UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Agronômica

Descrição

DESCRIÇÃO

Uma formação empreendedora

Curso de Engenharia Agronômica da Unipar tem como objetivo formar Agrônomos com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. O curso tem também o objetivo de formar um profissional com competência para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio. Como objetivos específicos o curso de Engenharia Agronômica da Unipar fornecerá formação adequado ao acadêmico para: Conhecimento e respeito à fauna, à flora e à microbiota; A conservação e recuperação da qualidade dos ecossistemas; A utilização técnica e racional da produção de biomassa, integrado e sustentável do ambiente; Emprego do raciocínio reflexivo, crítico e criativo para a ampliação das oportunidades do agronegócio; Domínio das ferramentas das biotecnologias para o melhoramento de diversas áreas.

Um mercado do tamanho do Brasil

O Engenheiro agrônomo trabalha diretamente no agronegócio que é responsável, quase metade das exportações e dos empregos formais no Brasil.

Uma realidade bastante atrativa, onde você poderá atuar no desenvolvimento de equipamentos, indústrias de produção de implementos agrícolas, projetos de infraestrutura, como silos, galpões e máquinas agrícolas. Você vai poder ainda trabalhar com consultorias econômicas para gerência de agronegócios, projetar produção, analisar mercados, atuar na bolsa de valores e desenvolver sistemas para produção agropecuária e agroindustrial, além de atuar em órgãos públicos e não governamentais no controle ambiental e fitossanitário de plantas.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando  maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD
  • para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por  ferramentas da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para você realizar todas as atividades teóricas e práticas de forma diferenciada. Você vai encontrar Horta didática, Casa de vegetação, Estação agrometeorológica, Sala de Videoconferência, Fazenda Experimental, Fazenda Experimental, Biblioteca atualizada, Anfiteatros, Salas de aulas climatizadas, acesso a internet via wi-fi.

AMBIENTES

- Laboratório de disciplinas básicas (Biologia, Química, Física, Botânica, Informática)

- Laboratórios de disciplinas específicas:

- Laboratório de Anatomia Humana;

- Laboratório de Microbiologia;

- Laboratório de Biotecnologia;

- Laboratório de Fisiologia Vegetal.

- Laboratórios de Sensoriamento Remoto.

- Laboratórios de Geoprocessamento e Topografia.

- Laboratório de Solos e Edafologia.

- Horto de Plantas Medicinais.

- Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, Fermentações.

- Laboratório de Desenho.

 

 

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Núcleo de Meio Ambiente
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 7 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 5 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 890,00
LOCAL Umuarama - Campus III

Objetivo geral

Formar Engenheiros Agrônomos com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de agronomia e,  com  competência para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio.

Objetivo específico

Formar um profissional com conhecimento e respeito à fauna, à flora e à microbiota, sobre  conservação e recuperação da qualidade dos ecossistemas integrado e sustentável;

Desenvolver no aluno,  raciocínio reflexivo, crítico e criativo para a ampliação das oportunidades do agronegócio;

Fortalecer o domínio das biotecnologias aplicáveis à agricultura;

Permitir aos profissionais uma formação capaz de gerar uma agricultura próspera e econômica com visão no agronegócio;

 

Perfil do egresso

O Engenheiro Agrônomo formado na UNIPAR terá uma formação generalista com perfil empreendedor com capacidade de agregar valor às atividades de produção vegetal e ao agronegócio. Além dos sólidos conhecimentos nos conteúdos básicos, terá enfoque nos processos biotecnológicos voltados à agropecuária e à produção de biocompostos. O egresso do Curso de Engenharia Agronômica da UNIPAR terá ainda uma forte formação de senso econômico-financeiro e computacional com capacidade de agregar valor em mercados futuros, no gerenciamento da produção vegetal tanto para mercados locais como mundiais. O egresso da UNIPAR será um formador de opinião consciente de seu papel social e de sua responsabilidade para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e em consonância com as necessidades mundiais de conservação ambiental.

Mercado de trabalho

O Engenheiro Agrônomo da UNIPAR terá habilidade e credenciamento para atuar no desenvolvimento de equipamentos para a agropecuária, atuando nas indústrias de produção de implementos agrícolas; projetar infraestrutura para produção agrícola, como silos, galpões e máquinas agrícolas; atuar junto a consultorias econômicas para gerenciar agronegócios, projetar produção, analisar mercados e atuar em bolsa de valores; desenvolver sistemas para produção agropecuária e agroindustrial, atuando diretamente em áreas de cultivo e processamento de alimentos, biocombustíveis, entre outros produtos derivados da atividade agrícola; atuar em órgãos públicos e órgãos não governamentais no controle ambiental, fitossanitário de plantas, como portos e aeroportos, entre outras atividades de controle. Além disso, o Engenheiro Agrônomo pode desenvolver pesquisas em empresas e institutos ligados ao setor agrícola. Após cursar pós-graduação, o egresso da UNIPAR pode ainda dedicar-se ao ensino superior.

Redes sociais