UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Graduação  >  Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de Umuarama

Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de Umuarama

Descrição

Você pronto para o mercado

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Unipar visa preparar um novo perfil de profissional, que vá muito além do conhecimento informal na área de estética e se destaque no mercado de trabalho pela formação de altíssimo nível, com o devido aprofundamento científico que só uma universidade pode oferecer.

Na Unipar, você vai desenvolver e aprimorar habilidades e técnicas de embelezamento, promocão, manutenção e recuperação da saúde da pele e estética humana como um todo, dominar o uso de produtos, procedimentos, equipamentos e tecnologia cosmética e dermatológica, além de ampliar conhecimentos de gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial e capilar. Tudo isso com uma base sólida que une teoria e prática.

Ao final do curso, você estará apto a definir e aplicar com segurança tratamentos estéticos corporais, faciais e anexos, terá grande facilidade em estar sempre atualizado com as novas tendências de beleza e saúde, novas tecnologias, equipamentos e produtos, e também vai dominar fundamentos de marketing e visão gerencial, essenciais para o sucesso de um possível futuro empreendimento.

Um cenário promissor

A indústria da beleza é a que mais cresce no Brasil. E o futuro é ainda mais promissor para quem estiver bem preparado. Neste cenário, você poderá atuar em centros de estética, salões e institutos de beleza, academias de ginástica, consultórios, casas de repouso, estâncias hidrominerais e spas. Esse amplo mercado inclui ainda consultorias, indústrias de equipamentos, instituições educacionais e de pesquisa, empresas públicas e ONGs vinculadas à estética.

Por que escolher a Unipar

  • Matriz Curricular moderna e dinâmica;

  • Professores especialistas e com grande experiência na área;

  • Formação de um profissional completo e diferenciado, pronto para o mercado de trabalho;

  • Estrutura privilegiada que inclui laboratórios especializados e um Centro de Estética e Cosmética próprio, para a prática de técnicas de tratamento facial, corporal e capilar, com uso de produtos, materiais, equipamentos e atendimento à comunidade.

Infraestrutura diferenciada

O Centro de Estética e Cosmética, os laboratórios e toda a infraestrutura da Unipar foi especialmente projetada para que você possa realizar as atividades práticas e teóricas da melhor maneira possível, e absorver sempre o máximo de aprendizado. Os ambientes atendem as exigências de cada área, para você ter a oportunidade de vivenciar as aulas como um verdadeiro estágio para a vida profissional.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Cláudia Mika Okabayashi
TITULAÇÃO Tecnólogo em Estética e Cosmética
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 05 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 03 anos
CARGA HORÁRIA 3040 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 707,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Tecnologia CNE/CP n.º 03, de 18 de dezembro de 2002, e com fundamento no Parecer CNE/CES 436/2001 e no Parecer CNE/CP 29/2002, tem como objetivo geral:

Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Objetivo específico

  • Permitir ao acadêmico uma visão global sobre a profissão;

  • Proporcionar o conhecimento das ciências básicas voltado para a prática de estética e cosmetologia, de acordo com a necessidade do profissional atual, frente ao mercado de trabalho regional, nacional e mundial;

  • Incentivar e permitir a participação em programas de atuação na comunidade através de projetos de extensão, assim como a participação, elaboração e apresentação de trabalhos científicos em eventos da área;

  • Capacitar o aluno para uso correto das técnicas, produtos e equipamentos cosméticos, dermatológicos e estéticos, desenvolvendo ainda habilidades para a gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial, capilar e anexos;

  • Preparar o acadêmico como pessoa e membro ativo da sociedade.

Perfil do egresso

O Egresso dos cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 6.o e 7.o, da Resolução CNE/CP n.º 3, de 18/12/2002, deve ser assegurado, no perfil do formando egresso, a capacidade de definir e aplicar técnicas de estética: corporal, facial e anexos, promovendo a melhoria na qualidade de vida, estar preparado para contribuir com a sociedade em que vive, e às contínuas transformações sociais, políticas e econômicas. Estar integrado à realidade, apto às reflexões sobre teorias e práticas, procurando ser um profissional com base geral sólida e específica da realidade em que vive e com espírito crítico e inovador.

Portanto, necessário se faz que haja coerência e sustentações “do fazer e do saber” do profissional diante das novas perspectivas impostas pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Incorporar em sua vida e em seu exercício profissional os valores da cidadania, estar apto a exercer sua profissão em todas as áreas de atuação: equipe multiprofissional, instituições públicas, autônomas, cargos administrativos e ensino e pesquisa.

Deve estar apto a ter atitudes e comportamentos questionadores que o levem a procurar informações constantemente, tornando-o capaz de se auto-avaliar, repensando sempre o desenvolvimento de sua profissão e sua participação social. Ter atitudes adequadas de cordialidade, solidariedade, tolerância, paciência e perseverança de ideal. Atitude de altruísmo, integridade, honestidade, auto-estima e confiança, necessárias para assumir responsabilidades e riscos, percepção de valores de atitudes alheias, empatia naqueles aos quais se propõe a aplicar as técnicas necessárias, compreendendo as reações pessoais e permitindo que os clientes se sintam compreendidos por alguém.

Devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com profissionais da área de saúde e o público em geral. Estar preparado a orientar e encaminhar o cliente quando necessário a profissionais da área de saúde, estabelecendo o relacionamento em nível de cooperação com os demais profissionais, tomando iniciativas de fazer o gerenciamento e a administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de formação, como empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na área de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Competências e Habilidades

Assim, o Curso de Graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense - UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades: O Tecnólogo em Estética e Cosmética estará apto a desempenhar os diferentes procedimentos em estética facial, estética corporal, terapia capilar e terapias alternativas, bem como determinar o melhor tratamento para cada distúrbio estético e /ou forma de relaxamento. Realizar avaliação e tratamento facial, corporal, capilar e anexo objetivando a melhora estética e o bem estar físico através da escolha e da aplicação de procedimentos eficazes.

Compete ao Tecnólogo em Estética e Cosmética desempenhar as seguintes atividades:

  • análise e anamnese da pele;

  • limpeza de pele;

  • tratamento de acne simples com técnicas cosméticas;

  • tratamento de manchas superficiais de pele;

  • procedimentos pré e pós cirúrgicos como drenagem linfática, eletroterapiafacial, massagens relaxantes e aplicação da cosmetologia apropriada;

  • auxílio ao médico dermatologista e cirurgião plástico nos tratamentos pós procedimentos dermatológicos, bem como pré e pós operatórios em cirurgia plástica;

  • esfoliação corporal, bandagens, massagens cosméticas, banhos aromáticos;

  • drenagem linfática corporal;

  • massagem mecânica, vacuoterapia;

  • eletroterapia geral para fins estéticos;

  • terapias capilar: análise capilar, massageamento capilar, hidratação, cauterização, tratamento anti-queda, anti-caspa e contra oleosidade;

  • terapias alternativas, reiki, aromoterapia, shiatsu, reflexologia, cromoterapia, meditação, banhos terapêuticos, ayuveda, quick massage, massagem relaxante;

  • o treinamento institucional nas atividades de ensino e de pesquisa na área de Estética Facial e Corporal;

  • a coordenação, a supervisão e o ensino de disciplinas relativas à Estética Facial e Corporal;

  • a auditoria, a consultoria e a assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética;

  • o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos cosméticos e serviços correlacionados à Estética;

  • a elaboração de informes, de pareceres técnicos-científicos, de estudos, de trabalhos e de pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmética;

  • a atuação em equipes multidisciplinares dos estabelecimentos de saúde quanto aos procedimentos de dermatologia e de cirurgia plástica.

Desta forma, o Tecnólogo em Estética e Cosmética encontra-se apto a resolver os diferentes distúrbios estéticos, relacionados ao seu campo de atuação citado anteriormente. Sendo que este profissional deve estar atento à evolução do conhecimento dos diferentes tratamentos, acompanhando a dinâmica do conhecimento e das novas tecnologias e habilidades relativas às áreas de Estética e Cosmética.

Mercado de trabalho

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR visa formar e tornar apto o graduando para exercer suas funções no setor público e privado, conforme as necessidades da sua comunidade, tendo como objetivo principal o benefício da beleza do ser humano e a gestão de serviços relacionados a imagem pessoal, sem qualquer tipo de discriminação.

Os graduados em Tecnologia em Estética e Cosmética com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, poderão atuar em: clínicas de estética, casas de repouso, academias de ginástica, estâncias hidrominerais, promoter de cosméticos, representante de produtos cosméticos, salões de beleza, spas, docência.

Ambientes

Redes sociais