UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Química

Descrição

DESCRIÇÃO

O engenheiro químico é um profissional que atua na elaboração e aperfeiçoamento de novos métodos para a transformação de matérias-primas em produtos na escala industrial. Por ter uma formação multidisciplinar, o engenheiro químico deve dominar e ter afinidade com área das ciências básicas, ou seja, química, física e matemática. Atuando nos setores de alimentos, biotecnologia, indústria farmacêutica, cosméticos, petroquímico, papel e celulose, polímeros, bioenergia e área ambiental, entre outros, o engenheiro químico trabalha na produção, pesquisa, projeto e desenvolvimento de processos e produtos. Atua também no projeto, construção, montagem, controle e manutenção de equipamentos industriais onde são realizados os tratamentos químicos de matérias-primas para sua transformação em produto final. A atuação do engenheiro químico no setor de produção industrial, onde fatores relacionados à redução de custos são primordiais, faz que na formação do mesmo haja a necessidade de inclusão no currículo de disciplinas de formação sólida em Economia, Administração e Controle da Produção.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Aplicação das ferramentas tecnológicas do GOOGLE FOR EDUCATION proporcionando maior dinamismo nas atividades desenvolvidas e facilitador do elo de ligação entre professor/aluno, permitindo que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada. Com esta ferramenta inovadora, você acadêmico, terá à sua disposição, uso do G-MAIL com espaço ilimitado, ficando à inteira disposição todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso e após a sua conclusão.
  • Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;
  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos;
  • Estrutura inovadora que inclui diversos ambientes para atender os acadêmicos e comunidade em geral;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Encontros presenciais (2x na semana) com aulas dinâmicas por intermédio das metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento, apoiado pelo assistente de sala.
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre os cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM – Brasil – LASPAU – HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;
  • Estágios remunerados através do CIUNEM – Centro de Incentivo à União Escola Empresa;
  • Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem!

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para as atividades  do curso de Engenharia Química. São diversos ambientes especialmente planejados, climatizados e salas de aulas planejadas para metodologias ativas de ensino e com acesso à internet, além de laboratórios de química básica, desenho técnico, hidráulica e saneamento, operações unitárias, microbiologia e informática, todos equipados com a mais moderna tecnologia. Além dos laboratórios específicos do curso, os alunos dispõem de biblioteca com amplo acervo nas áreas de química básica, cálculo, física, engenharia química e nas demais áreas relacionadas às disciplinas do curso, bem como anfiteatros, salas de vídeo e ambientes para a prática de esportes.

AMBIENTES

- Laboratórios de Química Geral

- Química Inorgânica

- Química Orgânica

- Física, Bioquímica

- Análise Instrumental

- Bromatologia

- Tecnologia de Alimentos

- Microbiologia

- Desenho Técnico

- Informática

- Hidráulica e Saneamento

- Termodinâmica

- Operações unitárias

- Anfiteatros

- Biblioteca com acervo geral e específico do curso.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Química Tecnológica
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 7 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 5 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 890,00
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

O objetivo do curso de Engenharia Química é a formação de profissionais com conhecimentos técnicos e científicos gerais que o capacitem para a resolução de problemas relacionados à sua área de atuação, trabalhando de forma crítica e criativa na identificação e resolução destes problemas, considerando uma visão política, econômica, social, ambiental e cultural dos mesmos, mas mantendo uma visão ética e humanística para atender às demandas da sociedade.

 

Objetivo específico

Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos e aplicados à engenharia química, desenvolvendo no mesmo competências e habilidades para o planejamento de processos, condução de experimentos e realização de cálculos, com o objetivo de se realizar uma projeção em escala industrial dos processos químicos, podendo também o engenheiro químico com estes conhecimentos adquiridos no seu curso, realizar atividades de supervisão, operação e manutenção de sistemas industriais.

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Engenharia Química é um profissional que possui sólida formação técnico-científica e profissional, mas sem negligenciar os aspectos humanísticos, críticos e reflexivos, necessários ao desenvolvimento tecnológico, estando assim capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas envolvidos na produção industrial, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Mercado de trabalho

As áreas de atuação do Engenheiro Químico são amplas, destacando-se as áreas de: projetos de processos industriais, produção, pesquisa e desenvolvimento de novos processos e produtos, segurança industrial, controle do meio ambiente (tratamento de efluentes e controle de poluição), operação, instalação e manutenção de equipamentos industriais, atuando ainda na docência, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa. Alguns exemplos de áreas industriais que demandam atividades dos Engenheiros Químicos são: tratamento de água e proteção do meio-ambiente; indústrias de cerâmicas, cimento e vidro; Indústrias de fermentação (álcool, cerveja, lácteos, etc.); perfumes, aromatizantes e aditivos alimentares; sabões e detergentes; Indústrias do açúcar e do amido; fertilizantes; indústrias de tintas; indústrias de alimentos; indústrias agroquímicas; indústrias de celulose e papel, indústrias de plásticos; indústria farmacêutico; refino de petróleo; indústria petroquímica.

 

Redes sociais