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História

Descrição

A sua passa por aqui

O Curso de História da Unipar tem uma matriz curricular que visa uma formação completa e dinâmica, que privilegia o desenvolvimento e treinamento das habilidades específicas e uma sólida preparação para o mercado de trabalho. Você será capaz de realizar pesquisas e interpretar o processo histórico, identificar sua natureza, significados e desdobramentos. Vai desenvolver também uma ampla visão crítica e a habilidade de buscar, selecionar e classificar diversos tipos de documentos, analisando-os dentro do contexto do evento em estudo.

Um mercado sempre aberto

A área onde se concentra o maior número de profissionais é o ensino fundamental, médio e superior, em escolas públicas ou particulares. Mas você poderá atuar também na organização de acervos, restauração de patrimônios artísticos e gerenciamento de instituições culturais, museus e órgãos de cultura. Você vai poder ainda trabalhar na pesquisa de produção histórica na televisão, teatro, livros e outras expressões artísticas que visam reconstruir momentos e épocas.

Por que escolher a Unipar

  • Matriz curricular ampla e completa;

  • Professores qualificados e habilitados para atuar nas diferentes áreas das ciências humanas;

  • Atuação junto aos órgãos privados e públicos em consultoria e organização do acervo histórico e cultural;

  • Profissionais habilitados para atuar em programas de preservação do patrimônio histórico.

  • Atividades que complementam a sua formação e preparam você para o mercado.

Infraestrutura diferenciada

Uma formação completa só é possível quando se tem uma estrutura completa. Na Unipar, além de amplas salas de aula, você vai ter à sua disposição Laboratórios de Informática, Auditórios, Salão de Eventos, completa biblioteca e salas de atendimento acadêmico. Na unidade de Umuarama você vai ter ainda o Museu de Geologia, o Laboratório Interdisciplinar de Ensino-Aprendizagem e o CEDHINPU -Centro de Documentação e Arquivo Histórico do Noroeste do Paraná. Já no campus de Francisco Beltrão, a Unipar oferece o Programa de Mestrado em modalidade Minter, favorecendo a pesquisa junto ao acervo histórico do Departamento Municipal de Cultura.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Fausto Alencar Irschlinger
TITULAÇÃO Licenciado em História
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 05 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 03 anos
CARGA HORÁRIA 3360 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 764,00
SITUAÇÃO LEGAL

Reconhecido pela Portaria MEC n.º 2.294 de 26/08/2003 - Publicada no D.O.U. de 28/08/2003.

LOCAL Cascavel - Campus I
E-MAIL historia-cas@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Licenciatura em História da Universidade Paranaense - UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura, graduação plena em História Resolução CNE/CES n.º 13/2002, de 13/03/2002, e nas indicadas na Resolução CNE/CP n.° 1 de, de 18 de fevereiro de 2002 e na Resolução CNE/CP n.° 2, de 19 de fevereiro de 2002 que institui a duração e a carga horária dos Cursos de Licenciatura, de Graduação Plena, de Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior tem como objetivo geral: Formar professores com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de História.

Objetivo específico

Na especificidade da formação do docente de História, podemos ainda mencionar como objetivos do curso: - Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e análise das relações sócio-históricas; - Produzir análises e interpretações utilizando-se dos conceitos, categorias e vocabulários pertinentes; - Conhecer o processo de construção da Historiografia e as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação; - Problematizar a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, para perceber a hierarquia dos diferentes elementos integrantes de um contexto histórico, assim como a historicidade em todas as manifestações socioculturais; - Propor e justificar problemas de investigação, estabelecendo suas delimitações (cronológica, espacial, temática, etc.); - Aprender os fundamentos das principais escolas historiográficas, de modo a distinguir as diferentes narrativas, metodologias e teorias históricas, para assim promover a capacidade de leitura crítica. - Desenvolver metodologias e materiais didáticos adequados às novas tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas; - Aliar a atividade docente à pesquisa entendendo-a como elemento articulador de sua prática; - Articular a teoria à prática, dominado os conhecimentos específicos pedagógicos.

Perfil do egresso

O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Além desse conhecimento o egresso do Curso de Licenciatura em História deverá ter domínio técnico-científico dos estudos relacionados com a formação específica, ou seja, a História. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais: “O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão” (Diretrizes Curriculares dos cursos de História, p. 7). Nesse caso, deverá estar apto a desenvolver pesquisas históricas, bem como, dominar práticas pedagógicas. Visto que, apenas dessa forma será possível superar a dicotomia entre o profissional que pesquisa e o que ensina. O egresso deverá estar habilitado ao exercício da docência na disciplina de História, o que compreende competências específicas no uso de métodos e técnicas pedagógicas que viabilizem a construção do conhecimento para a educação básica (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Competências e Habilidades

A partir das competências e das habilidades gerais do formando do Curso de Licenciatura em História da UNIPAR, consoante com o que dispõe o art. 2.º, da Resolução CNE/CES n.º 13, de 13/03/2002 – Pareceres CNE/CES 1.363/2001 e nas indicadas no Parecer CNE/CP n.º 9/2001, na Resolução do CNE/CP n.° 1, de 18 de fevereiro de 2002, no Parecer CNE/CP n.º 28/2001, que fundamenta a Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 que institui a duração e a carga horária dos Cursos de Licenciatura, de Graduação Plena, de Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior deve ser assegurado, no perfil do egresso, condições para que domine as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas; problematize, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; conheça as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação; transite pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento; desenvolva a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural, bem como domine os conteúdos básicos que são objeto de ensino - aprendizagem no ensino fundamental e médio e os métodos e técnicas pedagógicos adequados às novas tecnologias de informação que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.

Mercado de trabalho

O profissional licenciado em História tem como campo de atuação principal, o exercício do magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior, em escolas públicas ou particulares. O campo de trabalho do professor/historiador se estende, ainda, à organização de acervos, restauração de patrimônios artísticos, bem como ao gerenciamento de instituições culturais, museus e arquivos históricos.

Ambientes

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