UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Ciências Biológicas

Descrição

DESCRIÇÃO

O curso proporciona conhecimentos que, atualmente, são exigidos em  aplicações de micro-organismos na agroindústria, na indústria alimentícia e farmacêutica e em tratamento de resíduos, assim como compreender a Biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas. Essas são áreas promissoras, em função da demanda de alimentos, medicamentos, vestuário, além da crescente preocupação mundial com o meio ambiente e com a sustentabilidade do desenvolvimento. Essa formação inclui o estudo dos seres vivos, do meio ambiente e a evolução, das moléculas ao organismo com ênfase nos aspectos inerentes à realidade brasileira. O campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Uma das áreas com maior demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental.

A profissão da vida

O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica.  Pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação com o meio ambiente. A atuação deste profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.

POR QUE ESCOLHER A UNIPAR?

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos e com as exigências do mercado de trabalho;
  • Professores mestres e doutores e com grande experiência de mercado de trabalho;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado;
  • Estágios e projetos de monitoria, pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso;
  • Uso das ferramentas do Google For Education, proporcionando  maior dinamismo nas atividades correlatas ao curso;
  • Encontros presenciais semanais com aulas dinâmicas utilizando métodos ativos de ensino onde o aluno é o protagonista do seu conhecimento;
  • Flexibilidade de tempo para estudar onde você estiver na hora que você puder;
  • Ensino baseado em problemas reais da profissão;
  • Trilha de aprendizagem on line organizada para facilitar a sua aprendizagem;
  • Material disponível on line para você se preparar antes dos encontros presenciais;
  • Bibliotecas com acervo invejável de títulos;
  • Cursos organizados em Núcleos de conhecimentos o que permite mobilidade entre cursos do mesmo núcleo;
  • Universidade conveniada a STHEM - Brasil - LASPAU - HARVARD
  • para o uso e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino apoiadas por  ferramentas da informação e comunicação.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

A estrutura da Unipar permite que você saia da universidade pronto para entrar no mercado de trabalho. São laboratórios de Anatomia Humana, Fisiologia e Histologia, Química, Parasitologia Clínica, Microbiologia e Imunologia, Zoologia Botânica. Na Unipar você também vai encontrar laboratórios de Bioquímica Geral, Física e Biofísica, Patologia, Biologia e Genética, Fitoterapia, Biologia Molecular, Análise de Água, Análise de Alimentos, Horto de Plantas Medicinais.

O curso usa as ferramentas tecnológicas google for education para facilitar a relação professor/aluno e para flexibilizar a aprendizagem dos alunos.

O Google for Education permite que os estudantes aprendam de forma dinâmica e compartilhada.

Neste pacote estão o G-mail com espaço ilimitado, assim suas atividades ao longo do curso ficarão  disponíveis apenas para você, mesmo depois que você se formar.

Ainda possui aplicativos e games desenhados especificamente para você aprender mais fácil e mais rápido usando seu computador ou tablets e celulares.

AMBIENTES

- Laboratório de disciplinas básicas (Biologia, Química, Física, Botânica, Informática)

- Laboratórios de disciplinas específicas:

- Laboratório de Anatomia Humana;

- Laboratório de Microbiologia;

- Laboratório de Parasitologia;

- Laboratório de Zoologia;

- Laboratório de Biotecnologia;

- Laboratório de Fisiologia Humana;

- Laboratório de Fisiologia Vegetal.

 

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Núcleo de Meio Ambiente
TITULAÇÃO Bacharel
MODALIDADE Semipresencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 6 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 4 anos
CARGA HORÁRIA 3840 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 540,00
LOCAL Umuarama - Campus III

Objetivo geral

Formar biólogos bacharéis, cuja trajetória acadêmica envolve aprender diferentes processos relacionados à Biologia, enfatizando as  descobertas de aplicações de micro-organismos na agroindústria, na indústria alimentícia e farmacêutica e em tratamento de resíduos, assim como compreender a Biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas.

Objetivo específico

Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões; Atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana; Gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação; Desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.

 

Perfil do egresso

O biólogo formando egresso possuirá uma formação sólida e ampla dos princípios e teorias da Biologia, sendo capaz de relacionar ciência, tecnologia e sociedade, de elaborar projetos e cumprir tarefas que atendam às exigências do mercado de trabalho, no que diz respeito à biotecnologia, preservação ambiental,  para trabalhar com a manipulação de organismos vivos e processos biológicos, com formação multidisciplinar e generalista, capazes de exercer a profissão em um campo de interface de diferentes áreas do conhecimento.

Mercado de trabalho

Poderá aturar em Instituições de Pesquisa; Indústrias de Alimentos, Bebidas, Fertilizantes, e Lacticínios; Órgãos Governamentais Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e de Turismo; Laboratórios Clínicos, Anátomo-Patológicos, Biotecnológicos, Microbiológicos, de Resíduos Sólidos e de Fertilização Humana; Museus e Similares; Jardins Zoológicos e Botânicos; Parques e Reservas Naturais; Estações Bio-Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental; Turismo Ecológico; Herbários; Biotérios; Criadouros como Minhocário, Sericicultura e de Animais Silvestres; Estações de Cultivo como Piscicultura, Carcinicultura e Mitilicultura e como Autônomo em Consultorias, Perícias e Assessorias.

Redes sociais