UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Pós-Graduação  >  Especialização  >  Análise Ambiental: Análise de Água, Ar e Solo.

Nossos cursos de Especialização Faça já sua inscrição

Análise Ambiental: Análise de Água, Ar e Solo.

Carga Horária:

375 horas

Investimento:

R$ 385,00 *
* em 20 parcelas - Programa de descontos

Número de vagas:

30 vagas

Objetivos

Geral: Capacitar os diversos profissionais a atuar na área de análise ambiental.

Específico(s):

  • Fornecer um conjunto conceitual interdisciplinar para a atuação do analista ambiental;
  • Qualificar o pós-graduando com formação técnica, científica e ética para atuação na análise ambiental;
  • Conhecer e trabalhar com as principias ferramentas para análise ambiental;
  • Apresentar os requisitos necessários para atuação como analista ambiental e Analisar as principais características físicas, químicas e biológicas da água, ar e solo e sua correlação com a o ambiente e a saúde humana.

Público alvo

  • Profissionais formados em: Biomedicina, ciências biológicas, farmácia, e profissionais de áreas correlatas e de interesse ambiental.

Área

Ciências Biológicas

Disciplinas

Nome Carga horária
Análise da Flora 15 horas

Análise da Flora

Importância da atividade florestal no Brasil. Estudos da vegetação. Formações florestais brasileiras. O Bioma Mata Atlântica. Extinção de espécies. Conservação da biodiversidade. Importância das espécies nativas. Noções de procedimentos em campo e técnicas de herborização. Prática de coleta de espécies em campo. 

Análise de Água 45 horas

Análise de Água

Métodos análise instrumental com ênfase à detecção e quantificação de compostos e micro-organismos com importância para a qualidade da água. Introdução à Análise Instrumental. Amostragem. Números significativos. Técnicas de preparo de amostra e de soluções.  Testes titulométricos e colorimétricos. Princípios de espectrofotometria e cromatografia. Morfologia, crescimento, nutrição e aspectos genéticos dos principais grupos de micro-organismos de ambiente aquático. Isolamento, identificação e caracterização de microrganismos da água. Definição e utilização de bioindicadores e parâmetros para avaliação da qualidade da água. Métodos de amostragem microbiológica. Elaboração de relatórios de ensaios. Visita a laboratórios de análises ambientais. Práticas: Segurança em laboratório químico de águas. Preparo de soluções/ cloro/ alcalinidade. DQO. Sólidos dissolvidos totais/ turbidez/ cor. Segurança e higiene do trabalho no laboratório de microbiologia ambiental. Preparo de meios de cultura. Contagem padrão de microrganismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis. Determinação do número mais provável de coliformes totais e coliformes termotolerantes e Escherichia coli. Determinação de Clostridium e Pseudomonas.

Análise de Superfícies 15 horas

Análise de Superfícies

Padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais para superfícies. Análise de superfícies, equipamentos industriais, utensílios para manipulação de alimentos. Técnica de swab e Rodac. Prática para análise de superfícies.

Análise do Ar 15 horas

Análise do Ar

Poluição. Ambientes climatizados. Análise do ar. Controle de qualidade do ar. Análises microbiológicas do ar. Quantidades de poluentes. Prática relacionada a análise do ar.

Análise do Solo 30 horas

Análise do Solo

O solo como base dos ecossistemas terrestres. Comunidades microbianas do solo. Ciclos biogeoquímicos. Microrganismos e processos microbianos como indicadores de qualidade de solo. Impacto ambiental e monitoramento da recuperação de áreas degradadas. Ação humana e impacto ambiental. Mudanças na comunidade microbiana e processos microbianos do solo após alterações no ambiente. Técnicas moleculares no estudo da diversidade microbiana do solo. Prática de microbiologia do solo: Análise quantitativa de fungos e bactérias do solo.

Introdução a métodos de análises: Análise qualitativa e quantitativa, Precisão e Exatidão, Espectroscopia, Fotometria, Digestão, Destilação e Titulação, Diluições e Concentrações. Análises químicas do solo: Condutividade elétrica, pH (água, KCl, CaCl2), Capacidade de troca de cátions (CTC), Valor T - CTC (Capacidade de Troca de Cátions), Valor V (Percentagem de Saturação de Bases), Acidez do solo, Carbono orgânico, Nitrogênio total, Fósforo, Potássio, Micronutrientes, Expressão dos resultados. Análises físicas do solo: Terra fina, cascalho e calhaus, Preparo da amostra, Umidade do solo, Capacidade de Retenção de Água – CRA, Densidade aparente, Densidade de partículas, Porosidade total, Macro e Microporosidade, Análise granulométrica, Percentagem de agregados. Aula prática: determinação de pH e condutividade elétrica, Determinação de sólidos totais (umidade), fixos (fração mineral) e voláteis (matéria orgânica), Determinação de nitrogênio, fósforo e potássio

Auditoria e perícia ambiental 15 horas

Auditoria e perícia ambiental

Papel do auditor ambiental. Responsabilidades do Perito – direitos e deveres. Perito Federal – normas para inscrição. Estudo de caso – da nomeação à entrega do laudo.

Bioestatística 15 horas

Bioestatística

Conceitos básicos de estatística. Planejamento de estudos na área biológica. Descrição e apresentação de dados. Probabilidade. Distribuições. Noções de amostragem. Intervalo de confiança. Hipóteses. Variáveis.  Noções sobre técnicas estatísticas usadas na área das ciências biológicas.

Bioindicadores de Qualidade Ambiental 15 horas

Bioindicadores de Qualidade Ambiental

Introdução e definição de bioindicadores e biomarcadores. Ecossistema e ação antrópica: principais efeitos das atividades humanas na contaminação e qualidade ambiental. Casos históricos de contaminação ambiental. Principais grupos taxonômicos de avaliação da qualidade ambiental (invertebrados e vertebrados). Estudos de diagnose e impacto ambiental através de indicadores ecológicos. Monitoramento da qualidade de ambientes aquáticos. Impactos de poluentes em espécies bioindicadoras. Medindo e Quantificando Efeitos Ecotoxicológicos (Biomarcadores). Principais biomarcadores para avaliação da  poluição aquática. Espécies Alvos e Modelos Biológicos. Protocolos de avaliação de qualidade ambiental e testes in situ. Prática de abordagens ecotoxicológicas para o monitoramento da qualidade da água.

Direito ambiental 30 horas

Direito ambiental

Direito Ambiental Florestal. Novo Código Florestal. Áreas de Preservação Permanente. Reserva Florestal Legal. Desenvolvimento Sustentável. Novas Tecnologias Licenciamento Ambiental. Termo de Ajustamento de Conduta. Auto de Infração Ambiental.

DNA Ambiental 15 horas

DNA Ambiental

Conceitos e aplicações do DNA ambiental. Bases moleculares de funcionamento da técnica de DNA ambiental. Técnicas de sequenciamento da informação genética de interesse ambiental. Princípios teóricos dos métodos de análise de DNA ambiental. Uso do DNA ambiental em aplicações práticas. Obtenção e exploração de sequências em bancos de dados (prático). Potencialidades do DNA ambiental no estudo de ambientes naturais, monitoramentos ecológicos, e análises clínicas. Análise de estudos de caso. Prática de amostragem de DNA ambiental, extração e amplificação via PCR. 

Ecologia e biodiversidade 15 horas

Ecologia e biodiversidade

Noções de Ecologia. Impacto Ambiental. Análise de Impacto Ambiental. Histórico da Biodiversidade. Impactos sobre a Biodiversidade. Análise e Medidas de conservação e preservação da Biodiversidade.

Fundamentos de microbiologia e análise ambiental 15 horas

Fundamentos de microbiologia e análise ambiental

História da microbiologia. Células procarióticas. Principais grupos e taxonomia de bactérias, fungos e protozoários. Crescimento e cultivo de microrganismos. Efeito dos fatores físicos e químicos sobre a atividade dos microrganismos; genética bacteriana; metabolismo microbiano. Antibióticos e mecanismos básicos de resistência. Introdução a análise ambiental, conceitos e aplicações na saúde e meio ambiente.

Gestão de resíduos 15 horas

Gestão de resíduos

Conceitos e classificação de resíduos (efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas). Instrumentos para o gerenciamento de resíduos. Minimização na Fonte: conceitos e técnicas, manejo e armazenagem, tratamento e disposição final de resíduos. Atividades práticas laboratoriais demonstrativas sobre caracterização de resíduos.

Manejo e Conservação Ambiental 30 horas

Manejo e Conservação Ambiental

Introdução à questão ambiental. Ecossistemas. Degradação e Poluição Ambiental: solo, água e ar. Práticas para proteção e conservação ambiental. Análises de monitoramento da qualidade ambiental. Prática relacionada ao manejo e conservação ambiental.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. A organização de texto científico (Normas ABNT).

Planejamento e gestão ambiental 15 horas

Planejamento e gestão ambiental

Visão histórica da gestão ambiental: as empresas e o meio ambiente. Modelos de gestão ambiental. O papel do profissional no atual contexto ambiental - organizacional. Normas internacionais de gestão ambiental e a série ISO 14.000. O Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma ISO 14.001. Integração dos sistemas de gestão. Certificação de produtos. Elaboração de estudos de Impactos e Planejamento e estudo de Riscos Ambientais em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

Saneamento Ambiental 30 horas

Saneamento Ambiental

Impacto da poluição hídrica. Características físico-químicas e biológicas dos efluentes e padrões de emissão e de qualidade. Noções de tratamento físico-químico de águas residuárias agroindustriais. Tratamento biológico: aeróbio e anaeróbio de águas residuárias agroindustriais. Noções de sistemas de abastecimento de água. Visita técnica. Prática saneamento ambiental.

Toxicologia Ambiental 15 horas

Toxicologia Ambiental

Introdução à ecotoxicologia. Classes de poluentes ambientais e seus efeitos tóxicos. Exposição e os efeitos bioquímicos e farmacológicos nos organismos. Caracterização, distribuição e movimentação de resíduos toxicantes ambientais. Toxicologia de poluentes e metabolismo de xenobióticos. Modelos animais para ensaios toxicológicos.

Métodos de destoxificação.

Carga horário total: 375 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Ângelo Gabriel Mari Mestre
Ari Alves de Oliveira Filho Doutor
Carlos Eduardo Delfino Vieira Mestre
Cristiane Lurdes Andreani Mestre
Danielle Medina Rosa Doutora
Débora Nakadomari Dudek Especialista
Diego Barrocá Especialista
Douglas Dragunski Mestre
Eliana de Almeida Mira de Bona Mestre
Higor Eisten Francisconi Lorin Mestre
Juliana Moço Corrêa Doutora
Lillian Vieira Leonel Mestre
Lucas Teixeira Pereira Especialista
Lucimar Pereira Bonett Doutora
Maria do Socorro Tenório Baumgartner Mestre
Ricardo Marcelo Abrão Doutor
Rodrigo Coladello de Oliveira Mestre
Sônia Aparecida de Mello Doutora
Thaís Regina Marcon Mestre
Thomas Kehrwald Fruet Mestre
Wilson Frantine da Silva Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 12/03/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

24 de Março de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas poderão ser online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)

20 (vinte) parcelas de R$ 385,00 (trezentos e oitenta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 308,00 (trezentos e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 327,25 (trezentos e vinte e sete reais e vinte e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 308,00 (trezentos e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 346,50 (trezentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cascavel

Coordenador

Débora Nakadomari Dudek

Fale com Débora Nakadomari Dudek

Redes sociais