UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Tecnologia em Alimentos

Descrição

DESCRIÇÃO

O Tecnólogo em Alimentos é profissional que planeja, implanta, executa e avalia os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas. Atuando diretamente em indústrias de alimentos, empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, laboratórios de alimentos e outros setores ligados à sua área de atuação, o profissional, que tem sólida formação básica e específica, participa diretamente no planejamento, elaboração, supervisão e gerenciamento de todas as fases do processamento de alimentos, desde o seu beneficiamento e da adequação das matérias-primas até a distribuição e armazenamento do produto final.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Aplicação das ferramentas tecnológicas do GOOGLE FOR EDUCATION proporcionando maior dinamismo nas atividades desenvolvidas e facilitador do elo de ligação entre professor/aluno, permitindo que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada. Com esta ferramenta inovadora, você acadêmico, terá à sua disposição, uso do G-MAIL com espaço ilimitado, ficando à inteira disposição todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso e após a sua conclusão.
  • Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;
  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos;
  • Estrutura inovadora que inclui diversos ambientes para atender os acadêmicos e comunidade em geral;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Encontros presenciais (2x na semana) com aulas dinâmicas por intermédio das metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento, apoiado pelo assistente de sala.
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre os cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM – Brasil – LASPAU – HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;
  • Estágios remunerados através do CIUNEM – Centro de Incentivo à União Escola Empresa;
  • Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem!

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para as atividades  do curso de Tecnologia em Alimentos. São diversos ambientes especialmente planejados, climatizados e salas de aulas planejadas para metodologias ativas de ensino e com acesso à internet, além de laboratórios de química básica, tecnologia de alimentos, bromatologia, desenho técnico, operações unitárias, microbiologia e informática, todos equipados com a mais moderna tecnologia. Além dos laboratórios específicos do curso, os alunos dispõem de biblioteca com amplo acervo nas áreas de química básica, química de alimentos, química tecnológica e nas demais áreas relacionadas às disciplinas do curso, bem como anfiteatros, salas de vídeo e ambientes para a prática de esportes.

AMBIENTES

- Laboratórios de Química Geral

- Química Orgânica

- Física

- Bioquímica

- Análise Instrumental

- Bromatologia

- Tecnologia de Alimentos

- Análise Sensorial

- Microbiologia

- Informática

- Anfiteatros e Biblioteca com acervo geral e específico do curso.

 

 

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Química Tecnológica
TITULAÇÃO Tecnólogo
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 5 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 3 anos
CARGA HORÁRIA 2960 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 350,00
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

O objetivo do curso Superior em Tecnologia de Alimentos é de formar profissionais para a atuação nas áreas de planejamento, implantação e avaliação dos processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, capacitando o aluno a dominar o conhecimento das matérias-primas, dos processos, das operações, do controle de qualidade e das instalações utilizadas em todas as cadeias alimentícias, contribuindo para a melhoria da conservação e transformação dos alimentos.

 

Objetivo específico

Os objetivos específicos do curso são prover aos formandos conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais para atuarem de forma competente nas áreas de produção, controle de qualidade e distribuição de alimentos, que estão dentro da profissão do tecnólogo em alimentos.

Perfil do egresso

O profissional egresso do curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, terá, além de uma formação humanística, social e cultural, uma formação técnica e científica, a fim de respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional. O egresso deverá exercer sua profissão de forma ampla e articulada ao contexto social, aplicando métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, atuando na pesquisa, no desenvolvimento, na seleção, na manipulação, na produção, no armazenamento e no controle de qualidade de insumos, aditivos e alimentos.

Mercado de trabalho

O profissional formado no curso de Tecnologia em Alimentos estará apto para atuar no controle e aperfeiçoamento de qualquer atividade voltada ao setor alimentício, atuando em empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, indústrias de alimentos, empresas que utilizam o ramo alimentício em suas atividades, como: hotéis, restaurantes, supermercados, frigoríficos, cozinhas industriais, hospitalares e de escolas, padarias, dentre outros, prestando serviços técnicos especializados. Atua também no setor de desenvolvimento de novos produtos, inovação e registro de patente para empresas e indústrias de alimentos. Atua em laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e de determinação analítica da constituição química dos alimentos e suas propriedades alimentares de produtos de origem animal e vegetal. Pode trabalhar em instituições de pesquisas científicas e tecnológicas e instituições de nível técnico e superior, como pesquisador e docente. Pode atuar em empresas de consultoria para elaboração de projetos, programas de trabalho e de processos industriais. Atua em venda especializada de matérias-primas e insumos alimentícios.

Redes sociais