UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Graduação  >  Publicidade e Propaganda de Umuarama

Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Publicidade e Propaganda de Umuarama

Descrição

Um profissional completo

O curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda da Unipar prepara você para ter uma ampla visão do processo comunicativo integrado ao marketing, fazendo de você um profissional completo e com tudo para se destacar no mercado. Dentre as habilidades que você vai desenvolver estão: criatividade, visão estratégica, capacidade de criar soluções e medir resultados, domínio de ferramentas de comunicação e novas tecnologias, empreendedorismo e ainda habilidades de gestão e inovação. Como publicitário, você será capaz de realizar planejamentos de campanhas, pesquisas, análises de comportamento do consumidor, planos de mídia, fotografia, criação, incluindo redação e direção de arte, e produção de peças publicitárias em quaisquer meios, como rádio, tv, revista e internet.

Um amplo mercado esperando por você

O mercado para um profissional de comunicação é um dos mais extensos e abertos. Você poderá atuar em agências de publicidade, veículos de comunicação, produtoras de som, cinema e vídeo, agências promocionais e de eventos, webagências, institutos de pesquisa, empresas de consultoria ou ainda integrando departamentos de marketing em qualquer tipo de organização, onde você terá a oportunidade de gerenciar a comunicação de marcas, produtos e serviços.

Por que escolher a Unipar

  • Matriz curricular moderna e dinâmica;

  • Práticas pedagógicas de acordo com a realidade do mercado regional e nacional;

  • Realização de atividades e eventos culturais que desenvolvem a criatividade, a prática, e incentivam você na busca pelo conhecimento;

  • Professores com grande experiência e vivência prática;

  • Laboratórios equipados com a mesma tecnologia que você vai encontrar no mercado de trabalho.

Infraestrutura diferenciada

A Unipar oferece uma estrutura completa com equipamentos de última geração, para que você possa aproveitar ao máximo todo o conteúdo aprendido em sala e fazer da Universidade um verdadeiro estágio para a vida profissional. Inclui modernos Laboratórios de Fotografia, Áudio, Vídeo, e ainda a Rádio Universitária Paranaense, onde você participa da criação e realização de diversos programas que ajudam a comunidade. Na Unipar você também vai encontrar a Agência Experimental de Propaganda, que permite viver na prática o atendimento a diversas empresas.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Rodrigo Oliva
TITULAÇÃO Bacharel em Comunicação Social
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 06 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 04 anos
CARGA HORÁRIA 3240 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 886,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Umuarama - Campus III

Objetivo geral

O Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. CNE/CES n.º 16, de 13 de março de 2002, tem como objetivo geral:

Formar publicitários com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área da Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.

Objetivo específico

  • Oportunizar o crescimento integral do ser humano;

  • Proporcionar a fundamentação teórica em comunicação, psicologia, sociologia, administração, realidade política e cultural brasileira, história e arte;

  • Proporcionar a fundamentação teórica e prática em Publicidade e Propaganda;

  • Possibilitar ao educando o contato com novas tecnologias em comunicação;

  • Possibilitar ao educando o domínio das diferentes linguagens comunicacionais;

  • Fornecer o conhecimento da realidade, dos fenômenos e do sistema de comunicação, permitindo assim, a análise e interpretação da evolução social e dos sistemas sociais e produtivos;

  • Proporcionar o conhecimento das técnicas de comunicação e suas linguagens de operação através da prática em laboratórios e estúdios;

  • Oferecer estrutura humana, técnica e material para a prática em laboratório e estúdios;

  • Despertar para a reflexão ética sobre a ação do homem em sua estrutura de valores;

  • Contribuir com a profissionalização do mercado publicitário local e regional;

  • Formar profissionais capacitados para atender as exigências do mercado;

  • Contribuir para a formação de uma cultura de comunicação entre os empresários locais e regionais;

  • Desenvolver projetos de extensão e pesquisa que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Perfil do egresso

O Egresso do cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 2.º, da Resolução CNE/CES n.º 16, de 13/03/2002, deve ser assegurado, no perfil do formando egresso, a busca:

  • Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;

  • Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

  • Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design, e de assessoria publicitária de informação.

Competências e Habilidades

Assim, o Curso de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades:

  • Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

  • Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos, etc;

  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;

  • Conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;

  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;

  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;

  • Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

  • Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;

  • Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

  • Identificar a responsabilidade s ocial da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;

  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e a propaganda.

Mercado de trabalho

Para o profissional de Publicidade e Propaganda, o campo de trabalho é bastante amplo, pois pode abarcar desde as áreas empresarias em seus diversos departamentos, como as agências de publicidade, propriamente ditas.

O comunicador publicitário atua como peça-chave na elaboração de soluções estratégicas nas campanhas de comunicação de todos os segmentos da sociedade.

A produção de materiais publicitários para serem veiculados nos meios de comunicação exige planejamento, pesquisa, criatividade e conhecimento teórico. Esses são domínios que um profissional de publicidade e propaganda possui.

Ambientes

Redes sociais