UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Descrição

Com o aumento da competitividade no mundo dos negócios, o mercado de trabalho apresenta uma grande demanda por profissionais focados nas transações comerciais. Portanto, os profissionais formados em Gestão Comercial poderão atuar nos mais variados setores da atividade econômica, em empresas de portes diferenciados, bem como gerenciando a relação custo e preço final nas diversas áreas comerciais, planejando, operando, implementando e atualizando os sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Bruno G. de Castro Oliveira
TITULAÇÃO Tecnólogo em Gestão Comercial
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 05 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 03 anos
CARGA HORÁRIA 2080 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 497,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Umuarama - Campus III
E-MAIL tecvendas-umu@unipar.br

Objetivo geral

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Tecnologia em Gestão Comercial CNE/CP n.º 03, de 18 de dezembro de 2002, e com fundamento no Parecer CNE/CES 436/2001 e no Parecer CNE/CP 29/2002, tem como objetivo geral:

Formar tecnólogos com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de Gestão Comercial.

Objetivo específico

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem como objetivos específicos:

  • Formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais responsáveis, éticas e efetivas vindo ao encontro dos anseios e necessidades empresariais;

  • Formar tecnólogos para atuação em gestão estratégica de vendas e prestação de serviços com conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais responsáveis, voltados à formação da cidadania;

  • Apresentar o processo de gestão de vendas com amplitude técnico-científica;

  • Utilizar a ciência na atividade de vendas dos diversos tipos organizacionais;

  • Desenvolver habilidades de planejamento de estratégias competitivas de vendas e prestação de serviços;

  • Capacitar o cidadão para a negociação, formação e gerenciamento de equipes de trabalho estimulando a liderança;

  • Despertar o perfil empreendedor na busca da vantagem competitiva em vendas e prestação de serviços;

  • Formar profissionais críticos, para a gestão de vendas, capazes de se adaptarem às necessidades do mercado e da sociedade.

Perfil do egresso

O Egresso dos cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania.

Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 6.º e 7.º, da Resolução CNE/CP n.º 3, de 18/12/2002, deve ser assegurado, no perfil do formando “a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico”.

Competências e Habilidades

Assim, o Curso Superior e Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Paranaense - UNIPAR deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades: O Gestor Comercial desenvolverá habilidades e terá como características:

  • habilidade e conhecimento em evolução permanente;
  • capacidade de expressar-se com clareza;
  • capacidade de liderar, tomar decisões, criar alternativas, perceber e solucionar problemas;
  • desenvolver atitudes empreendedoras;
  • ser capaz de atuar em planejamento estratégico de vendas e gestão de equipes de vendas;
  • atuar em promoção de vendas, pesquisa de mercado e técnicas de negociação;
  • ser diligente e buscar o aperfeiçoamento contínuo de suas habilidades e qualidades profissionais e pessoais.

Mercado de trabalho

O tecnólogo em Gestão Comercial com formação humanista, crítica, reflexiva e específica da área, deverá atuar em vendas com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício da profissão de Gestor Comercial.

Levando-se em consideração as necessidades do mercado de trabalho de ter profissionais preparados para o desempenho de atividades criativas e empreendedoras que tragam boas alternativas de desenvolvimento para a região; com a finalidade de acompanhar a concorrência mundial advinda da globalização e a localização de Umuarama como ponto estratégico do Noroeste do estado do Paraná, e por ser um pólo agropecuário e comercial, situado no Mercosul, acredita-se que as oportunidades de trabalho para profissionais da área são promissoras e bastante diversificadas.

Em razão dessa realidade, o profissional de gestão comercial terá capacidade e deverá atuar como vendedor capacitado nas mais diversas áreas comerciais; poderá atuar ainda como gestor de equipes de vendas, desenvolvendo atividades de treinamento, capacitação, orientação, controle e gestão em atividades comerciais; deverá ser capaz de investir em empreendimentos próprios, tornando-se motor do desenvolvimento regional e social; será capaz ainda de atuar como consultor na área de vendas e representações comerciais.

Ambientes

Redes sociais