UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Tecnologia em Gestão Ambiental

Descrição

DESCRIÇÃO

O meio ambiente em suas mãos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Unipar tem como objetivo atender às novas áreas relacionadas ao meio ambiente. Visa também suprir uma das grandes carências profissionais do mercado regional, com uma estrutura bastante flexível e possibilidade de adaptação, de acordo com a demanda social e a renovação tecnológica. Ao final do curso você terá embasamento e ampla percepção da área, possuindo habilidades técnicas e operacionais para gerenciar situações e conflitos relacionados à gestão ambiental, planejar e executar tecnologias visando sempre o equilíbrio entre meio ambiente, economia e sociedade.

Um mercado sustentável

À medida que os impactos causados pelas novas tecnologias aumentam, cresce a exigência de profissionais capazes de interagir nessas novas situações e encontrar soluções para estes desafios ambientais. Você poderá atuar em empresas privadas nas atividades de sistema de gestão ambiental e outras relacionadas ao meio ambiente, órgãos públicos, agências reguladoras e afins, secretarias municipais, estaduais e federais, órgãos da administração direta, como IBAMA e ICMBio, e também órgãos certificadores das normas ambientais, a ISO 14.000. Você poderá se destacar ainda em concessionárias públicas, como empresas de saneamento, fornecimento e abastecimento de água, energia e ONG’s.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

Uma boa estrutura é fundamental para uma boa formação. Na Unipar você vai ter acesso a Laboratórios de, Física, Fisiologia, Geologia e Paleontologia, Microbiologia e Biotecnologia, Química e Bioquímica, Zoologia e Parasitologia.  Laboratório de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água; Laboratório de Toxicologia e Microbiologia Ambiental; Laboratório de Química Ambiental;  Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Geoprocessamento. Além disso, a Unipar coloca a sua disposição Laboratórios de Informática, Sala de vídeo-conferência, Biblioteca e Sala de audiovisual.

Algo mais:

O curso usa as ferramentas tecnológicas google for education para facilitar a relação professor/aluno e para flexibilizar a aprendizagem dos alunos.

O Google for Education permite que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada.

Neste pacote estão o G-mail com espaço ilimitado, assim suas atividades ao longo do curso ficarão  disponíveis apenas para você, mesmo depois que você se formar.

Ainda possui aplicativos e games desenhados especificamente para você aprender mais fácil e mais rápido usando seu computador ou tablets e celulares.

As ferramentas do Google for Education abrem inúmeras possibilidades emocionantes e se você quer conhecer mais entre em https://edu.google.com/intl/pt-BR/

AMBIENTES

- Laboratório de disciplinas básicas (Biologia, Química, Física, Botânica, Informática).

- Laboratórios de disciplinas específicas

- Laboratório de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água;

- Laboratório de Toxicologia e Microbiologia Ambiental; 

- Laboratório de Química Ambiental;  

- Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Geoprocessamento.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Núcleo de Meio Ambiente
TITULAÇÃO Tecnólogo
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 5 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 3 anos
CARGA HORÁRIA 2000 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 350,00
LOCAL Umuarama - Campus III

Objetivo geral

Formar tecnólogos com competência para compreender e analisar os parâmetros sociais, tecnológicos, econômicos e produtivos que possam provocar impactos no ambiente interno e externo, para implantar soluções de correção e/ou de prevenção para a melhoria e conservação da qualidade ambiental. Este curso permitirá a inserção de profissionais no mercado de trabalho em tempo mais curto por estar apoiado em atividades que utilizarão as situações reais do setor produtivo e de serviços.

Objetivo específico

Suprir carências profissionais do mercado regional;

Proporcionar embasamento e ampla percepção da área;

Desenvolver habilidades técnicas e operacionais para gerenciar, planejar e executar tecnologias visando sempre o equilíbrio entre meio ambiente, economia e sociedade.

 

Perfil do egresso

O tecnólogo em Gestão Ambiental será um profissional de perfil interdisciplinar, crítico, tecnicamente capacitado, com conhecimentos cientificamente embasados de forma a estar preparado para atuar com conflitos e dilemas gerados pelas ações antrópicas no ambiente a fim de que possa buscar novas oportunidades de negócios no mercado ambiental, soluções eficientes e eficazes para problemas e situações socioambientais diversas.

Mercado de trabalho

Poderá atuar em diferentes setores do mercado, tais como:

SETOR PÚBLICO: Desenvolvimento de projetos e ações para evitar, reduzir e eliminar a contaminação e degradação das águas superficiais e subterrâneas, dos solos e do ar; planejamento do crescimento das cidades e na ocupação territorial das mesmas; implantação de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos e de programas de reciclagem.

SETOR PRIVADO: Avaliação dos impactos ambientais causados pelas empresas; adoção de tecnologias limpas e o cumprimento das normas de proteção ambiental; tratamento de efluentes e dejetos industriais; redução dos desperdícios das matérias primas otimizando o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.

Redes sociais