UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Graduação  >  Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda de Umuarama

Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda de Umuarama

Descrição

Você com um olhar diferenciado

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Unipar tem como principal objetivo formar um profissional que tenha um olhar diferenciado, que agregue informação e conhecimento ao universo da moda e vá além da intuição. Você vai ser capaz de identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projetos para a indústria do vestuário em todas as etapas, desde a interpretação de tendências até a fase final de produção do produto. Vai aprender também a diagnosticar e viabilizar soluções para problemas de design de moda, analisando fatores ergonômicos, estéticos, simbólicos e produtivos. Ao final do curso, você vai estar apto a desenvolver produtos de moda aplicando visões históricas, sociológicas e prospectivas, pesquisas de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos. A Unipar também vai preparar você para elaborar portifólios e dossiês, representar graficamente suas criações e viabilizar com competência projetos e produtos de moda.

Um mercado exigente

O mercado está exigindo das indústrias têxteis e de toda a cadeia produtiva da moda padrões de qualidade cada vez mais altos. Isso faz do Tecnólogo em Design de Moda um profissional de importância estratégica, que pode desempenhar atividades em diversas áreas, como desenvolvimento de produto, consultoria, pesquisa, modelista e ilustrações de moda. Você poderá ainda atuar no gerenciamento de produção, departamento de marketing, compras, produção, dentre muitos outros.

Por que escolher a Unipar

  • Acesso imediato ao mercado, através de convênios entre a Unipar e diversas empresas;

  • Professores especialistas e atuantes na área;

  • Palestras e jornadas ministradas por profissionais reconhecidos pelo mercado;

  • Participação em em projetos, concursos e eventos relacionados à moda;

  • Estrutura completa e sintonizada com as tendências do setor.

Infraestrutura diferenciada

Na Unipar você vai encontrar todo o apoio que precisa para aliar teoria e prática e sair na Universidade pronto para encarar o mercado. A estrutura inclui diversos laboratórios, como Modelagem, Tecnologia de Costura, Tecnologia Têxtil, Criação, Desenho, Informática I e II e Tecidoteca, além de Sala Audiovisual, Salão de Eventos, Auditório e uma vasta Biblioteca.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Marianna Costa Oliveira
TITULAÇÃO Tecnólogo em Design de Moda
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 05 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 03 anos
CARGA HORÁRIA 2080 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 707,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Umuarama - Campus I - Sede

Objetivo geral

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Tecnologia em Design de Moda CNE/CP n.º 03, de 18 de dezembro de 2002, e com fundamento no Parecer CNE/CES 436/2001 e no Parecer CNE/CP 29/2002, tem como objetivo geral:

Formar tecnólogos com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de Design.

Objetivo específico

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda tem como objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam atuar na área da indústria do vestuário e afins;

  • Identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas do projeto tendo em mente responsabilidade profissional ética respeitando os valores da cidadania e responsabilidade social;

  • Pesquisar nos vários meios existentes, buscando referências para o desenvolvimento de projetos na área de criação de novos produtos;

  • Através da metodologia projetual, estruturar e por em prática as diferentes etapas pelas quais o produto de moda passa, desde a interpretação das tendências até o final do produto;

  • Reconhecer as várias matérias primas, produtos químicos, e os processos de transformação.

  • Conhecer e operar os maquinários básicos que compõem a indústria de confecção;

  • Conhecer os processos que modificam as características originais dos substratos têxteis;

  • Conhecer as normas e leis obrigatórias de reconhecimento das matérias primas e conservação dos produtos com relação às etiquetas;

  • Conhecer e elaborar os processos de modelagem, tendo em mente a ergonomia aplicada à moda;

  • Conhecer normas de padronização de medidas para modelagens para os diversos segmentos, público consumidor e como aplicá-la na prática;

  • Conhecer e operar softwares específicos de estilo e modelagem;

  • Pesquisar as tendências de moda internacionais e nacionais e apresentar novas propostas;

  • Propor criação de coleção para diversos segmentos do mercado e de público alvo;

  • Adequar os substratos têxteis ao estilo, modelagem, segmento do mercado e público alvo;

  • Desenvolver produtos visando seu ciclo de vida e sua durabilidade;

  • Organizar e gerenciar o fluxo do projeto de desenvolvimento do produto;

  • Conhecer e acompanhar a programação e planejamento de compras das matérias primas, aviamentos e produtos manufaturados;

  • Analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, buscando relacioná-los entre si através de uma abordagem integrada do vestuário.

Perfil do egresso

O Egresso dos cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Tecnologia em Design de Moda da UNIPAR, consoante o que dispõe o art.6.º e 7.º , da Resolução CNE/CP n.º 03, de 18 de dezembro de 2002 deve ser assegurado, no perfil do formando egresso a capacidade de bolizazar, articular colocar em ação conhecimentos, abilidades atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atitudes requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.

O Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da UNIPAR deve caracterizar-se pela busca do conhecimento das tecnologias focadas em Design de Moda, tendo como área Artes, Comunicação e Design e buscando como objeto de sua formação e desenvolvimento de suas habilidades e competências, que resultam na atuação Técnica, Ética e Social. Para isso deve demonstrar interesse em buscar novas soluções para os problemas vividos dentro das indústrias de confecção relacionada à tecnologia e ao meio ambiente.

Considera-se autêntico o egresso de Tecnologia em Design de Moda desta universidade aquele que assume uma postura ética responsável, que respeite as diferenças e exerça seus direitos relativos a áreas em que atua.

O perfil desejado do egresso em Design de Moda se orienta no Conselho Nacional de Educação. Nesse sentido, nos apoiamos nas diretrizes curriculares, logicamente entendendo para as especialidades contidas nas habilidades e competências na área que o contém.

Contemplar a capacitação criativa para unificar os domínios técnicos e processo criativo, desenvolvendo com conhecimento tecnológico e soluções inovadoras conhecedor do processo que insere o setor de desenvolvimento do produto na cadeia têxtil, do gerenciamento de produção, inserindo conhecimento na qualidade, produtividade, arranjo físico da fábrica, estoques, custos e investimentos além de interagir na área de recursos humanos para propiciar qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Capaz de transformar as informações sobre o comportamento do produto em influências x tendências.

Atuarem no desenvolvimento de produto com finalidade de caracterizar-se pelo conhecimento técnico de diversos segmentos de atividade, conhecimento artístico e histórico, conhecimento de metodologias e capacidade de reflexão critica que permitam a produção projetual da área.

Competências e Habilidades

Assim, o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades:

  • Gerenciar projetos para a indústria de confecção do vestuário;

  • Considerar fatores estéticos, ergonômicos e produtivos;

  • Pesquisar tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos;

  • Desenvolver produtos de moda aplicando visão histórica sociológica e prospectiva;

  • Elaborar portifólios e dossiês;

  • Representar graficamente suas criações;

  • Elaborar protótipos e modelos;

  • Analisar a viabilidade técnica do projeto.

Mercado de trabalho

De uma forma geral o profissional ingressante do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, deverá ser capaz de desempenhar funções em diferentes campos de atuação e áreas de aplicações das Indústrias de Vestuários e afins, tais como:

  • Indústria de confecção do vestuário dentro dos seus diferentes segmentos;

  • Prestador de serviço autônomo;

  • Modelista;

  • Auxiliar de Prototipia;

  • Assistente de Compra;

  • Criação e desenvolvimento de novos produtos;

  • Auxiliar na coordenação de divulgação de coleção;

  • Professor;

  • Pesquisador de novas Tendências;

  • Coordenador de eventos de Moda;

  • Empresas de Consultoria e Assessoria de Moda;

  • Auxiliar na campanha de lançamento dos produtos ao mercado;

  • Assistente junto ao departamento de marketing da empresa.

Redes sociais