UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

Fale conosco

0800 601 4031

Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Agronômica

Descrição

DESCRIÇÃO

Uma formação empreendedora

Curso de Engenharia Agronômica da Unipar tem como objetivo formar Agrônomos com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. O curso tem também o objetivo de formar um profissional com competência para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio. Como objetivos específicos o curso de Engenharia Agronômica da Unipar fornecerá formação adequado ao acadêmico para: Conhecimento e respeito à fauna, à flora e à microbiota; A conservação e recuperação da qualidade dos ecossistemas; A utilização técnica e racional da produção de biomassa, integrado e sustentável do ambiente; Emprego do raciocínio reflexivo, crítico e criativo para a ampliação das oportunidades do agronegócio; Domínio das ferramentas das biotecnologias para o melhoramento de diversas áreas.

Um mercado do tamanho do Brasil

O Engenheiro agrônomo trabalha diretamente no agronegócio que é responsável, quase metade das exportações e dos empregos formais no Brasil.

Uma realidade bastante atrativa, onde você poderá atuar no desenvolvimento de equipamentos, indústrias de produção de implementos agrícolas, projetos de infraestrutura, como silos, galpões e máquinas agrícolas. Você vai poder ainda trabalhar com consultorias econômicas para gerência de agronegócios, projetar produção, analisar mercados, atuar na bolsa de valores e desenvolver sistemas para produção agropecuária e agroindustrial, além de atuar em órgãos públicos e não governamentais no controle ambiental e fitossanitário de plantas.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando  maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD
  • para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por  ferramentas da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para você realizar todas as atividades teóricas e práticas de forma diferenciada. Você vai encontrar Horta didática, Casa de vegetação, Estação agrometeorológica, Sala de Videoconferência, Fazenda Experimental, Fazenda Experimental, Biblioteca atualizada, Anfiteatros, Salas de aulas climatizadas, acesso a internet via wi-fi.

AMBIENTES

- Laboratório de disciplinas básicas (Biologia, Química, Física, Botânica, Informática)

- Laboratórios de disciplinas específicas:

- Laboratório de Anatomia Humana;

- Laboratório de Microbiologia;

- Laboratório de Biotecnologia;

- Laboratório de Fisiologia Vegetal.

- Laboratórios de Sensoriamento Remoto.

- Laboratórios de Geoprocessamento e Topografia.

- Laboratório de Solos e Edafologia.

- Horto de Plantas Medicinais.

- Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, Fermentações.

- Laboratório de Desenho.

 

 

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Núcleo de Meio Ambiente
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 7 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 5 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 890,00
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede e Umuarama - Campus III

Objetivo geral

Formar Engenheiros Agrônomos com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de agronomia e,  com  competência para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio.

Objetivo específico

Formar um profissional com conhecimento e respeito à fauna, à flora e à microbiota, sobre  conservação e recuperação da qualidade dos ecossistemas integrado e sustentável;

Desenvolver no aluno,  raciocínio reflexivo, crítico e criativo para a ampliação das oportunidades do agronegócio;

Fortalecer o domínio das biotecnologias aplicáveis à agricultura;

Permitir aos profissionais uma formação capaz de gerar uma agricultura próspera e econômica com visão no agronegócio;

 

Perfil do egresso

O Engenheiro Agrônomo formado na UNIPAR terá uma formação generalista com perfil empreendedor com capacidade de agregar valor às atividades de produção vegetal e ao agronegócio. Além dos sólidos conhecimentos nos conteúdos básicos, terá enfoque nos processos biotecnológicos voltados à agropecuária e à produção de biocompostos. O egresso do Curso de Engenharia Agronômica da UNIPAR terá ainda uma forte formação de senso econômico-financeiro e computacional com capacidade de agregar valor em mercados futuros, no gerenciamento da produção vegetal tanto para mercados locais como mundiais. O egresso da UNIPAR será um formador de opinião consciente de seu papel social e de sua responsabilidade para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e em consonância com as necessidades mundiais de conservação ambiental.

Mercado de trabalho

O Engenheiro Agrônomo da UNIPAR terá habilidade e credenciamento para atuar no desenvolvimento de equipamentos para a agropecuária, atuando nas indústrias de produção de implementos agrícolas; projetar infraestrutura para produção agrícola, como silos, galpões e máquinas agrícolas; atuar junto a consultorias econômicas para gerenciar agronegócios, projetar produção, analisar mercados e atuar em bolsa de valores; desenvolver sistemas para produção agropecuária e agroindustrial, atuando diretamente em áreas de cultivo e processamento de alimentos, biocombustíveis, entre outros produtos derivados da atividade agrícola; atuar em órgãos públicos e órgãos não governamentais no controle ambiental, fitossanitário de plantas, como portos e aeroportos, entre outras atividades de controle. Além disso, o Engenheiro Agrônomo pode desenvolver pesquisas em empresas e institutos ligados ao setor agrícola. Após cursar pós-graduação, o egresso da UNIPAR pode ainda dedicar-se ao ensino superior.

Redes sociais>