UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Conciliação, Mediação e Arbitragem

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Conciliação, Mediação e Arbitragem

Carga Horária:

390 horas

Investimento:

R$ 350,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Geral:

Tem como objetivo oferecer o melhor referencial teórico-práticos dos Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos, Institutos da Mediação, Conciliação e Arbitragem, proporcionando a formação dos profissionais para o exercício regular das atividades, voltadas a conciliação, mediação e arbitragem, tanto de forma autônoma, câmaras de conciliação e mediação ou em cooperação com o Poder Judiciário, bem como ainda, na atuação de Juiz Arbitral, de forma autônoma quanto em Câmaras/Tribunais Arbitrais

 

Específico(s):

  • Identificar os principais procedimentos na resolução de conflitos em mediação, conciliação e arbitragem.
  • Discutir as funções dos mediadores junto às necessidades e perspectivas jurídicas.

Analisar a importância do Juiz Arbitral nas câmaras e tribunais arbitrais.

Público alvo

Profissionais da Área do Direito, Contabilidade, Engenharia, Médica e afins.

Área

Ciências Sociais AplicadasCiências Contábeis Direito

Disciplinas

Nome Carga horária
A MEDIAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIOS NO ÂMBITO DAS SOCIEDADES COMPLEXAS 30 horas

A MEDIAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIOS NO ÂMBITO DAS SOCIEDADES COMPLEXAS

Evolução da Mediação familiar no Brasil e no mundo. Objetivos, aplicações, formas e modelos de intervenção; conflitos familiares; o papel do advogado na mediação familiar; advocacia colaborativa e outros especialistas; procedimentos metodológicos, instrumentos e estratégias; atuação do mediador;

ASPECTOS JURIDICOS DAS RELAÇÕES COMERCIAIS 30 horas

ASPECTOS JURIDICOS DAS RELAÇÕES COMERCIAIS

História. Conceito, princípios e características. Procedimentos metodológicos, instrumentos e estratégias; técnicas e ferramentas; mediação judicial e extrajudicial; Mediação entre empresas e seu público. Mediação entre fornecedores, consumidores, colaboradores e administradores. Mediação trabalhista, clientes internos e externos, mediação no ambiente de trabalho, facilitação da comunicação dentro do ambiente de trabalho; empresa familiar e sucessão;

CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 15 horas

CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Introdução; Teoria do Conflito; Jurisdição, Meios de Solução Alternativos e acesso à Justiça; Meios Autocompositivos e Heterocompositivos; Conciliação: conceito, definição e âmbito de abrangência; Mediação: conceito, definição e âmbito de abrangência; Arbitragem: conceito, definição e âmbito de abrangência; Entendendo a Conciliação e Mediação no Novo CPC; Mediação Familiar Previa Obrigatória; Arbitragem NCPC x Lei 9307/96;

CONTABILIDADE EMPRESARIAL 30 horas

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

A Contabilidade como Instrumento de Gestão. Objetivos e Função da Contabilidade. Princípios Contábeis. Regime de Caixa e Regime de Competência. Sistema Contábil: Funcionamento do Sistema Contábil e Procedimentos Básicos da Contabilidade. Estrutura e análise dos Demonstrativos Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa.

ETICA E MORAL 15 horas

ETICA E MORAL

História, conceitos, percepções, crise de valores e crise social; a política de tratamento adequado; cultura da paz; quebra de paradigma; métodos consensuais e o papel do judiciário; resolução do CNJ; sistemas multiportas; métodos híbridos; visão panorâmica dos métodos consensuais; a formação e a capacitação dos mediadores, conciliadores e árbitros; princípios éticos; visão teoria e prática.

FUNDAMENTOS DA ARBITRAGEM E SIMULAÇÃO DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 15 horas

FUNDAMENTOS DA ARBITRAGEM E SIMULAÇÃO DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Métodos Extrajudiciais como meio de resolução de conflitos; Simulação de Mediação e Conciliação; Procedimentos Extrajudiciais; Procedimentos judiciais.

INSTITUIÇÕES DE DIREITO E PROCEDIMENTOS 15 horas

INSTITUIÇÕES DE DIREITO E PROCEDIMENTOS

Conciliação; Mediação; Arbitragem. Procedimentos possíveis de mediação e arbitragem; Abordagem histórica. Exemplos práticos de resolução de conflitos na esfera familiar. Aplicabilidade da Lei 9.307/96 e Código de Processo Civil, em casos familiares, em procedimentos arbitrais.

INSTITUTO DA COOPERAÇÃO JUDICIAL E DA SENTENÇA ARBITRAL 30 horas

INSTITUTO DA COOPERAÇÃO JUDICIAL E DA SENTENÇA ARBITRAL

Arbitragem; Cooperação arbitral; Fundamentos da arbitragem no Código de Processo Civil; Carta Arbitral; Medidas Liminares e de Urgência na arbitragem; Revogação de Medida Liminares e de urgência; Requisitos da Sentença Arbitral; Elaboração de Sentença Arbitral.

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 30 horas

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Arbitragem; Administração Pública; Regulamento Administrativo de Arbitragem; Arbitragem Empregada pela Administração Pública; Principios da Arbitragem.

METODOLOGIA DA PESQUISA 30 horas

METODOLOGIA DA PESQUISA

Conceituar contextos relacionados à metodologia e pesquisa científica, conhecer métodos, normas e base de dados de trabalhos científicos e, as características dos periódicos, elaborar trabalhos acadêmicos adequando-os às exigências dos Comitês de Ética em Pesquisa.

METODOS EXTRAJUDICIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E SIMULAÇÃO DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO 30 horas

METODOS EXTRAJUDICIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E SIMULAÇÃO DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

Métodos Extrajudiciais como meio de resolução de conflitos; Simulação de Mediação e Conciliação; Procedimentos Extrajudiciais; Procedimentos judiciais.

RESPONSABILIDADE CIVIL EM CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 15 horas

RESPONSABILIDADE CIVIL EM CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

Responsabilidade contratual e extracontratual. Culpa e risco: responsabilidade subjetiva e responsabilidade objetiva. Atos causadores de danos não considerados ilícitos: legítima defesa e abuso de direito. Excludentes de responsabilidade. Dano patrimonial e dano moral. Indenização e liquidação. A mensuração pelo critério da equidade. Mediação nos casos de responsabilidade civil. Aspectos controvertidos.

SEMINÁRIOS E PROCEDIMENTOS DE ARBITRAGEM 15 horas

SEMINÁRIOS E PROCEDIMENTOS DE ARBITRAGEM

Seminários de Interação de Resolução de Conflitos, Arbitragem; Simulação de Arbitragem; Audiências Arbitrais e Julgamento.

SEMINÁRIOS E PROCEDIMENTOS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO 15 horas

SEMINÁRIOS E PROCEDIMENTOS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

Seminários de Interação de Resolução de Conflitos, Métodos Extrajudiciais como meio de resolução de conflitos; Simulação de Mediação e Conciliação; Procedimentos Extrajudiciais; Elaboração de casos e busca pela solução de conflitos.

SEMINÁRIOS E PROCEDIMENTOS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO 15 horas

SEMINÁRIOS E PROCEDIMENTOS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

Seminários de Interação de Resolução de Conflitos, Métodos Extrajudiciais como meio de resolução de conflitos; Simulação de Mediação e Conciliação; Procedimentos Extrajudiciais; Elaboração de casos e busca pela solução de conflitos.

TEORIA DOS NEGOCIOS JURIDICOS E DOS CONTRATOS: FUNDAMENTOS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS 30 horas

TEORIA DOS NEGOCIOS JURIDICOS E DOS CONTRATOS: FUNDAMENTOS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Conceito; Teoria geral dos negócios jurídicos; Negócio jurídico; Representação; Condição, termo e encargo; Defeitos; Invalidade; Teoria geral dos contratos; Função social do contrato; Condições de validade dos contratos; Formação dos contratos; Princípios gerais do direito contratual; Interpretação dos contratos; Revisão Contratual; Resolução de conflitos; Mediação como meio de resolução de conflitos; Arbitragem e negócios jurídicos; Aspectos controvertidos.

TEORIA GERAL DA ARBITRAGEM 15 horas

TEORIA GERAL DA ARBITRAGEM

A ementa desta disciplina não está disponível.
TEORIA GERAL DE CONFLITOS E OS METODOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS 15 horas

TEORIA GERAL DE CONFLITOS E OS METODOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS

O Conflito; História, conceitos, percepções, crise de valores e crise social; Instrumentos e estratégias; Técnicas e ferramentas; Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos. Comunicação e Conflito. Métodos Alternativos de Solução de Conflitos. Enfoque normativo e ético da conciliação e mediação e suas aplicações no Poder Judiciário.

Carga horário total: 390 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Ana Claudia Rossaneis Mestre
Bruno Baltazar dos Santos Mestre
Carlos Alexandre Moraes Mestre
Cassio Marcelo Mochi Mestre
Isabel Cristina Gozer Doutora
Letícia Carla Baptista Rosa Mestre
Luiz Geraldo do Carmo Gomes Mestre
Luiz Roberto Prandi Doutor
Michel Elias de Azevedo Oliveira Especialista
Paulo Cesar de Souza Mestre
Thomaz Jefferson de Carvalho Mestre
Valeria Silva Galdino Cardin Doutora

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 10/05/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

12 de Maio de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 297,50 (duzentos e noventa e sete reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Guaíra

Coordenador

Michel Elias de Azevedo Oliveira

Fale com Michel Elias de Azevedo Oliveira

Redes sociais