UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha

Você está aqui: Graduação  >  Biomedicina de Cascavel

Nossos cursos de GRADUAÇÃO

Biomedicina

Descrição

Você preparado para o futuro

O curso superior de Biomedicina da Unipar faz de você um profissional capaz de acompanhar a revolução biológica dos últimos anos, atuando em todos os níveis de atenção à saúde, com profundo conhecimento teórico, habilidade prática e instrumentalização técnica, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso. Como biomédico, você estará apto a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos e pesquisas científicas, pesquisar causas de doenças, realizar testes laboratoriais, desenvolver vacinas e medicamentos, dominar avanços tecnológicos e participar de programas de promoção, manutenção, prevenção e recuperação da saúde.

Uma área em expansão

O mercado de trabalho para o profissional biomédico é bastante amplo. São ao todo 33 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina. Você poderá atuar como consultor, geneticista, citopatologista, sanitarista, biofísico, toxicologista, farmacologista, dentre outras especialidades. Poderá ainda trabalhar em bancos de sangue, laboratórios de análises clínicas, análises ambientais, indústrias, análise e comércio de bioderivados (soros e vacinas), serviços de imagem, bioengenharia, análises bromatológicas e acupuntura.

Por que escolher a Unipar

  • Laboratório de análises clínicas altamente moderno e completo

  • Professores especializados em diversas áreas da Biomedicina e com grande experiência prática

  • Formação gereralista e abrangente

  • Estrutura privilegiada para aulas práticas e realização de trabalhos

  • Projetos de extensão que colocam você em contato direto com a população em situações de trabalho

Infraestrutura diferenciada

Na Unipar você conta com o diferencial de ter uma estrutura moderna e completa onde a teoria e a prática se unem para enriquecer ainda mais a sua formação profissional. Nas unidades de Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama, por exemplo, você vai encontrar Laboratório de Informática, Sala de Audiovisual, Sala de Atendimento Acadêmico, Laboratórios de Anatomia Humana e Patológica, Biologia Celular, Microscopia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Histologia e Embriologia, Fisiologia Humana e Biofísica. Vai encontrar também Laboratório de Bromatologia, Farmacologia, Botânica, Parasitologia, Química Geral, Química Orgânica e Inorgânica, Bioquímica, Hematologia e Laboratório de Manutenção de Animais. E de acordo com a exigência do Projeto Pedagógico do Curso, você pode ainda ter acesso ao Museu Interdisciplinar de Ciências, Laboratório de Análises Clínicas e Laboratório de Controle de Qualidade e Tecnologia de Produção.

Informações Gerais

COORDENADOR(A) Raphael Sahd
TITULAÇÃO Biomédico
MODALIDADE Presencial
PERÍODO Noturno
DURAÇÃO MÁXIMA 06 anos
DURAÇÃO MÍNIMA 04 anos
CARGA HORÁRIA 4000 h/a
MENSALIDADE ATUAL R$ 1.347,00
DOWNLOADS Matriz Curricular
LOCAL Cascavel - Campus I
E-MAIL biomed-cas@unipar.br

Objetivo geral

O Curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Biomedicina CNE/CES n.º 2, de 18 de fevereiro de 2003, tem como objetivo geral:

Formar profissionais: com capacidade de desenvolvimento intelectual, autônomo, permanente, ético e comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária; com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional; instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área da Biomedicina.

Objetivo específico

  • Formar profissionais capacitados a exercer as funções de Biomédico na prática assistencial, pública ou privada, bem como as atividades tecnológicas e de pesquisa nas áreas compatíveis;
  • Realizar pesquisa científica diversificada que atenda as carências regionais e nacionais que propicie oportunidades num mercado de trabalho variado;
  • Estimular a busca do conhecimento, visando uma progressiva autonomia intelectual e profissional; - Proporcionar a capacitação de biomédicos para assegurar a integralidade da atenção à qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.

Perfil do egresso

O Egresso dos Cursos de Graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Dentro da área do conhecimento proposta, o profissional Biomédico formado pela UNIPAR – Unidade de Cascavel deverá ser:

  • Detentor de sólida fundamentação teórica da estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos, bem como da fundamentação teórico-prática dos métodos de investigação e de análises complementares de diagnóstico;
  • Profissional com visão pluralista e humanística dos problemas da saúde pública como questão social, compreendendo sua magnitude e manifestando entusiasmo para a solução dos mesmos, agindo dentro dos princípios éticos da profissão;
  • Apresente capacidade de desenvolver estratégias metodológicas que contribuam para a solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas.
  • Motivado e capacitado a assumir um processo de educação permanente ou continuada, necessário à adaptar-se às modificações do mercado de trabalho que decorrem da evolução do conhecimento científico e tecnológico;
  • Dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permitam uma atuação consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
  • Capacitado para ser imediatamente absorvido pelos setores profissionais de saúde, tecnologia e meio ambiente;
  • Capacitado a exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.

O biomédico pode exercer uma variedade de funções que cobre ampla gama de especializações, podendo o profissional, de acordo com a área de sua formação específica e pós-graduação, dedicar-se à pesquisa básica ou aplicada, atuar como consultor, geneticista, citopatologista, histopatologista, biologista, sanitarista, biofísico, toxicologista, farmacologista, entre outros. Além das várias funções citadas, o graduado poderá dedicar-se às análises clínicas, análises moleculares, produção, análise e comércio de bioderivados, serviços de radiologia (excluída a interpretação e diagnóstico), bioengenharia, análises bromatológicas, análises ambientais, entre outras. Essas atividades dependem de um currículo efetivamente realizado na área ou sub-área específica, traduzido pelo cumprimento de disciplinas na graduação e/ou pós-graduação, conforme estiver estabelecido no Projeto Pedagógico aprovado para o curso.

Mercado de trabalho

O biomédico pode exercer uma variedade de funções que cobre ampla gama de especializações, podendo o profissional, de acordo com a área de sua formação específica, dedicar-se à pesquisa básica ou aplicada, atuar como consultor, geneticista, citopatologista, histopatologista, biologista, sanitarista, biofísico, toxicologista, farmacologista, entre outros.

Além das várias funções citadas, o graduado poderá dedicar-se às análises clínicas, análises moleculares, produção, análise e comércio de bioderivados, serviços de radiologia (excluída a interpretação e diagnóstico), bioengenharia, análises bromatológicas e análises ambientais.

Todas essas atividades dependem de um currículo efetivamente realizado na área / sub-área específica, traduzido pelo cumprimento de disciplinas na graduação e/ou pós-graduação, conforme estiver estabelecido no Projeto Pedagógico aprovado para o curso.

Ambientes

Redes sociais