilo da cultura da moda.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Amanda Thaís Escudeiro Vatras Mestre
Andreia Meneguete Especialista
Betulla Pulzatto Vicentino Especialista
Bruno Silva Santos Especialista
Ekaterina Emmanuil Inglesis Barcellos Mestre
Ereany Refosco Mestre
Gelson Luiz Uecker Mestre
Josenilde da Silva Souza Mestre
Letícia Pedreira Diniz Gonçalves Mestre
Luciane Carneiro do Prado Mestre
Marcos José Alves de Lima Mestre
Murilo Alves De Almeida Ito Mestre
Patrícia Mello Souza Doutora
Paulo Henrique Moura Especialista
Rogério Gomes Doutor
Sabrine Juliane Bilibio Especialista
Sylvestre Netto Doutor
Thiago Garcia Martins Mestre
Vera Pereira Barretto Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 21/04/2017

Documentação necessária

 - Fotocópia do Diploma

- Fotocópia do RG

- Fotocópia do CPF

- 01 Foto 3X4 recente

- Comprovante de residência

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sexta-feira - 19:00-23:00

Sábado - 8:00-12:00 / 13:00-18:00

 

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 440,00 (quatrocentos e quarenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 352,00 (trezentos e cinquenta e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 374,00 (trezentos e setenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 352,00 (trezentos e cinquenta e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 396,00 (trezentos e noventa e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cianorte

Coordenador

Marcos José Alves de Lima

Fale com Marcos José Alves de Lima

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