UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Tecnologia em Saneamento Ambiental

Descrição

DESCRIÇÃO

O currículo do curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental está estruturado com disciplinas gerais, como biologia, química, física, geoprocessamento e cartografia, e outras específicas, como legislação, drenagem, instalações prediais hidráulicas e saneamento, visando preparar o aluno para atuar em diversas áreas relativas ao saneamento bem como, prestar serviços que contribuem para a melhoria do meio ambiente, da qualidade de vida, da saúde pública e do bem-estar da população.

Mercado  de trabalho em expansão

Esse profissional é e será muito requisitado para atender as demandas ambientais que a sociedade têm provocado continuamente, prestando serviços em obras de saneamento básico, construindo e supervisionando a instalação de sistemas e redes de água, esgoto, lixo industrial e doméstico. Fiscalizando a qualidade da água e o tratamento do esgoto, bem como gerenciando o armazenamento do lixo em aterros sanitários e usinas de compostagem.  Em planejamento e implantação de  campanhas de educação sanitária e ambiental. O setor público é um empregador tradicional, nas secretarias de Meio Ambiente, órgãos e agências ambientais, e a oferta é grande em todo o país, com ênfase nas capitais e outros grandes centros urbanos.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de  mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para  impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU – HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por
  • ferramentas   da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para você realizar todas as atividades teóricas e práticas de forma diferenciada, desde os laboratórios de para as disciplinas básicas como:  Laboratórios de Microscopia, Botânica,  Microbiologia, química, física, informática dentre outros. e, laboratórios para disciplinas específicas como: Biologia Molecular,, Cultura  de Tecidos Vegetais, Fermentações, Informática, Desenho, Solos dentre outros. Você vai, Estação agrometeorológica, Sala de Videoconferência, Fazenda Experimental, Laboratórios de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

Algo mais:

O curso usa as ferramentas tecnológicas google for education para facilitar a relação professor/aluno e para flexibilizar a aprendizagem dos alunos.

O Google for Education permite que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada.

Neste pacote estão o G-mail com espaço ilimitado, assim suas atividades ao longo do curso ficarão  disponíveis apenas para você, mesmo depois que você se formar.

Ainda possui aplicativos e games desenhados especificamente para você aprender mais fácil e mais rápido usando seu computador ou tablets e celulares.

AMBIENTES

- Laboratório de disciplinas básicas (Biologia, Química, Física, Botânica, Informática).

- Laboratórios de disciplinas específicas

- Laboratório de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água;

- Laboratório de Toxicologia e Microbiologia Ambiental; 

- Laboratório de Química Ambiental;  

- Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Geoprocessamento.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Núcleo de Meio Ambiente
TITULAÇÃO Tecnólogo
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 5 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 3 anos
CARGA HORÁRIA 2000 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 350,00
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

Formar Tecnólogos em Saneamento Ambiental que  atendam  a demanda de mercado na área, com inovações tecnológicas capazes de permitir a gestão de processos de produção de bens e serviço na área de saneamento ambiental, e o desenvolvimento de aptidões para a pesquisa.

Objetivo específico

Capacitar o futuro tecnólogo para um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais internacionalizado para atuar na conservação dos recursos naturais, intervindo no seu uso, minimizando os possíveis impactos ambientais, econômicos, sociais, políticos e culturais das comunidades envolvidas e/ou afetadas, seguindo os eixos: água, solo, recursos sólidos e drenagem, utilizando ferramentas computacionais aplicadas à análise de problemas relacionados ao saneamento ambiental.

Perfil do egresso

O Tecnólogo em Saneamento Ambiental tem como atribuição o planejamento, a gestão e a operação de sistemas de saneamento ambiental. Entre outras atividades, ele gerencia o abastecimento e tratamento de águas, fiscaliza sua qualidade, implanta tratamento de efluentes e de resíduos domésticos e industriais com o respectivo sistema de drenagem. Na gestão de redes de monitoramento ambiental, planejamento e implementação de campanhas de educação sanitária e ambiental.

Mercado de trabalho

Atua em empresas instituições públicas, privadas, companhias de recursos hídricos e terceiro setor de gestão do meio ambiente e da saúde, saneamento ambiental, estações de tratamento, laboratório de estudos de impacto e controle da qualidade ambiental, indústrias em geral, consultorias, construção civil, e órgãos governamentais de fiscalização ambiental e sanitária.  Em Hotéis e resorts para executar a infraestrutura de saneamento local e desenvolver projetos que visem à preservação de áreas verdes na construção do estabelecimento.

Redes sociais