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Gestão Escolar

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 295,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Geral:

  • O curso visa preparar profissionais para atuar na direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em instituições educacionais. Objetiva desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

Específico(s):

  • Desenvolver o profissional capaz de ler a sua realidade educacional e de propor e executar inovações pedagógicas;
  • Possibilitar a formação de gestores educacionais com capacidade para exercer a liderança participativae democrática;

·    Qualificar as experiências dos gestores no sentido de contribuir para a construção de uma política educacional inovadora e comprometida com a sociedade brasileira atual;

·    Capacitar o profissional da gestão escolar para o desenvolvimento da pesquisa;

Promover a especialização de profissionais que desejam atuar em diversos espaços educativos, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-los teórica e praticamente como mediadores da aprendizagem.

Público alvo

Profissionais formados em: Graduados, professores e gestores da modalidade inicial da Educação Básica: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA.

Área

Ciências Humanas Pedagogia

Disciplinas

Nome Carga horária
Conflitos na Escola e a Gestão 15 horas

Conflitos na Escola e a Gestão

A escola, os Conflitos e a Gestão Escolar. A construção da moralidade. Educação, Juventude e Violência. A construção de regras na escola. Indisciplina na escola. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Perspectiva construtivista dos conflitos. Conflitos como oportunidades de aprendizagem.

Currículo: Planejamento e Organização 15 horas

Currículo: Planejamento e Organização

Estudos sobre currículo escolar numa perspectiva que acolhe as análises inspiradas nos estudos culturais da Pós-Modernidade. Enfatiza a produtividade de três processos  constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação. Abordagem da questão curricular. O institucional, a organização e a cultura da escola. Instituição e prática escolar-apropriação e objetivação. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares.

Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação 30 horas

Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação

Criação e experimentação de novas formas de aprender e de ensinar, relacionadas ao uso de tecnologias. Proporciona conhecimentos que capacitem para a prática de ensino/aprendizagem e colaboração/cooperação. Propõe o uso da tecnologia da informação e comunicação para domínio de novos instrumentos tecnológicos com o fim de ministrar aulas e realizar trabalhos coletivos. Além disso, visa uma qualificação condizente com o contexto regional, social e profissional de atuação.

Escola, Cultura e Sociedade. 30 horas

Escola, Cultura e Sociedade.

Visão da escola como contexto sócio - cultural que influencia e é influenciado por normas e

princípios emanados da sociedade. Buscando a compreensão das manifestações históricas e contemporâneas e suas e percussões na gestão de ambientes educativos.

Financiamento da Educação 30 horas

Financiamento da Educação

Bases legais para o financiamento da educação no Brasil. O FUNDEB. O salário educação. Verbas para a educação: federal, estadual e municipal.

Metodologia da Pesquisa Educaciona 30 horas

Metodologia da Pesquisa Educaciona

Construção de textos dissertativos, elaboração de trabalhos e es

critos científicos, projetos de pesquisa e investigação científica. A natureza da Pesquisa em Educação: as abordagens quantitativas, qualitativas. Planejamento da pesquisa educacional: delimitação

do problema de pesquisa, métodos e procedimentos de obtenç

ão e análise de dados. Princípios éticos e problemas metodológicos da Pesquisa Educacional. Elaboração de um trabalho monográfico e/ou artigo no final do curso.

Movimentos de Inclusão no Ambiente Educativo Contemporâneo 15 horas

Movimentos de Inclusão no Ambiente Educativo Contemporâneo

Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea,

com ênfase nas questões das três ecologias e os problemas ambientais, de raça/etnia, gênero e sexualidade, pessoas com necessidades especiais, classe social, gerações, religiosidade,

e diferenças.

O Trabalho do Gestor 30 horas

O Trabalho do Gestor

O trabalho do gestor escolar no cotidiano das instituições e a atuação docente. Função, objetivos e atribuições do Gestor Escolar no contexto educativo contemporâneo. O processo de construção de uma gestão participativa. O gestor participativo e a construção

de uma equipe na escola. Formação do gestor educacional e a intrínseca relação com as políticas de formação de professores.

Organização e funcionamento da Escola 30 horas

Organização e funcionamento da Escola

Educação Básica: modalidades organizacionais e curriculares. Fundamentos sociais e políticos da administração escolar no contexto das atuais políticas educacionais. Identificando, estruturando e organizando os processos decisórios nos diferentes níveis da Educação Básica e suas modalidades, baseada nos pressupostos legais e pedagógicos. A organização escolar a partir da relação com a comunidade. Regimento escolar. Projeto institucional.

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico 30 horas

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico

O projeto enquanto antecipação da intervenção educativa. Elaboração, implementação e avaliação de projeto de ação. Trabalho em equipe e tipos qualitativos de líderes

educacionais. Construção e análise de instrumentos de planificação a curto, a médio e a longo  prazo.

Política e Legislação da Educação Básica 30 horas

Política e Legislação da Educação Básica

Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macro educacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico.

Políticas Educacionais e os Processos de Gestão na Escola 30 horas

Políticas Educacionais e os Processos de Gestão na Escola

A legislação vigente dos sistemas de ensino. Políticas públicas educacionais. Gestão democrática do ensino público. A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. O espaço da administração pública, confrontos entre público e privado na busca da construção da escola democrática.

Processos Avaliativos 15 horas

Processos Avaliativos

Abordagem da avaliação e seus processos em relação à gestão educacional vigente.

(avaliação da aprendizagem e avaliação institucional).

Seminário de Pesquisa 30 horas

Seminário de Pesquisa

Os conhecimentos científicos envolvidos no curso de

Lato Sensu de Gestão Escolar através da socialização do que foi visto neste primeiro módulo. Articulação entre teoria e prática com a apresentação das produções dos alunos. Interação entre pós -

graduandos e professores do curso. Apresentação e discussão de áreas de pesquisa dos professores do curso.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Carolina Belloti Cidade Mestre
Eliane Rose Maio Doutora
Ines Santa Guimarães Altenhofen Mestre
Iria Schallenberger Kappel Mestre
Luís Roberto Prandi Doutor
Oscar Marreta Especialista
Rosangela Bressan Buosi Mestre
Rosiley Berton Pacheco Doutora
Solange Pastio Guerini Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 31/08/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

11 de Agosto de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Mensal

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 295,00 (duzentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 236,00 (duzentos e trinta e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 250,75 (duzentos e cinquenta reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 236,00 (duzentos e trinta e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 265,50 (duzentos e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Guaíra

Coordenador

Solange Pastio Guerini

Fale com Solange Pastio Guerini

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