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MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 380,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

  • O curso de MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais têm como objetivo desenvolver as competências para a tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior, em diversos tipos de organizações, proporcionando-lhes, condições para atuarem de forma competitiva em um mercado globalizado. Essas competências abrangem o aprendizado em lidar com os negócios, em ambientes multiculturais e o desenvolvimento da visão global de negócio e de estratégias para competir com players globais e nacionais.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver competências relativas ao comércio exterior;
  • Atuar de forma competitiva no mercado globalizado;
  • Desenvolver visão global de negócio e de estratégias internacionais.

Público alvo

  • Profissionais formados em: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Comércio Exterior e áreas afins.

Área

Ciências Sociais AplicadasAdministração Ciências Contábeis

Disciplinas

Nome Carga horária
Competitividade Internacional 30 horas

Competitividade Internacional

Conceitos de concorrência e competitividade. Determinantes e indicadores de competitividade (empresariais, estruturais e sistêmicos). Estratégias e padrões de internacionalização: conceitos e estudos de casos de empresas brasileiras de capital nacional e estrangeira. Estrutura e competitividade industrial do Brasil. Setores com vantagens competitivas (derivados de petróleo, mineração e siderurgia, papel e celulose, agronegócios, outros). Setores com deficiências competitivas (bens de capital, petroquímica e complexo químico, têxtil e vestuário, outros). Setores com elevada presença de empresas estrangeiras (automobilística, farmacêutica, eletroeletrônicos, outros).

Direito e contratos internacionais 15 horas

Direito e contratos internacionais

Direito Internacional Público e Privado. Noções Gerais. Elementos de conexão aplicados aos contratos internacionais. Comércio Exterior e Organização Mundial do Comércio. Comércio Exterior e os Blocos Econômicos. Comércios Exteriores e tratados aplicáveis ao tema. Princípios do livre-comércio.  Contratos internacionais e legislação aplicável ao Comércio Exterior. Arbitragem e Comércio exterior. Estudo de caso. Competências: recordar os elementos referentes ao direito internacional e a sua influência dentro do comércio exterior, de forma a aproximar o aluno aos temas jurídicos e conceituais do Direito Internacional Público e Privado. Contextualizar as repercussões das respectivas disciplinas dentro do Comércio Exterior. Examinar os aspectos do Comércio Exterior dentro das Organizações Internacionais. Compreender as operações comerciais realizadas entre os Estados na OMC e dentro dos blocos econômicos.  Compreender os tratados e as suas repercussões para o comércio e a sua eficácia nos planos internacional e nacional. Estudar as normas que regulam o comércio internacional dentro da OMC e o mecanismo de solução de controvérsias.  Analisar a Organização Mundial do Comércio e o Órgão de Solução de Controvérsias, através de um estudo concreto (ocorrido dentro da OMC). Comparar a aplicação e a efetividade da decisão dentro dos ordenamentos jurídicos internacional e nacional.  Revisar os conceitos e noções gerais e jurídicos sobre o comércio exterior, especialmente em relação aos aspectos do direito internacional privado. Classificar, e identificar, soba a perspectiva dos contratos internacionais, a legislação aplicável, leis modelo e outras normas. Revisar o mecanismo de solução de controvérsias sob a perspectiva do direito internacional privado (arbitragem).  Estabelecer um posicionamento crítico sobre a aplicação da CISG e sua importância nos contratos internacionais. Comparar e demonstrar a importância da CISG e da arbitragem dentro dos contratos internacionais.

Economia e Relações Internacionais 30 horas

Economia e Relações Internacionais

Fundamentos de economia internacional. A economia internacional e as relações internacionais recentes. A dinâmica dos investimentos externos e comércio mundial. A globalização produtiva e financeira e os impactos nos negócios nacionais/internacionais. Política externa brasileira. Abordagem teórica e conceitual sobre o sistema monetário internacional pós segunda guerra mundial (padrão ouro dólar); compreensão dos mecanismos econômicos financeiros que envolveram o final do sistema de Bretton Woods no início dos anos de 1970; a construção do processo de financeirização e do neoliberalismo da década de 1970 e 80; as instituições multilaterais de financiamento e investimento (FMI, BID, BIRD), os Tigres Asiáticos e a ascensão da China enquanto potência na entrada do terceiro milênio, a crise financeira de 2008, a formação dos BRICS, a formação da Zona do Euro em 1999, os órgãos de regulação do Comércio Internacional (GATT e OMC).

Geografia Econômica Mundial 15 horas

Geografia Econômica Mundial

nova ordem mundial. Os blocos econômicos. O crescimento econômico na América Latina. A crise e a globalização. Mundialização do capitalismo: teorias da globalização, globalização, neoliberalismo e desindustrialização. Reestruturação Produtiva. Os impactos do neoliberalismo no papel do Estado, no crescimento econômico, na economia política e no mundo do trabalho. As políticas neoliberais no Brasil.

Gerenciamento de Custos em Comércio Exterior 30 horas

Gerenciamento de Custos em Comércio Exterior

Estrutura conceitual da contabilidade; sistema de atividades; sistema básico de custeio do produto e serviços; componentes dos custos logísticos; formação de preço do produto exportado e importado; medição dos custos e desempenho da logística de transporte e armazenagem; operadores logísticos: análise do custo benefício; redução dos custos logísticos; decisões estratégicas sobre processos, atividades, preços e mix de produtos. Estabelecimento de preços; adaptação do preço; métodos de atribuição de preços; estratégias de preço; iniciativas e respostas à mudança de preços.

Indicadores para Tomada de Decisão em Comércio Exterior 15 horas

Indicadores para Tomada de Decisão em Comércio Exterior

Contas nacionais. Balanço de pagamentos. Produto agregado da economia: conceito e composição. Variáveis macroeconômicas (consumo, investimento, gasto público e demanda externa): conceitos, determinantes e inter-relações. Indicadores e cenários econômicos: Brasil e países selecionados. 

Legislação Aduaneira 30 horas

Legislação Aduaneira

Fundamentos do Direito Aduaneiro. Jurisdição Aduaneira. Controle Aduaneiro de Veículos. Regimes Aduaneiros Gerais e Especiais.  Operações Relacionadas a Regimes Aduaneiros. Desembaraço Aduaneiro em Importação e Exportação. Infrações e Penalidades Aduaneiras.  Processo Fiscal Aduaneiro. Valoração Aduaneira. Competências: Conhecer os principais conceitos relacionados a legislação aduaneira. Conhecer e interpretar a aplicação para comercialização de produtos, conhecendo, os tratamentos diferenciados pela modalidade de importacão/exportação. O aluno deverá saber quais os riscos inerentes da fiscalização, sabendo interpreta quando a Aduana poderá estar exercendo sua atividade com excessividade ou não.

Logística e Transportes Internacionais 30 horas

Logística e Transportes Internacionais

Introdução ao estudo de transporte. Unitização de carga marítima. Transporte marítimo, órgãos intervenientes, internacionais e nacionais. Navios. Fretes, cotação, taxas, sobretaxas, formas de pagamento, AFRMM, etc., tipos de linha. Afretamento/fretamento: acordos de cooperação marítima, conferências, Join Services, Megacarriers, hub ports, feeder ports, feeder vessels. Conhecimento de embarque: estrutura portuária. Introdução ao estudo da Logística. Breve visão dos modais de transporte: modal marítimo, modal fluvial. Modal lacustre, modal rodoviário, modal ferroviário, modal aéreo. Importância da logística, globalização e preços. Importância dos Incoterms, do container e da multimodalidade, intermodalidade e transbordo para a logística. Embalagens e seguros. 

Marketing e Comércio Internacional 30 horas

Marketing e Comércio Internacional

Fatores ambientais de marketing internacional. Comportamento do consumidor x diferenças culturais. Composto mercadológico e o mercado externo. Pesquisa de mercado no exterior. Estratégias de internacionalização de empresas. Decisões de segmentação no mercado internacional.

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada a Administração 15 horas

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada a Administração

As diferentes formas de conhecimento. O conhecimento científico. Métodos. O processo de pesquisa. Metodologia de estudos. Trabalhos científicos e técnicos. Elaboração do projeto de pesquisa.

Negócios Internacionais 30 horas

Negócios Internacionais

As negociações internacionais e os negócios internacionais. A globalização e seu histórico. A importância da negociação internacional no mundo globalizado. O ambiente internacional e seus riscos. Aspectos pessoais das negociações internacionais. Riscos culturais. Diplomacia corporativa e negócios internacionais. Internacionalização de empresas: teorias, e a negociação. O macroambiente onde os Negócios Internacionais acontecem. Facilitadores e intermediários dos Negócios Internacionais. Integração Regional. Marketing Global. Global sourcing. Identificando e negociando com intermediários no exterior. Competências – conhecimento: identificar os principais elementos envolvidos no processo de negociação internacional. Compreensão: entender os principais aspectos das negociações. Aplicação: utilizar a negociação para a internacionalização da empresa. Análise: entender e analisar o macroambiente internacional de negócios. Síntese: planejar os negócios internacionais da empresa através do uso de facilitadores e intermediários. Avaliação: avaliar as questões essenciais à empresa internacionalizada e como tais questões podem impactar seus planos futuros. Competências transversais: gestão internacional, visão holística dos negócios internacionais, gerenciamento de operações internacionais.

Sistemática de Exportação e Drawback 30 horas

Sistemática de Exportação e Drawback

Conhecer, aprender e sistematizar o processo de exportação de mercadorias e também de serviços, entendendo todos os players existentes, iniciando com o estudo das possibilidades da internacionalização da empresa. Conhecer e entender dos cadastros necessários para exportar, verificar o produto e o mercado externo, analisando e preenchendo os documentos, conhecer as exigências necessárias no país de origem e de destino da mercadoria. Ainda, aprender e sistematizar o uso do drawback, entendendo os tipos existentes, quais suas funções e benefícios para exportadores e empresas que somente revendem no mercado interno, mas se utilizam deste incentivo. Por último, conhecer o sistema para registro de compra e venda serviços entre residentes e domiciliados no Brasil e estrangeiros e análise da lucratividade do processo de exportação, bem como continuidade da atividade de exportação, feedback do importador e o fluxograma de exportação. Competências: Conhecimento: Identificar os principais elementos envolvidos no processo de Exportação em uma empresa. Compreensão: Entender o fluxo das principais operações que ocorrem em um processo de exportação e diferenciar as necessidades por tipo de exportação. Aplicação: Elaborar documentos de exportação para desembaraço da mercadoria no Brasil e no país de destino da mercadoria, elaborar ato concessório e também efetuar registros no Siscoserv. Síntese: Planejar e preparar um processo de exportação e incluir a atividade na empresa. Avaliação: Avaliar a lucratividade das operações e a continuidade da mesma na empresa e ainda a avaliação do importador sobre o produto e todo o processo de envio da mesma. Competências transversais: Comunicabilidade; Flexibilidade; Liderança e Gestão; Visão holística do processo de Exportação; Planejamento e Gerenciamento de risco.

Sistemática de Importação 30 horas

Sistemática de Importação

A disciplina apresentará os fundamentos dos processos de Importação.   Conceitos gerais de Importação:  A importância das importações para as empresas; Fundamentos da Importação; Tipos de Importação: Própria; Tipos de Importação: Conta e Ordem de Terceiros; Tipos de Importação: Por encomenda. Planejamento da Importação: Tornando a empresa importadora; Documentação necessária para a empresa; como habilitar a empresa (Radar e Banco conveniado); Cadastro Siscomex; Certificação Digital. Aspectos documentais: Documentos de importação Documentos de importação; Declaração de Importação (D.I.); Licença de Importação (L.I.); Declaração Simplificada de Importação (D.S.I.); Comprovante de Importação (C.I.). Impostos que impactam na importação: Imposto de Importação (I.I.); Imposto sobre Produtos Industrializados (I.P.I.); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Frete (ICMS); Programas de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS); adicional ao Frete para Renovação a Marinha Mercante (AFRMM). Negociações nas importações: Contato com exportadores; Negociações comerciais (Preço, Condição de pagamento, Incoterms, Modal de transporte); Documentação da importação: Inicial (Proforma Invoice); Commercial Invoice, Packing List, Bill of Landing (BL), Certificado de Origem; Despacho Aduaneiro (com ou sem Despachante). Modalidade de pagamentos nas Importações: Formas de pagamento das importações; Fechamento de câmbio (Importação sem Cobertura Cambial/Importação com Cobertura Cambial); Carta de Crédito e Cobrança documentária; ROF (Registro de Operações Financeiras); SWIFT (Informando o pagamento ao exportador).

Teoria e Prática Cambial 30 horas

Teoria e Prática Cambial

Introdução ao conhecimento do câmbio. Mercado de câmbio. Divisas e moedas conversíveis. Classificação do mercado de câmbio. Estrutura do mercado cambial no Brasil. Regime de câmbio. Taxas de câmbio e de juros. Contrato de Câmbio. Sistemas de transferências internacionais. Aspectos cambiais na exportação. Aspectos cambiais na importação. Aspectos cambiais nas operações financeiras. Proteção cambial. Competências: Conhecer os principais conceitos relacionados ao mercado de câmbio. Compreender os procedimentos operacionais e negociais inerentes as negociações da taxa de câmbio.   Identificar os diversos tipos de mercado de câmbio e taxas de câmbio. Conhecer a legislação que ampara o mercado cambial brasileiro e os principais intervenientes. Contratar operação de câmbio com segurança.      

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Achiles Batista Ferreira Junior Mestre
Angela Cristina kochinski Tripoli Mestre
Davi Lopes Especialista
Eduardo Biacchi Gomes Doutor
Giovanni Nanni Mestre
João Alfredo Nyegray Mestre
Joni Tadeu Borges Especialista
Marcelo Dias Especialista
Marcelo Rodrigues Mestre
Melina Hidalgo Especialista
Pedro Semprebom Mestre
Rodolfo Coelho Prates Doutor
Valdenilson Andrean Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 26/05/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 323,00 (trezentos e vinte e três reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 342,00 (trezentos e quarenta e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cianorte

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