UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Elétrica

Descrição

DESCRIÇÃO

O profissional Engenheiro Eletricista atua de forma generalista e reflexiva no setor de telecomunicações e no projeto e dimensionamento para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Na UNIPAR, esse profissional irá desenvolver habilidades com base em conhecimentos teóricos e práticos, adquirindo atribuições em projeto, instalação, manutenção e operação de sistemas elétricos, eletrônicos, de automação, instrumentação e microeletrônica. A nossa metodologia de ensino e aprendizagem é centrada no aluno, baseada em projetos práticos e desenvolve profissionais que solucionam problemas reais. Trabalho em equipe, design, empreendedorismo e aprendizagem contínua também estão presentes durante todo o curso. Nos dois primeiros anos, no Ciclo Básico, os alunos de engenharia estudam juntos. Nas demais séries começos alunos começam a ter disciplina do ciclo específico e profissionalizante.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

Os ambientes do curso de Engenharia Elétrica da Unipar são estruturados para proporcionar o aprendizado prático, reforçando os principais elementos vistos durante as disciplinas do curso. A estrutura diferenciada proporciona a aprendizagem em áreas como programação e simulação numérica, desenho técnico 2D e 3D, práticas em eletricidade e eletrônica analógica, práticas em painéis de controle e sistemas. Além disso, conta com a avançada tecnologia de ensino e aprendizagem da plataforma Google for Education, amparado pelas ferramentas como G-mail e Google Drive com espaço ilimitado, ferramentas como Google Planilhas, Documentos e Apresentação, que permitem a realização de atividades em grupo de forma dinâmica, entre outras ferramentas para impulsionar o aprendizado. Confira você mesmo em https://edu.google.com/intl/pt-BR/

AMBIENTES

- Biblioteca

- Salas de aula

- Sala de atendimento acadêmico

- Laboratório de Química

- Laboratório de Física

- Laboratório de Informática

- Laboratório de Desenho Técnico

- Laboratório de Mecânica dos Fluídos

- Laboratório de Automação

- Laboratório de Eletrônica Digital e Analógica

 

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Núcleo de Engenharia III
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 7 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 5 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 890,00
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

Formação de profissionais qualificados nos âmbitos: tecnológico, científico e intelectual, capacitados a atender às diversas solicitações profissionais nos segmentos de telecomunicações, produção, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, colaborando para o desenvolvimento racional e sustentável da sociedade e do ambiente.

 

Objetivo específico

O curso de Engenharia Elétrica visa a formação técnica com caráter humanístico e reflexivo, levando sempre em consideração os fatores sociais e ambientais, a fim de atuar de forma competente nas áreas de sua formação, seja elas na elaboração de procedimentos técnicos, estudos de viabilidade econômica, relatórios técnicos científicos; no projeto e coordenação de equipes de trabalho; ou na identificação e solução de problemas relacionados a área do Engenheiro Eletricista.

Perfil do egresso

O Engenheiro Eletricista possui formação generalista, e atua em projetos, aperfeiçoamento, implementação e manutenção de sistemas envolvidos no processamento de energia elétrica e de informação, na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Dentro desses aspectos, o profissional desenvolve competências para atuar com especificação de materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos e de potência. Em suas atividades aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera máquinas e sistemas elétricos, de instrumentação, de proteção contra descargas elétricas e de iluminação, tudo isso levando em conta aspectos econômicas, sociais e ambientais. Atua também na coordenação e supervisão de equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica, estudos de viabilidade técnico-econômica, fontes alternativas e renováveis de energia, além do melhor aproveitamento energético. Pode também atuar de forma autônoma.

 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para a Engenharia Elétrica é amplo e com perspectiva de crescimento, podendo o profissional atuar em indústria de geração e distribuição de energia, como hidrelétricas, parque eólicos e usinas termelétricas e de biomassa. Também atua no setor de transformação de produtos ao consumidor, como em indústrias de alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, açúcar e álcool. Possui campo de trabalho em serviços de telecomunicação, como na produção de dados digitais para geração de imagem e transmissão de dados. Além disso, pode atuar no campo do ensino e da pesquisa, de forma a criar e analisar experimentos e ensaios, ou ainda trabalhar de forma autônoma.

 

Redes sociais