UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Enfermagem em Obstetrícia e Ginecologia

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Enfermagem em Obstetrícia e Ginecologia

Carga Horária:

530 horas

Investimento:

20 parcelas de
R$ 390,00 - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Geral:

  • Formar enfermeiros (as) para a realização do parto normal sem distócia, visando à redução da mortalidade materna e perinatal na promoção da saúde da mulher e na assistência da mulher durante a gestação, o parto e o pós-parto.

 

Específico(s):

  • Formar enfermeiros (as) para a identificação clínica de enfermidades ginecológicas e agravos  ginecológicos  para a sistematização de sua assistência de enfermagem, seguindo a resolução COFEN nº 389/2011, de 20 de outubro de 2011.
  • Capacitar enfermeiros (as) para identificação dos riscos obstétricos e perinatal.

Aprimorar a formação do profissional enfermeiro por meio de fundamentos teóricos, treinamento multidisciplinar e prático a fim de capacitá-lo a atuar sistematicamente no campo da Obstetrícia e Ginecologia.

Público alvo

Profissionais formados em: Enfermagem

Área

Ciências da Saúde Enfermagem

Disciplinas

Nome Carga horária
Aborto e suas implicações na saúde da mulher/ integração e relações interpessoais 30 horas

Aborto e suas implicações na saúde da mulher/ integração e relações interpessoais

A Interrupção voluntária da gravidez se traduz em uma prática conhecida pelas mulheres desde tempos imemoriais, todavia, nem sempre passível de discussões ou polêmicas morais, mas, via de regra, comumente acompanhada de tensões emocionais e angústias, vivenciadas pelas mulheres, mesmo quando não há nenhum óbice de ordem legal para a realização para tal procedimento.

Anatomia da Pelve/ Endocrinologia Ginecológica e Uroginecólogica 30 horas

Anatomia da Pelve/ Endocrinologia Ginecológica e Uroginecólogica

Pelve: Pelve Óssea e suas junturas. Vasos sanguíneos, nervos e drenagem linfática. Aberturas e cavidade pélvica. Diferenças sexuais. Classificação das pelves. Considerações funcionais. Paredes da pelve e diafragma pélvico. Bexiga urinária, ureter e uretra. Reto e canal anal. Órgãos genitais masculinos. Órgãos genitais femininos. Região do períneo e órgãos genitais externos.

Assistência de Enfermagem a Gestante 30 horas

Assistência de Enfermagem a Gestante

Assistência de enfermagem a paciente no período peri-parto; Assistência de enfermagem materno-infantil, à gestante, à parturiente, a puérpera, ao recém-nascido; Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher; Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas a gestante, parturiente, puérpera, nutriz e recém-nascido e da mulher no climatério nos diferentes cenários

Assistência de Enfermagem no Puerpério 30 horas

Assistência de Enfermagem no Puerpério

A assistência a mulher no período puerperal; modificações físicas -padrão dos sinais vitais, produção de leite materno, regressão do sistema reprodutor, sistema urinário, alteração no sistema cardiovascular, sistema digestivo, sistema endócrino, padrão de sexualidade e orientação reprodutiva puerperal, alimentação no puerpério.

Desenvolvimento Gestacional 30 horas

Desenvolvimento Gestacional

O início do período gestacional é calculado de acordo com o primeiro dia do último ciclo menstrual. A partir daí, as 40 semanas que compõem a gestação são fundamentais para a formação do bebê. Elencar ao estudante toda complexidade do processo, devidamente embasado com bibliografia adequada.

Emergências Obstétrica e Neonatal 15 horas

Emergências Obstétrica e Neonatal

Parada Cardiorrespiratória na gestante (modificações fisiológicas da gravidez, algoritmo ACLS, posicionamento durante a PCR, sítio de compressão, intubação, causas de PCR na gestação). Hipertensão (Terapia anti-hipertensiva). Pré- Eclampsia. Proteinúria. Eclampsia. Síndrome de Help. Propedêutica complementar. Estabilização da paciente e medidas de suporte. Terapias anticonvulsivantes. Controle da PA. Conduta ante parto e evolutiva. Conduta obstétrica (avaliação da indicação de parto vaginal ou via abdominal) Avaliação materno-fetal e conduta conservadora.

Estágio Supervisionado 200 horas

Estágio Supervisionado

Estágio de Assistência em pré- Natal e Puerpério Ambulatorial;

Estágio de Assistência ao Parto;

Estagio de Assistência ao Puerpério e Recém-Nascido Normal;

Ética, Bioética e Legislação. 15 horas

Ética, Bioética e Legislação.

A dignidade humana e os princípios fundamentais da ética contemporânea e da Bioética. O fazer dos enfermeiros  em saúde da mulher: Conflitos e Dilemas éticos. Bioética e Enfermagem: uma análise interdisciplinar. Dentre outros aspectos peculiares deste módulo.

Manobras Uterinas 30 horas

Manobras Uterinas

É importante ter em mente todos estes critérios para saber diferenciar o verdadeiro do falso trabalho de parto (contrações de Braxton Hicks) ou mesmo da fase latente do trabalho de parto (pródromos) evitando-se, assim, internamentos desnecessários e/ou precoces.

Metodologia da Pesquisa Cientifica e do Ensino Superior 15 horas

Metodologia da Pesquisa Cientifica e do Ensino Superior

Pesquisa científica: conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura: importância da leitura, técnicas de leitura e fichamento; Procedimentos e instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, formulário, entrevista, observação, história de vida, grupo focal, estudo de caso; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; Comunicações científicas: comunicação, mesa-redonda, painel, pôster; resenhas e trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts. Entre outras peculiaridades deste módulo.

Patologias Ginecológicas 30 horas

Patologias Ginecológicas

As doenças que acometem a saúde feminina e que aparecem nas várias etapas da vida da mulher são o foco de diagnóstico, tratamento e acompanhamento por parte do ginecologista. A variedade de doenças é múltipla, contudo podem ser entendidas didaticamente como grupos ou conjuntos com a mesma característica.

Perfil Epidemiológico da Morbimortalidade Feminina e Perinatal 15 horas

Perfil Epidemiológico da Morbimortalidade Feminina e Perinatal

Epidemiologia: definições importantes; Vigilância Epidemiológica; Indicadores de Saúde; Determinantes de saúde; Morbidade e mortalidade feminina; Morbidade e mortalidade perinatal; Estudos epidemiológicos; Variáveis epidemiológicas; Bases de dados Brasileiras dentre outros aspetos deste módulo.

Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério. 15 horas

Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério.

A concepção e a gestação: aspectos físicos, psíquicos e sociais. A gravidez normal e as disfunções emocionais típicas desse período. Aspectos emocionais dos diagnósticos pré-natais: abortamento espontâneo e óbito fetal. O parto e a importância do apoio social. Parto prematuro e implicações para a mãe, o bebê e a família. Puerpério: a maternidade e a paternidade. Dentre outros aspectos deste módulo.

Recepção do Recém-nascido/ procedimentos na sala de parto 30 horas

Recepção do Recém-nascido/ procedimentos na sala de parto

Atender com qualidade o Recém Nascido parte de princípios fundamentais, como por exemplo: O ambiente deve ter normas e rotinas estabelecidas pela instituição; Cada membro deve ter consciência de suas atividades e conhecimento específico; Pouca rotatividade de pessoal; Entrada limitada de pessoas.

Técnicas não Farmacológicas para alivio da dor durante o trabalho de parto. 15 horas

Técnicas não Farmacológicas para alivio da dor durante o trabalho de parto.

A importância do profissional enfermeiro obstetra na orientação e implantação de medidas eficazes de alívio da dor;  Fatores que podem influenciar no alívio da dor (como por exemplo: a idade e peso da paciente, sentimentos como ansiedade e medo, condições socioeconômicas, participação em cursos para preparação do parto, motivação para o parto, conhecer a maternidade e local de escolha do parto, experiências em partos anteriores, tamanho do feto e etc); Medidas para o conforto da parturiente;

 Métodos não farmacológicos no alívio da dor e sua eficácia na assistência ao trabalho de parto normal e sua implantação de acordo com a realidade de cada instituição: exercícios respiratórios, banho morno de aspersão, bola de parto, cavalinho ou “Banquinho U”, deambulação e mudanças de posição, exercícios de relaxamento, musicoterapia, estimulação elétrica transcutânea entre outros. A interferência negativa dos fármacos utilizados no alívio da dor no processo do trabalho de parto.

Carga horário total: 530 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Alessandro Rodrigues Perondi Mestre
Aline Decari Marchi Especialista
Cássio Rossi Especialista
Cristiane Claudia Meinerz Doutora
Cristiane Terezinha Vieira Pedrozo Especialista
Edinalva Madalena Almeida Motta Mestre
Eunice Delgado Cameron de Souza Mestre
Jaqueline Bianca de Andrade Mestre
Marta Elaine dos Santos Especialista
Rubens Griep Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 08/06/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

24 de Março de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00 as 12h00 e das 13h00 às 18h00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 331,50 (trezentos e trinta e um reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 351,00 (trezentos e cinquenta e um reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Guaíra

Coordenador

Cristiane Terezinha Vieira Pedrozo

Fale com Cristiane Terezinha Vieira Pedrozo

Redes sociais