UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia de Alimentos

Descrição

DESCRIÇÃO

A Engenharia de Alimentos ocupa-se da fabricação, da conservação, do armazenamento e do transporte de alimentos industrializados. Os dois primeiros anos do curso são dedicados à formação básica, com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas técnicas, ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos de economia e administração são essenciais para capacitar o futuro profissional para atuar em gerenciamento industrial. Atividades práticas, em que o aluno vivencia o dia a dia na indústria de alimentos e de processamento de produtos, fazem parte do currículo a partir do segundo ano.

A nossa metodologia de ensino e aprendizagem é centrada no aluno, baseada em projetos práticos e desenvolve profissionais que solucionam problemas reais. Trabalho em equipe, design, empreendedorismo e aprendizagem contínua também estão presentes durante todo o curso

Nos dois primeiros anos, no Ciclo Básico, os alunos de engenharia estudam juntos. Nas demais séries começos alunos começam a ter disciplina do ciclo específico e profissionalizante.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por ferramentas da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para as atividades  do curso de Engenharia de Alimentos. São diversos ambientes especialmente planejados, climatizados e salas de aulas planejadas para metodologias ativas de ensino e com acesso à internet, além de laboratórios de química básica, tecnologia de alimentos, bromatologia, desenho técnico, operações unitárias, microbiologia e informática, todos equipados com a mais moderna tecnologia. Além dos laboratórios específicos do curso, os alunos dispõem de biblioteca com amplo acervo nas áreas de química básica, química de alimentos, química tecnológica e nas demais áreas relacionadas às disciplinas do curso, bem como anfiteatros, salas de vídeo e ambientes para a prática de esportes. O curso usa as ferramentas tecnológicas Google for Education para facilitar a relação professor/aluno e para flexibilizar a aprendizagem dos alunos. O Google for Education permite que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada. Neste pacote está o G-mail com espaço ilimitado, assim suas atividades ao longo do curso ficarão  disponíveis apenas para você, mesmo depois que você se formar. Ainda possui aplicativos e games desenhados especificamente para você aprender mais fácil e mais rápido usando seu computador, tablets e celulares.

AMBIENTES

- Laboratórios de Química Geral

- Química Inorgânica

- Química Orgânica

- Física, Bioquímica

- Análise Instrumental

- Bromatologia

- Tecnologia de Alimentos

- Microbiologia

- Desenho Técnico

- Informática

- Hidráulica e Saneamento

- Mecânica dos Fluidos

- Operações unitárias

- Anfiteatros

- Biblioteca com acervo geral e específico do curso.

 

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Química Tecnológica
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 7 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 5 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 890,00
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

Formar profissionais com conhecimentos técnicos e científicos gerais que o capacitem para a resolução de problemas relacionados à área de produção industrial de alimentos, trabalhando de forma crítica e criativa na identificação e resolução destes problemas, considerando uma visão política, econômica, social, ambiental e cultural dos mesmos, mas mantendo uma visão ética e humanística para atender às demandas da sociedade.

Objetivo específico

Formar profissionais com visão global sobre o planejamento e desenvolvimento de novos produtos e processos industriais na área de alimentos, preparando-os para atuar na recepção e processamento das matérias-primas, transporte, conservação, armazenagem e distribuição do produto final. Para isso, os alunos aprendem a monitorar aspectos químicos, físicos, microbiológicos, econômicos e industriais, a fim de garantir a qualidade em todas as fases do processo. Entre as disciplinas constam Tecnologia e Industrialização, Microbiologia de Alimentos e Análise Sensorial.

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Engenharia de Alimentos é um profissional generalista que possui sólida formação técnico-científica e profissional, sem negligenciar os aspectos humanísticos, críticos e reflexivos, necessários ao desenvolvimento tecnológico, estando assim capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias em sua área de atuação, participando de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas envolvidos nos processos e sistemas de produção na indústria de alimentos, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Espera-se que o profissional formando pelo curso possa dar continuidade em seus estudos de pós-graduação e também que esse profissional possa contribuir para o desenvolvimento regional através da realização de atividades técnicas, de ensino, de pesquisas e de extensão.

Mercado de trabalho

O engenheiro de alimentos participa de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos, seleção das matérias-primas e definição do sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens. Desenvolve e testa formulações, determinando o valor nutricional, o sabor, a cor e a consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. Atua na gestão de pessoas, controle de qualidade e o desenvolvimento de novos processos e produtos. A agroindústria e os laboratórios de prestação de serviços também são campos de atuação. A demanda por profissionais Engenheiros de Alimentos é alta no mercado de trabalho. Os egressos do curso podem ainda especializar-se e seguir carreira acadêmica em Universidades e Centros de pesquisa públicos e privados.

Redes sociais