UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Mecânica

Descrição

O bacharel em Engenharia Mecânica atua de forma generalista, no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos.

Em sua atividade, aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

Na UNIPAR, você vai desenvolver habilidades amparado por uma profunda base de conhecimento teóricos e práticos.

Quando profissional, você será capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho; realizar desenvolvimentos tecnológicos e estudos de viabilidade técnico-econômica na área da Engenharia Mecânica; executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Durante o curso, receberá ainda fortes conhecimentos para uma atuação ética considerando a segurança e os impactos socioambientais.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Patrik Américo Pollizello Lopes
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 08 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 05 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 1.838,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede
E-MAIL engenhariamecanica-umu@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia – Resolução CNE/CES n.º 11, de 11 de março de 2002 e das determinações do CREA (Lei 5194 e Resolução 218), tem como objetivo geral: “Formar Engenheiros Mecânicos com um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em consonância com as demandas da sociedade”.

Objetivo específico

• Oferecer aos estudantes uma boa formação básica interligada às disciplinas de formação profissional e específica; • Intensificar a formação humanística do futuro engenheiro, com vistas na responsabilidade sócio-ambiental; • Desenvolver atividades práticas nas disciplinas para que os alunos tenham oportunidade de aprender fazendo; • Capacitar os alunos a resolverem problemas reais através do domínio de conhecimentos profissionalizantes e específicos; • Proporcionar atividades acadêmicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos e projetos interdisciplinares em equipe e a integração dos conhecimentos do Curso; • Estimular a interação dos docentes e discentes com a indústria e outras instituições de ensino, por meio de projetos de pesquisa e extensão, estágios e outras atividades acadêmicas; • Estimular o questionamento e as ideias inovadoras de modo a formar empreendedores.

Perfil do egresso

O Bacharel em Engenharia Mecânica ou Engenheiro Mecânico atua, de forma generalista, no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. Em sua atividade, projeta, otimiza, fabrica, instala, opera e mantém sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, estruturais e motrizes, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle de qualidade e manutenção. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

Competências e Habilidades

A formação do engenheiro mecânico requer conhecimento para o exercício da profissão das seguintes competências e habilidades.: • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais na solução de problemas, planejando, supervisionando, elaborando e coordenando projetos, produtos, sistemas e serviços de Engenharia Mecânica; • Projetar, conduzir, interpretar e modelar experimentos, bem como elaborar relatórios técnico-científicos compatíveis com a sua responsabilidade técnico-profissional; • Realizar e elaborar laudos; • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas patenteáveis; • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas Mecânicos; • Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos; • Comunicar-se eficientemente; • Atuar em equipes multidisciplinares; • Compreender e aplicar a ética, a integridade institucional e a responsabilidade profissional. • Raciocínio lógico diante de demandas corriqueiras, novas e inusitadas; • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Mercado de trabalho

O Engenheiro Mecânico atua em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos entre outras); em indústrias de produtos ao consumidor (usinas sucroalcooleiras, alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos; em empresas prestadoras de serviços; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Ambientes

Redes sociais