Você está aqui: Graduação > Engenharia Química de Umuarama
Engenharia Química
Descrição
DESCRIÇÃO
O engenheiro químico é um profissional que atua na elaboração e aperfeiçoamento de novos métodos para a transformação de matérias-primas em produtos na escala industrial. Por ter uma formação multidisciplinar, o engenheiro químico deve dominar e ter afinidade com área das ciências básicas, ou seja, química, física e matemática. Atuando nos setores de alimentos, biotecnologia, indústria farmacêutica, cosméticos, petroquímico, papel e celulose, polímeros, bioenergia e área ambiental, entre outros, o engenheiro químico trabalha na produção, pesquisa, projeto e desenvolvimento de processos e produtos. Atua também no projeto, construção, montagem, controle e manutenção de equipamentos industriais onde são realizados os tratamentos químicos de matérias-primas para sua transformação em produto final. A atuação do engenheiro químico no setor de produção industrial, onde fatores relacionados à redução de custos são primordiais, faz que na formação do mesmo haja a necessidade de inclusão no currículo de disciplinas de formação sólida em Economia, Administração e Controle da Produção.
POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?
- Aplicação das ferramentas tecnológicas do GOOGLE FOR EDUCATION proporcionando maior dinamismo nas atividades desenvolvidas e facilitador do elo de ligação entre professor/aluno, permitindo que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada. Com esta ferramenta inovadora, você acadêmico, terá à sua disposição, uso do G-MAIL com espaço ilimitado, ficando à inteira disposição todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso e após a sua conclusão.
- Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;
- Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos;
- Estrutura inovadora que inclui diversos ambientes para atender os acadêmicos e comunidade em geral;
- Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
- Encontros presenciais (2x na semana) com aulas dinâmicas por intermédio das metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento, apoiado pelo assistente de sala.
- Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre os cursos do mesmo núcleo;
- Universidade conveniada a STHEM – Brasil – LASPAU – HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;
- Estágios remunerados através do CIUNEM – Centro de Incentivo à União Escola Empresa;
- Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem!
INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA
A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para as atividades do curso de Engenharia Química. São diversos ambientes especialmente planejados, climatizados e salas de aulas planejadas para metodologias ativas de ensino e com acesso à internet, além de laboratórios de química básica, desenho técnico, hidráulica e saneamento, operações unitárias, microbiologia e informática, todos equipados com a mais moderna tecnologia. Além dos laboratórios específicos do curso, os alunos dispõem de biblioteca com amplo acervo nas áreas de química básica, cálculo, física, engenharia química e nas demais áreas relacionadas às disciplinas do curso, bem como anfiteatros, salas de vídeo e ambientes para a prática de esportes.
AMBIENTES
- Laboratórios de Química Geral
- Química Inorgânica
- Química Orgânica
- Física, Bioquímica
- Análise Instrumental
- Bromatologia
- Tecnologia de Alimentos
- Microbiologia
- Desenho Técnico
- Informática
- Hidráulica e Saneamento
- Termodinâmica
- Operações unitárias
- Anfiteatros
- Biblioteca com acervo geral e específico do curso.
Informações Gerais
COORDENADOR(A) | Química Tecnológica |
---|---|
TITULAÇÃO | Bacharel |
MODALIDADE | Semipresencial |
PERÍODO | Noturno |
DURAÇÃO MÁXIMA | 7 anos |
DURAÇÃO MÍNIMA | 5 anos |
CARGA HORÁRIA | 4320 h/a |
MENSALIDADE ATUAL | R$ 943,00 |
LOCAL | Umuarama - Campus I - Sede e Umuarama - Campus III |
Objetivo geral
O objetivo do curso de Engenharia Química é a formação de profissionais com conhecimentos técnicos e científicos gerais que o capacitem para a resolução de problemas relacionados à sua área de atuação, trabalhando de forma crítica e criativa na identificação e resolução destes problemas, considerando uma visão política, econômica, social, ambiental e cultural dos mesmos, mas mantendo uma visão ética e humanística para atender às demandas da sociedade.
Objetivo específico
Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos e aplicados à engenharia química, desenvolvendo no mesmo competências e habilidades para o planejamento de processos, condução de experimentos e realização de cálculos, com o objetivo de se realizar uma projeção em escala industrial dos processos químicos, podendo também o engenheiro químico com estes conhecimentos adquiridos no seu curso, realizar atividades de supervisão, operação e manutenção de sistemas industriais.
Perfil do egresso
O egresso do Curso de Engenharia Química é um profissional que possui sólida formação técnico-científica e profissional, mas sem negligenciar os aspectos humanísticos, críticos e reflexivos, necessários ao desenvolvimento tecnológico, estando assim capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas envolvidos na produção industrial, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Mercado de trabalho
As áreas de atuação do Engenheiro Químico são amplas, destacando-se as áreas de: projetos de processos industriais, produção, pesquisa e desenvolvimento de novos processos e produtos, segurança industrial, controle do meio ambiente (tratamento de efluentes e controle de poluição), operação, instalação e manutenção de equipamentos industriais, atuando ainda na docência, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa. Alguns exemplos de áreas industriais que demandam atividades dos Engenheiros Químicos são: tratamento de água e proteção do meio-ambiente; indústrias de cerâmicas, cimento e vidro; Indústrias de fermentação (álcool, cerveja, lácteos, etc.); perfumes, aromatizantes e aditivos alimentares; sabões e detergentes; Indústrias do açúcar e do amido; fertilizantes; indústrias de tintas; indústrias de alimentos; indústrias agroquímicas; indústrias de celulose e papel, indústrias de plásticos; indústria farmacêutico; refino de petróleo; indústria petroquímica.