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Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização e Letramento

Carga Horária:

360 horas

Investimento:

R$ 295,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Geral:

Desenvolver competências e habilidades em relação às diversas estratégias e possibilidades de intervenções didáticas na prática pedagógica na Educação Infantil.

 

Específico:

  • Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de ampliar e aprofundar a análise:
  • das especificidades das crianças de 0 a 6 anos, relacionando-as às práticas pedagógicas para a educação em creches e pré-escolas e à identidade do profissional da educação infantil;
  • das políticas nacionais e locais de Educação Infantil e seus impactos;
  • das contribuições à Educação Infantil advindas das ciências sociais e humanas;
  • das relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil;
  • de estudos e pesquisas na área da Educação Infantil.
  • Propiciar aos profissionais da Educação Infantil oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para creches e pré-escolas.
  • Propiciar aos profissionais da Educação Infantil oportunidades de realizar estudos diagnósticos e propor estratégias para a melhoria da Educação Infantil em seu contexto de trabalho.

Público alvo

Profissionais formados em: Graduados, professores e gestores da modalidade inicial da Educação Básica: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA.

Área

Ciências Humanas Pedagogia

Disciplinas

Nome Carga horária
Aprendizagem: Tendências Históricas e Contemporâneas 30 horas

Aprendizagem: Tendências Históricas e Contemporâneas

Desenvolvimento cognitivo da criança: contribuições de Piaget e Vygotsky. A neurociência e as descobertas recentes de como a criança aprende e se desenvolve. A prevenção de defasagens no desenvolvimento infantil. O papel da interação social no desenvolvimento da criança. A importância da afetividade no desenvolvimento da criança, discussão de questões atuais como o bullying, agressividade. A sexualidade na Educação Infantil e as ações docentes. A aquisição da linguagem e os meios digitais. Neurolinguística e semântica a partir das TIDCS.

As linguagens da Arte na Educação Infantil: Práticas Musicais, Artes Cênicas. 15 horas

As linguagens da Arte na Educação Infantil: Práticas Musicais, Artes Cênicas.

Conceitos. Ações metodológicas. Tipos de atividades musicais e cênicas. Vivências práticas.

Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil 30 horas

Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil

A criança no século XXI. Os direitos da criança ao contato com o meio natural e social. O equilíbrio entre o consumismo, o desperdício e a educação para a sustentabilidade. Práticas pedagógicas e os conceitos das ciências naturais. A transposição dos conhecimentos cotidianos em conhecimentos científicos. O papel da interação social com a natureza na aprendizagem das crianças. As observações, a pesquisa e o registro na Educação Infantil.

Cultura Oral e Escrita na Educação Infantil e a Alfabetização. 30 horas

Cultura Oral e Escrita na Educação Infantil e a Alfabetização.

Abordagem histórica da alfabetização no contexto educacional brasileiro. Reflexão sobre a legitimidade e a pertinência conferidas à produção oral e escrita nas escolas de Educação Infantil. A modalidade discursiva oral e as crianças da Educação Infantil: comunicar-se com quem, para que e como? Alfabetização e Letramento: Reflexões Sobre Esses Conceitos. Métodos De Alfabetização No Brasil – Breve Histórico.

A oralidade e o texto oral com destino escrito. Concepção de alfabetização e de letramento. A especificidade e a indissociabilidade dos processos de alfabetização e de letramento. Ambiente alfabetizador: a organização da sala de aula e as relações e interações que pode propiciar. O processo de construção da escrita e da leitura e suas intervenções didáticas. A escrita do próprio nome. A escrita espontânea. A leitura e a produção escrita de diversos gêneros textuais. Práticas orais e escritas a partir das novas tecnologias. Literatura infantil: os desafios na contação de histórias.

Currículo: Discursos entre Poder e Princípios 15 horas

Currículo: Discursos entre Poder e Princípios

Origens do currículo. Ideologia e currículo. Currículo nacional. Conhecimento curricular e cotidiano. Currículo e inovação. Dimensão antropológica do currículo. Currículo e multiculturalismo. Currículo em ação. Currículo e derivados (matriz, projeto, plano curricular, proposta, didática). Currículo oculto e/ou webcurrículo: discussões contemporâneas.

Educação Inclusiva 15 horas

Educação Inclusiva

A compreensão histórica e conceito da Inclusão no sistema educacional Brasileiro. Os paradigmas vigentes da Educação Inclusiva. Análise do papel da educação Inclusiva frente á nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: avanços e retrocessos. A identificação das necessidades educacionais especiais, recursos humanos, físicos e materiais necessários ao atendimento das necessidades educacionais especiais.

Higiene, Saúde da Criança, Primeiros socorros. 15 horas

Higiene, Saúde da Criança, Primeiros socorros.

Alimentação saudável pertinente ao processo ensino aprendizagem e a influencia dos excessos e déficit alimentar para a educação.  PNH (Principio de Normas de Higiene ). Fundamentos básicos de manipulação de alimentos.Contaminação e transmissão de patógenos nos ambientes da escola.Doenças na infância mais incidentes na idade escolar.      Atendimento de primeiros socorros no ambiente escolar.

Interação e Linguagem Lúdica na Educação Infantil 30 horas

Interação e Linguagem Lúdica na Educação Infantil

A interação social e a linguagem lúdica como eixo estruturador da Educação Infantil. A brincadeira enquanto produção cultural. Aspectos culturais, sociais e de gênero que exercem influência sobre a brincadeira. Organização do espaço e do tempo para brincar nas instituições de Educação Infantil. Busca de compreensão acerca do papel do profissional da educação frente ao brincar da criança. O desenvolvimento da criança a partir de jogos, games e simulações. Reflexão sobre critérios para a escolha e seleção de brinquedos e brincadeiras. Detalhamento de estratégias para o planejamento, registro e observação das brincadeiras infantis.

Jogos Pré-desportivos na Educação Infantil 15 horas

Jogos Pré-desportivos na Educação Infantil

Conceito e objetivo. Função e modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras aplicadas nos jogos coletivos e individuais.

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação

O método científico; a linguagem da pesquisa; pesquisa qualitativa e quantitativa; planejamento da pesquisa para Educação Física; a pesquisa como subsídio com fonte de atualização; fontes de informação científica; pesquisa bibliográfica.

Planejamento e Avaliação na Educação Infantil 30 horas

Planejamento e Avaliação na Educação Infantil

Planejamento na ação educativa: em busca da intencionalidade didática. Modalidades organizativas do tempo didático: atividades permanentes e diversificadas. Espaços na Educação Infantil. Análise do papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e da importância da avaliação, discussão dos principais modelos avaliativos que têm permeado as instituições de Educação Infantil, a avaliação e atenção à diversidade e aos ritmos individuais das crianças, estratégias avaliativas e articulação com as famílias, avaliação das propostas educativas e da prática pedagógica do professor.

Por Que e Como Ensinar Matemática na Educação Infantil 30 horas

Por Que e Como Ensinar Matemática na Educação Infantil

O que se aprende e como se aprende Matemática na Educação Infantil. O que significa trabalhar com a resolução de problemas em sala de aula. O papel da comunicação e das representações para compreensão das ideias e linguagens da Matemática. Contextos significativos para se explorar, propor e resolver problemas: os jogos, as situações do cotidiano e a literatura infantil. O ambiente propício para a aprendizagem da Matemática: o espaço, os materiais, as interações. Os blocos de conteúdos: as expectativas de aprendizagem e seus contextos. O ensino e a aprendizagem do número, das operações e do sistema de numeração. A geometria na Educação Infantil. O trabalho com grandezas e medidas. A coleta e a organização de dados na Educação Infantil. Jogos digitais na e para aprendizagem matemática.

Práticas de Alfabetização e Letramento 15 horas

Práticas de Alfabetização e Letramento

Alfabetização E Letramento: Reflexões Sobre Esses Conceitos. Métodos de Alfabetização No Brasil – Breve Histórico. O Processo de Construção da Escrita Na Visão de Emilia Ferreiro. Alfabetização E Letramento – Contribuições de Magda Soares. Alfabetização de Jovens e Adultos – Algumas Considerações. Práticas de Alfabetização e Letramento. Refletindo sobre a formação dos Professores.

Práticas Pedagógicas: Movimento, Música e Artes Visuais 15 horas

Práticas Pedagógicas: Movimento, Música e Artes Visuais

Conceitos. Ações metodológicas. Tipos de atividades. Vivências práticas.

Produção de textos – Apropriação da Escrita 15 horas

Produção de textos – Apropriação da Escrita

Introdução. A História dos Processos da Apropriação da Escrita. Práticas Pedagógicas.

Tecnologias Digitais na Educação 30 horas

Tecnologias Digitais na Educação

Aprender e ensinar com TDICs. Autonomia e identidade na construção social a partir da TDICs: práticas possíveis. Cases na utilização de práticas pedagógicas com TDICs. Ferramentas de interação da atividade humana. Softwares no cotidiano das práticas pedagógicas e administrativas. Games, simulações e robótica como ferramentas de ensino e aprendizagem. Ferramentas da web: práticas de escrita, de interação e projetos colaborativos. Marketing e as TDICs. Impacto financeiro no desenvolvimento da escola para educação presencial e on-line. Softwares de segurança e acessibilidade. Site com porta de entrada nas instituições escolares. Direitos autorais em produções escolares.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Eliane Rose Maio Doutora
Inês Santa Guimarães Altenhofen Mestre
Iria Schallenberger Kappel Mestre
João Luiz Gasparin Doutor
Leandro Feronato Especialista
Leandro Feronato Especialista
Luiz Fernando Guarnieri Passos Especialista
Maria do Carmo de Oliveira Nogueira Mestre
Rosangela Bressan Buosi Mestre
Silvia Eliane de Oliveira Basso Mestre
Solange Pastio Guerini Especialista
Sonia Maria de Souza Mestre
Tatiane Henrique Souza Machado Mestre
Valdecir Frasson Mestre
Viviane Augusta Pires Simões Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 10/05/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

12 de Maio de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Mensal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 295,00 (duzentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 236,00 (duzentos e trinta e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 250,75 (duzentos e cinquenta reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 236,00 (duzentos e trinta e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 265,50 (duzentos e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Guaíra

Coordenador

Solange Pastio Guerini

Fale com Solange Pastio Guerini

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