UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Engenharia Agronômica de Umuarama

Descrição

Uma formação empreendedora

Cursar Engenharia Agronômica na Unipar é ter uma formação empreendedora e uma grande capacidade de agregar valor às atividades agrárias e do agronegócio. Além dos sólidos conhecimentos nas áreas básicas e convencionais agrícolas, o curso da Unipar também tem um enfoque nos processos biotecnológicos voltados à agropecuária e à produção de biocompostos de interesse industrial e medicinal. Ao final do curso, você será capaz de avaliar aspectos econômico-financeiros para agregar valor a mercados futuros locais e mundiais. Você também estará apto a ser um formador de opinião, consciente do seu papel social e da sua responsabilidade para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e economicamente viável.

Um mercado do tamanho do Brasil

O agronegócio é responsável por um terço do PIB, quase metade das exportações e dos empregos formais no Brasil. Uma realidade bastante atrativa, onde você poderá atuar no desenvolvimento de equipamentos, indústrias de produção de implementos agrícolas, projetos de infraestrutura, como silos, galpões e máquinas agrícolas. Você vai poder ainda trabalhar com consultorias econômicas para gerência de agronegócios, projetar produção, analisar mercados, atuar na bolsa de valores e desenvolver sistemas para produção agropecuária e agroindustrial, além de atuar em órgãos públicos e não governamentais no controle ambiental e fitossanitário de plantas.

Por que escolher a Unipar

  • Excelente equipe de professores, com grande vivência e atuantes no mercado;

  • Workshops e seminários constantes com profissionais reconhecidos no setor;

  • Cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado, para você ir cada vez mais longe;

  • Estímulo e valorização do seu talento empreendedor.

Infraestrutura diferenciada

A Unipar coloca à sua disposição uma estrutura completa para você realizar todas as atividades teóricas e práticas de forma diferenciada. Você vai encontrar Horta didática, Casa de vegetação, Estação agrometeorológica, Sala de Videoconferência, Fazenda Experimental, Laboratórios de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Topografia, Horto de Plantas Medicinais, Laboratórios de Biologia Molecular, Microscopia, Solos e Edafologia, Cultura de Tecidos Vegetais, Fermentações, Informática, Desenho, dentre outros.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Carolina Amaral Tavares da Silva
TITULAÇÃO Engenheiro Agrônomo
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 08 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 05 anos
CARGA HORÁRIA 4320 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 1.838,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Umuarama - Campus III
E-MAIL engenhagro-umu@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica Resolução CNE/CES n.º 1, de 2 de fevereiro de 2006, tem como objetivo geral, formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de agronomia. O Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica da UNIPAR tem como objetivo formar Engenheiros Agrônomos com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. O curso tem também o objetivo de formar um profissional com competência para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio.

Objetivo específico

O Curso de Engenharia Agronômica da Unipar tem como objetivo formar Agrônomos com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. O curso tem também o objetivo de formar um profissional com competência para projetar sistemas que favoreçam a produção sustentável, mediante o uso de tecnologias inovadoras na cadeia do agronegócio.

Como objetivos específicos o curso de Engenharia Agronômica da Unipar fornecerá formação adequado ao acadêmico para:

  • Conhecimento e respeito à fauna, à flora e à microbiota;

  • A conservação e recuperação da qualidade dos ecossistemas;

  • A utilização técnica e racional da produção de biomassa, integrado e sustentável do ambiente;

  • Emprego do raciocínio reflexivo, crítico e criativo para a ampliação das oportunidades do agronegócio;

  • Domínio das biotecnologias aplicáveis à agricultura;

  • Emprego da informática como ferramenta cotidiana de trabalho;

  • Compreensão dos problemas administrativos, econômicos e do meio ambiente;

  • Capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares;

  • Permitir aos profissionais uma formação capaz de gerar uma agricultura próspera e econômica;

  • O atendimento das demandas sociais e humanas quanto ao exercício de sua profissão.

Perfil do egresso

O Engenheiro Agrônomo formado na UNIPAR terá uma formação generalista com perfil empreendedor com capacidade de agregar valor às atividades de produção vegetal e ao agronegócio. Além dos sólidos conhecimentos nos conteúdos básicos, terá enfoque nos processos biotecnológicos voltados à agropecuária e à produção de biocompostos. O egresso do Curso de Engenharia Agronômica da UNIPAR terá ainda uma forte formação de senso econômico-financeiro e computacional com capacidade de agregar valor em mercados futuros, no gerenciamento da produção vegetal tanto para mercados locais como mundiais. O egresso da UNIPAR será um formador de opinião consciente de seu papel social e de sua responsabilidade para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e em consonância com as necessidades mundiais de conservação ambiental.

Para obter este perfil o curso de Engenharia Agronômica da Unipar desenvolverá em seus alunos as seguintes competências e habilidades:

  • Conhecimento básico nas áreas de matemática, biologia, física e química, e também profissionalizantes, como fontes alternativas de energia, automação e controle, computação, inteligência artificial e sistemas digitais;

  • Conhecimentos humanísticos, normatizações, redação, sociologia, cidadania, economia, administração e formação em gestão e empreendedorismo;

  • Capacidade de coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;

  • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;

  • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;

  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;

  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;

  • Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;

  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

Mercado de trabalho

O Engenheiro Agrônomo da UNIPAR terá habilidade e credenciamento para atuar no desenvolvimento de equipamentos para a agropecuária, atuando nas indústrias de produção de implementos agrícolas; projetar infraestrutura para produção agrícola, como silos, galpões e máquinas agrícolas; atuar junto a consultorias econômicas para gerenciar agronegócios, projetar produção, analisar mercados e atuar em bolsa de valores; desenvolver sistemas para produção agropecuária e agroindustrial, atuando diretamente em áreas de cultivo e processamento de alimentos, biocombustíveis, entre outros produtos derivados da atividade agrícola; atuar em órgãos públicos e órgãos não governamentais no controle ambiental, fitossanitário de plantas, como portos e aeroportos, entre outras atividades de controle. Além disso, o Engenheiro Agrônomo pode desenvolver pesquisas em empresas e institutos ligados ao setor agrícola. Após cursar pós-graduação, o egresso da UNIPAR pode ainda dedicar-se ao ensino superior.

Ambientes

Redes sociais